Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

O Senhor fez sair com grande júbilo o seu povo, e seus eleitos entre gritos de alegria, aleluia. (Cf. Sl 104, 43)
Edúxit Dóminus pópulum suum in exsultatióne, allelúia: et eléctos suos in laetítia, allelúia, allelúia. Ps. Confitémini Dómino, et invocáte nomen eius: annuntiáte inter gentes ópera eius. (Ps. 104, 43 et 1)
Vernáculo:
O Senhor fez sair com grande júbilo o seu povo, e seus eleitos entre gritos de alegria, aleluia. (Cf. MR: Sl 104, 43) Sl. Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! (Cf. LH: Sl 104, 1)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, pela abundância da vossa graça multiplicais os povos que creem em vós: olhai benigno para vossos eleitos e revesti da feliz imortalidade os que renasceram pelo sacramento do Batismo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 4, 13-21)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas, 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.

21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 117)


℟. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.


— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis. ℟.

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!” O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte. ℟.

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! ℟.


https://youtu.be/nPqPCndUDDs
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117, 24) ℟.

Evangelho (Mc 16, 9-15)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Benedíctus qui venit in nómine Dómini: benedíximus vobis de domo Dómini: Deus Dóminus, et illúxit nobis, allelúia, allelúia. (Ps. 117, 26. 27)


Vernáculo:
Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia, aleluia. (Cf. LH: Sl 117, 26. 27)

Sobre as Oferendas

Concedei, Senhor, que exultemos sem cessar por estes mistérios pascais, para que a contínua obra de nossa redenção seja causa de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia. (Gl 3, 27)
Omnes qui in Christo baptizáti estis, Christum induístis, allelúia. (Gal. 3, 27; ℣. Ps. 104, 1. 2. 3. 4. 5. 43)
Vernáculo:
Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia. (Cf. MR: Gl 3, 27)

Depois da Comunhão

Senhor, olhai com bondade o vosso povo e fazei chegar à incorruptível ressurreição da carne aqueles que renovastes com os sacramentos da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 06/04/2024
As qualidades do corpo glorioso

Íntegro, mas modificado; idêntico, mas transformado. Assim ressuscitou Cristo, cujo Corpo, sendo o que era, tornou-se mais do que era, pois nele agora se manifesta a plenitude da vida divina e o domínio do espírito sobre a matéria.

AS QUALIDADES DO CORPO GLORIOSO. — Ponto 1. — “Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível” (1Cor 15, 42). A primeira qualidade do corpo glorioso é tornar-se imune à morte, a doenças, a ferimentos etc. “A morte não terá mais domínio sobre ele” (Rm 6, 9). Por que caminho chegou Cristo e esse estado? Padecendo e morrendo. Por aqui também deves entrar tu, para que nenhum afeto destronado, quer na prosperidade, quer na tribulação, venha a corromper-te. Assim entenderás o quão importante é o exercício da mortificação ativa, tanto interior como exterior.

Ponto 2. — “Semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual” (1Cor 15, 44). A segunda qualidade é a sutileza, em virtude da qual se torna capaz de penetrar os corpos duros e resistentes, como fez Jesus ao entrar no Cenáculo, estando fechadas portas e janelas. Atravessa pois com fortaleza as dificuldades e impedimentos que te saírem ao passo no caminho da virtude. Tudo podes naquele que te conforta (cf. Fp 4, 13). Para isso, no entanto, também é preciso que se semeie, isto é, que se mortifique o corpo animal, tão apegado a si e aos próprios interesses.

Ponto 3. — “Semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso” (1Cor 15, 43). A terceira qualidade do corpo glorioso é a agilidade, ou seja, o poder de estar, num estalar dedos, onde bem quiser. E tu? És ágil e pronto para corresponder às inspirações divinas? Para obedecer aos que sobre ti têm autoridade? Para progredir no caminho da virtude? Para mortificar-te pelo conhecimento de tuas misérias e pelo desprezo de ti mesmo?

Ponto 4. — “Semeado no despre­zo, ressuscita glorioso” (1Cor 15, 43). A quarta qualidade é a claridade, pela qual o corpo de Cristo resplandecia mais do que o Sol. “Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras” (Mt 5, 16), o que não será possível se não o semeares, isto é, se não o enterrares na humildade e no desprendimento de teus próprios conceitos, das honras e vaidades humanas.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Da escravidão do pecado ao anúncio do Ressuscitado (Sábado da Oitava de Páscoa)

O amor de Cristo atingiu de tal maneira o coração de Maria Madalena, antes escrava do demônio, que a transformou em “anjo” e mensageira da Ressurreição. Também nós somos chamados a passar por essa transformação. Mesmo que tenhamos sido escravos do pecado, o Senhor quer dar-nos hoje a liberdade de novos apóstolos e evangelizadores, encarregados de anunciar o único Nome pelo qual podemos ser salvos.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 6 de abril, e que a Virgem Santíssima nos alcance a graça de vivermos corajosamente o nosso apostolado.


https://youtu.be/KSMVab_oafA

Santo do dia 06/04/2024

Ouça no Youtube

São Pedro de Verona (Memória Facultativa)
Local: Milão, Itália
Data: 06 de Abril† 1252


Em 1205, o glorioso mártir Pedro nasceu em Verona, filho de pais hereges. Ingressou em uma escola católica, e seu tio maniqueu perguntou-lhe o que havia aprendido. "O Credo", respondeu Pedro; "Creio em Deus, Criador do Céu e da Terra". Persuasão alguma abalava sua fé, e aos quinze anos recebeu o hábito do próprio São Domingos em pessoa, em Bolonha. Após a ordenação, pregou aos hereges da Lombardia e converteu multidões. São Pedro via-se constantemente obrigado a disputar com os hereges, e embora fosse capaz de confundi-los, ainda assim o demônio não perdeu a oportunidade de, certa vez, tentá-lo contra a fé. Instantaneamente recorreu à oração diante de uma imagem de Nossa Senhora, e ouviu uma voz que lhe repetia as palavras de Jesus Cristo no Evangelho: "eu roguei por ti, Pedro, para que a tua fé não falte; e tu, enfim, confirma os teus irmãos" (Lc 22, 32).

Certa vez, quando exortava uma enorme multidão sob o sol escaldante, os hereges o desafiaram a buscar uma sombra. Ele orou, e uma nuvem cobriu o público. Apesar de sua santidade, foi abjetamente caluniado de imoralidade, e chegou mesmo a ser punido. Submeteu-se humildemente, mas queixou-se em oração ao Jesus crucificado. O crucifixo disse: "E eu, Pedro, de que era culpado?”. Todo dia, quando elevava na Missa o preciosíssimo sangue, orava: "Concede, Senhor, que eu morra por Ti. Tu, que morreste por mim". Sua prece foi atendida. Os hereges, derrotados por ele, procuravam matá-lo. Dois o atacaram enquanto ele retornava a Milão e atingiram-lhe a cabeça com um machado. São Pedro caiu, entregou-se a Deus, molhou o dedo no próprio sangue e escreveu no chão: "Creio em Deus, Criador do Céu e da Terra". Então esfaquearam-lhe o lado, e ele recebeu sua coroa.

REFLEXÃO

Desde menino, S. Pedro de Verona destemidamente professava sua fé entre os hereges. Passou a vida pregando-a junto a eles, e recebeu de suas mãos a coroa gloriosa e tão longamente desejada do martírio. Quanto a nós, por acaso somos corajosos, firmes, zelosos, cheios de oração pela conversão dos hereges, e inabaláveis na profissão de nossa fé?

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

São Pedro de Verona, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil