Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. (1Sm 2, 35)
Státuit ei Dóminus testaméntum pacis, et príncipem fecit eum: ut sit illi sacerdótii dígnitas in aetérnum. Ps. Meménto Dómine David: et omnis mansuetúdinis eius. (Sir. 45, 30; Ps. 131)
Vernáculo:
O Senhor firmou com ele uma aliança de paz, fazendo-o chefe do seu povo e sacerdote para sempre. (Cf. MR: Eclo 45, 30) Sl. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado. (Cf. LH: Sl 131, 1)

Coleta

Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e a morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Jo 4-9)


Leitura da Segunda Carta de São João


4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.

5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio – : amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos.

Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 118)


℟. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!


— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! ℟.

— Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! ℟.

— De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei! ℟.

— Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós. ℟.

— Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor. ℟.

— Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei! ℟.


https://youtu.be/0lYjteGTmos
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21, 28) ℟.

Evangelho (Lc 17, 26-37)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Veritas mea et misericórdia mea cum ipso: et in nómine meo exaltábitur cornu eius. (Ps. 88, 25)


Vernáculo:
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. (Cf. LH: Sl 88, 25)

Sobre as Oferendas

Ao festejarmos hoje São Martinho, santificai, ó Deus, nossas oferendas, para que nos conduzam no caminho até vós, entre as alegrias e tristezas desta vida. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes, diz o Senhor. (Mt 25, 40)
Beátus servus, quem, cum vénerit Dóminus, invénerit vigilántem: amen dico vobis, super ómnia bona sua constítuet eum. (Mt. 24, 46. 47; ℣. Ps. 19, 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9)
Vernáculo:
Feliz aquele servo que o Senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade eu vos digo, ele o encarregará de todos os seus bens. (Cf. Bíblia CNBB: Mt 24, 46. 47)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nos alimentastes com o sacramento da unidade, dai-nos viver de inteiro acordo convosco, para que, imitando São Martinho na total submissão à vossa vontade, mereçamos a glória de vos pertencer. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 11/11/2022
A figura deste mundo passa

Estar vigilante e desapegar-se dos falsos amores deste mundo: eis as duas disposições que todo cristão, ansioso pela vinda gloriosa do Senhor, deve lutar por viver dia após dia.

No Evangelho de hoje, Jesus fala-nos do Fim dos Tempos e de como nos devemos encontrar quando enfim chegar a hora do Juízo. Para isto, o Senhor refere-se a dois acontecimentos marcantes do Antigo Testamento: de um lado, o dilúvio, ocorrido nos dias de Noé (cf. Gn 6, 9—8, 22); de outro, a destruição de Sodoma e Gomorra, nos tempos de Ló, cuja mulher convertera-se numa estátua de sal (cf. Gn 19, 1-29). Esses dois episódios nos mostram, em primeiro lugar, a necessidade de nos mantermos sempre alertas e vigilantes, já que não sabemos nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem baixará dos céus, rodeado de seus anjos, a fim de premiar os justos e castigar os réprobos. Outro ensinamento contido nesta passagem é a necessidade do desapego do mundo, cuja figura, passageira e instável, não deve seduzir-nos e prender-nos, a ponto de já não esperarmos aquele que há, sim, de voltar para pôr termo à história humana e consumar a renovação de todas as coisas. Como os primeiros cristãos, que esperavam a vinda iminente do Senhor, não podemos perder aquele amor e, por assim dizer, aquela “saudade” com que clamavam: Maranatha! O nosso coração deve, pois, estar apaixonado por Cristo, ansioso por vê-lo face a face, não mais sob o véu da fé, mas, sim, a rosto descoberto. A meditação desse tão grande mistério — a visão direta da sagrada e amorosíssima fase do nosso Redentor — tem de incendiar nossa alma, transportá-la de um tal desejo de contemplar aquele que a redimiu que possamos dizer com S. Paulo: “Desejaria desprender-me”, livre deste corpo e da lei que nos inclina ao pecado, “para estar com Cristo” (Fl 1, 23). Não sigamos o exemplo da mulher de Ló, que, apegada aos falsos amores de sua antiga terra, dissolvida sob fogo e enxofre, tornou-se sal e estátua. Que a Virgem SS. nos conceda, por sua intercessão, a graça de nada antepormos ao amor de Cristo e de nos encontrarmos ornados de graça e santidade quando de sua vinda gloriosa e derradeira.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | Magnífico exemplo de generosidade (Memória de São Martinho de Tours, Bispo)

Modelo de trabalhador, monge, sacerdote, missionário e bispo, São Martinho de Tours foi um dos primeiros santos não mártires a ser venerado pública e oficialmente pela Igreja. Sua vida, exemplo de amor e dedicação às almas, deve servir-nos hoje de inspiração para não recusarmos nunca a missão de santificar-nos e socorrer generosamente os irmãos que mais necessitam da nossa caridade e das nossas orações.Assista à homilia desta sexta-feira, dia 11 de novembro, e celebre conosco a memória de São Martinho de Tours.


https://youtu.be/1nZbqynmark
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 11/11/2022

Ouça no Youtube

São Martinho de Tours (Memória Facultativa)
Local: Tours, França
Data: 11 de Novembro† 397


São Martinho nasceu na Panônia, parte ocidental da Hungria atual, por volta de 316, filho de pais pagãos. Martinho é um dos três primeiros cristãos não mártires a quem foi prestado o culto como santo. Por isso mesmo, a Liturgia faz a apologia de quem foi santo sem ser mártir de sangue, mas mártir do amor, testemunha de Cristo pela prática da caridade.

A Panônia era colônia do Império Romano. Martinho serviu no exército imperial da Gália, hoje França, durante alguns anos. Os inícios de sua conversão estão rodeados de fatos talvez legendários. Conta-se que, ainda soldado e catecúmeno, manifestou sua caridade evangélica, dando metade de seu manto a um pobre transido de frio, que se fez reconhecer como Jesus Cristo. O fato de estar a cavalo também é bem simbólico. A tradição cristã dos primeiros séculos apresenta o cristão como "miles Christi", soldado de Cristo.

Tendo recebido o batismo, Martinho abandonou a carreira militar e, por influência do bispo Santo Hilário de Poitiers, filiou-se ao serviço da Igreja. Com o apoio de Santo Hilário, fundou em Ligugé, perto de Poitiers, o primeiro mosteiro da Europa ocidental. Nele levou vida monástica sob a direção de Santo Hilário. Ordenado sacerdote e depois bispo de Tours (372), tornou-se apóstolo das populações rurais com o auxílio dos monges do grande mosteiro de Marmoutiers (Tours) fundado por Martinho.

Como bispo, visitava continuamente suas igrejas e comunidades, zelava pelo culto divino, dedicava-se com amor à conversão dos pagãos, sempre e em toda a parte praticava uma grande caridade para com os pobres. Era modelo de mansidão e humildade para sua grei, sempre pronto e disponível para toda obra boa. O benéfico influxo do zelo de São Martinho não ficou limitado a diocese de Tours, mas se estendeu por toda a França.

Faleceu no dia 8 de novembro aos 81 anos de idade. Seu enterro foi um triunfo: mais de dois mil monges acompanharam o seu corpo com uma multidão de povo em choro. Antes de morrer, com os olhos fixos no céu, Martinho rezou dizendo: "Senhor, se o vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a vossa vontade."

A popularidade de que gozou, sobretudo na França, está evidenciada por um dado estatístico: mais de 3.600 igrejas e mais de 480 povoados franceses escolheram-no como seu patrono. São Martinho foi o santo mais popular da Idade Média, tornando-se muito conhecido principalmente através da biografia que sobre ele escreveu seu contemporâneo Sulpício Severo.

A Liturgia exalta em São Martinho o homem da caridade, o monge, o pastor e o missionário. A Antífona do Magnificat traduz bem São Martinho como modelo de santo confessor da fé, sem ter sofrido o martírio de sangue: Ó bispo feliz, que amava o Cristo com todas as forças, sem temer os senhores e os grandes do mundo! Ó alma santíssima, que sem ter sofrido da espada a tortura, mereceu plenamente a palma do mártir!

A leitura hagiográfica termina com as palavras atribuídas mais tarde também a outros santos: Martinho, pobre e humilde, entra rico no céu! Sim, todos os cristãos são chamados a serem santos, seja pelo martírio do sangue, seja pelo martírio do amor.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Martinho de Tours, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil