Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus. (Ez 34, 11. 23-24)
Sacerdótes eius índuant salutáre et sancti eius exsultatióne exsultábunt. Ps. Meménto Dómine David: et omnis mansuetúdinis eius. (Ps. 131, 16 et 1)
Vernáculo:
Vestirei de salvação seus sacerdotes, de alegria exultarão os seus fiéis! Sl. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado. (Cf. LH: Sl 131, 16 e 1)

Oração do dia

Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Tm 1, 1-8)


Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo


1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Ou:


Primeira Leitura (Tt 1, 1-5)


Início da Carta de São Paulo a Tito


1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 95)


℟. Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! ℟.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! ℟.

— Ó família das nações, dai ao Senhor, nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! ℟.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. ℟.


https://youtu.be/nA0fYqtr798
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4, 18) ℟.

Evangelho (Lc 10, 1-9)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gloriabúntur in te omnes qui díligunt nomen tuum, quóniam tu, Dómine, benedíces iusto: Dómine, ut scuto bonae voluntátis tuae coronásti nos. (Ps. 5, 12. 13)


Vernáculo:
Mas exulte de alegria todo aquele que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, os que amam vosso nome! Porque ao justo abençoais com vosso amor, e o protegeis como um escudo! (Cf. LH: Sl 5, 12. 13)

Sobre as Oferendas

Olhai com bondade, ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer em vosso altar na festa de são Timóteo e são Tito, para que, alcançando-nos o perdão, glorifique o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Não fostes vós que me escolhestes, diz o Senhor. Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes frutos, e o vosso fruto permaneça. (Jo 15, 16)
Amen dico vobis: quod vos, qui reliquístis ómnia, et secúti estis me, céntuplum accipiétis, et vitam aetérnam possidébitis. (Mt. 19, 28. 29; ℣. Ps. 20, 2. 3. 4. 5. 6. 7. 14)
Vernáculo:
Em verdade vos digo, vós, que deixastes tudo e me seguistes, recebereis cem vezes mais e tereis como herança a vida eterna. (Cf. MR: Mt. 19, 28. 29)

Depois da Comunhão

Alimentados pela Eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que, seguindo o exemplo de são Timóteo e são Tito, procuremos proclamar a fé que abraçaram e praticar a doutrina que ensinaram. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 26/01/2022
Apostolado e sacrifício

Mais do que retórica e palavras cativantes, o evangelizador precisa sacrificar-se por aqueles a quem deseja apresentar Nosso Senhor. Não há outro caminho nem meio mais eficaz de transmitir o Evangelho.

Depois de decidir resolutamente subir para a cidade santa de Jerusalém, o Senhor escolhe, como último esforço missionário, outros setenta e dois discípulos e os envia "dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir". Envia-os para que o povo se prepare para a vinda iminente do Reino de Deus, que se realizará, não com o triunfo do poder político de Israel sobre as demais nações, mas como reinado de verdade e de vida (Jo 10, 10; 14, 6; 18, 37), de santidade e de graça (cf. Jo 1, 14.16), de justiça, de amor e de paz (cf. Rm 2, 5s; 1Cor 13, 8; Is 9, 6; 32, 17). Trata-se, portanto, de um Reino eminentemente espiritual (cf. Jo 18, 36), do qual só há de participar quem renunciar a si mesmo e, tomando a própria cruz, seguir os passos do Redentor. Eis porque o missionário cristão, além da arma da palavra — escrita ou falada —, precisa de uma vida de sacrifício, de oblação, de configuração ao Senhor crucificado. É isso que torna fecundas as pregações e exortações, que dá eficácia ao anúncio de Cristo. Se por caridade para com Deus e com o próximo estamos todos obrigados a ser apóstolos e evangelizadores, ali mesmo onde vivemos e trabalhamos, não há meio mais eficaz de levarmos o Evangelho aos corações do que nos fazendo tudo para todos (cf. 1Cor 9, 2), derramando gota a gota o sangue do nosso tempo, oferecendo ao Pai, como reparação da desordem do pecado — nosso e alheio —, sacrifícios voluntários e um espírito desapegado: "Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias". Que o Senhor nos dê força e ânimo para nos desfazermos por nosso irmãos, a fim de que todos sejamos santos a seus olhos e consigamos a vida que ele nos mereceu pela aspersão do seu sangue.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 26/01/2022


São Timóteo e São Tito (Memória)
Data: 26 de Janeiro


Timóteo, de pai pagão e de mãe judeu-cristã chamada Eunice, foi discípulo e colaborador de São Paulo e por ele colocado à frente da comunidade eclesial de Éfeso. Tito, por sua vez, também companheiro de Paulo na atividade missionária, foi colocado na direção da Igreja de Creta. Quando ainda não havia muita distinção entre presbíteros e anciãos da Igreja, ou, então, entre epíscopoi (bispos) e presbiteroi (presbíteros) as três "Cartas pastorais", duas a Timóteo e uma a Tito, atribuídas a Paulo, deixam entrever os primeiros elementos dos ministérios na Igreja. A Primeira Carta a Timóteo fala de epíscopos e diáconos (1Tm 3, 1-13) bem como do bom ministro de Cristo (cf. 1Tm 4, 12-16). Na Segunda Carta, Timóteo é exortado a reavivar o dom de Deus recebido pela imposição das mãos (cf. 2Tm 1, 6). Na Carta a Tito, Paulo escreve: "Eu te deixei em Creta para acabares de organizar o que falta e estabelecer presbíteros em cada cidade, de acordo com as normas dadas por mim" (cf. Tt 1, 5). Aqui parece não haver distinção entre os termos presbíteros e epíscopos (cf. Tt 1, 6-9). Em todo caso, Timóteo e Tito aparecem como ministros que têm uma supervisão (epíscopos significa "supervisor") de várias Igrejas.

A comemoração de Timóteo e Tito leva a Igreja a professar sua fé numa Igreja onde existem ministérios diferentes numa hierarquia com funções diversas: bispos, presbíteros, diáconos e leigos.

O mistério da Igreja celebrado nesta comemoração vem expresso nas Antífonas dos Cânticos Evangélicos das Laudes e Vésperas, presente também na Oração coleta:

Antífona das Laudes: Proclama em todo o tempo a palavra do Senhor; persuade, repreende e exorta com coragem, com saber e paciência!

Antífona das Vésperas: Na justiça e piedade vivamos, aguardando a bendita esperança e a vinda do Cristo Senhor!

Eis a Oração coleta: Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos Apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria.

Todos os cristãos batizados são exortados a viverem uma vida cristã autêntica na justiça e na piedade e a exercerem o apostolado, proclamando a Palavra do Senhor, cada qual conforme o dom recebido de Deus.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Timóteo e São Tito, rogai por nós!