Nome: Santo Ângelo, Presbítero e Mártir (Memória Facultativa)
Local: Licata, Itália
Data: 05 de Maio † 1225

Filho de pais judeus, Santo Ângelo era natural de Jerusalém. Sendo convertido à fé, abraçou a vida austera de certos anacoretas nas margens do Jordão. Dali, passou aos eremitas do deserto do Monte Carmelo. Ao que tudo indica, estava na companhia deles quando o beato Alberto redigiu-lhes uma regra no ano de 1206; no mínimo, sabemos que se tornou um dos primeiros frades daquela sagrada ordem. Vindo pregar no Ocidente, acabou massacrado pelos hereges em Licata, na Sicília, em 1225, por ardil de um homem rico e poderoso cujo incesto com a própria irmã o santo havia censurado severamente, tendo-a convertido de sua vida escandalosa.

Os Anais da Ordem do Carmo fornecem circunstâncias mais detalhadas de sua gloriosa morte, bem como o relato de seus milagres. Há copiosos registros de milagres realizados desde a sua morte, e de uma grande veneração dirigida a ele na Sicília, especialmente em Licata e em Palermo.

BUTLER, Alban. Vida dos Santos: para todos os dias do ano. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021. 560 p. Tradução de: Emílio Costaguá. Adaptação: Equipe Pocket Terço.

Santo Ângelo, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.