São Guilherme de Gellone , Monge Dia 28 de Maio (Memória Facultativa)
Nome:
São Guilherme de Gellone
Dia 28 de Maio
(Memória Facultativa)
Local: Gellone, França
Data: 28 de Maio † 812
São Guilherme de Gellone nasceu na França do Norte. Era filho do conde Thierry e de Aude, irmã de Pepino III. Era primo de Carlos Magno, que, tendo-o a seu serviço, nomeou-o conde de Tolosa e duque de Aquitânia, em 790. Foi o fundador do mosteiro de Gellone, próximo de Aniane (5 de dezembro de 804). Amigo de São Bento de Aniane, tomou-o como diretor espiritual.
Guerreiro, depois que Carlos Magno lhe aceitou a demissão, tomou o hábito monástico na festa de São Pedro e São Paulo, no ano de 806. Monge, desejou viver apagadamente, sequioso de que todos se esquecessem do que fora no século, homem considerável e procurado.
São Guilherme de Gellone assistia ao oficio como todos o faziam, trabalhava na padaria do mosteiro e servia a comunidade como cozinheiro, quando lhe tocava a vez. Mortificava-se com duros jejuns, flagelava-se continuamente e a maioria das noites passava em oração, ajoelhado no oratório de São Miguel. Falecido a 28 de maio de 812, São Guilherme de Gellone foi imediatamente venerado como santo. Ainda nos dias de hoje, a diocese de Montpellier lhe presta homenagem, celebrando-lhe a festa.
Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume IX. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 24 mai. 2022.
São Guilherme de Gellone, rogai por nós!