São João de Beverley , Bispo Dia 07 de Maio (Memória Facultativa)
Nome:
São João de Beverley
Dia 07 de Maio
(Memória Facultativa)
Local: Beverley, Reino Unido
Data: 07 de Maio † 721
João nasceu na cidadezinha de Harpham, na província de Deirie, província que compreendia os Condados de York, de Lancastre e a parte do reino de Northumbrie situada ao sul da Tyne.
Jovem, bem jovem, cheio de ardor, querendo servir a Deus, deixou a terra natal e chegando no reino de Kent, passou a viver sob a direção do abade Adriano de Cantorbery. Rápido, muito rápido, foi o progresso que fez na ciência e na piedade.
Assim, depois dos primeiros tempos, tornou ao seu país, e, na abadia de Withby, que era, naquela época, governada por Santo Hildo, recebeu o hábito monástico.
Quando principiava o reinado de Alfredo, falecia Eata, e João, procurado na abadia, preencheu a vaga que aquela morte deixara na sé de Hexham.
Foi São João de Beverley que conferiu ao venerável Beda o diaconato e o sacerdócio. Fundador de Beverley, numa floresta que se situava a vinte e sete milhas de York, um duplo mosteiro, um para homens outro para mulheres, o Santo, depois de ter governado o bispado de York durante sete anos, cansado, acabado pelos trabalhos e pela idade, faleceu em Beverley, no dia 7 de maio de 721.
O túmulo que o abrigou, ilustrado por grande número de milagres, foi um dos principais lugares de peregrinação da Inglaterra.
O rei Athelstan, que obteve completa vitória sobre os escoceses, dizia que o êxito da batalha devia-o ele à intercessão do santo bispo.
O arcebispo de York, Alfredo, em 1037, fez uma transladação das relíquias de São João de Beverley, ocasião em que se processou a canonização.
Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume VIII. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 04 mai. 2022.
São João de Beverley, rogai por nós!