Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Iluminai meus olhos, Senhor, guardai-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele. (Sl 12, 4-5)

Coleta

Guardai, Senhor Deus, a vossa Igreja com a vossa constante proteção e, como a fraqueza humana desfalece sem vosso auxílio, livrai-nos constantemente do mal e conduzi-nos pelos caminhos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 1, 10. 16-20)

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías


10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

Salmo Responsorial (Sl 49)

 

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.


— “Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. R.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.

— Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.

— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”. R.


https://youtu.be/-9magBV0U84
R. Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
V. Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18, 31) R.

Evangelho (Mt 23, 1-12)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Sobre as Oferendas

Dignai-vos, ó Deus, santificar-nos por este sacramento. Que ele nos cure dos vícios terrenos e nos conduza para os bens celestes. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Narrarei, Senhor, as vossas maravilhas, em vós me alegro e exulto; cantarei o vosso nome, Deus Altíssimo! (Sl 9, 2-3)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a participação na mesa sagrada faça crescer em nós o amor fraterno e nos assegure sempre o vosso auxílio Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 02/03/2021
O humilhado é exaltado no coração de Deus

“Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam” (Mateus 23,3).

Este é o princípio da hipocrisia: falar e não fazer, não viver aquilo que nós falamos para os outros. Temos que prestar bastante atenção porque essa é uma prática dos mestres da Lei e dos fariseus.

Quando queremos nos converter para Deus, temos que tirar da nossa frente essa condição que nos colocamos como sendo mestres, como aqueles que sabem de tudo, conhecem tudo, podem exercer juízo sobre tudo e colocarmo-nos na condição de aprendiz.

O discípulo aprendiz é aquele que se coloca na posição de aprender com o seu mestre e o Mestre Jesus nos ensina, primeiro, a lidarmos com o nosso coração porque não sabemos lidar com ele, não sabemos lidar com as nossas emoções, com nossos sentimentos e nossos afetos; não sabemos lidar com o nosso orgulho, com a nossa soberba e com as nossas vaidades.

Saibamos que o Mestre, que foi humilhado pelos homens, está ao lado também dos humilhados dos tempos em que vivemos

Deixamo-nos levar pelos sentimentos que nos colocam acima de todos para sermos mestres, para julgarmos, para condenarmos, para dizermos o que é certo e errado, e é óbvio que o errado vai ser sempre aquele que não concorda comigo e o certo é só aquele que faz o que penso e acho, e caímos num pecado terrível de sermos também neste mundo mestres da Lei e fariseus.

Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. A grande lição que precisamos aprender para a vida é a lição de servir. O que serve é aquele que escuta, porque quem não escuta não sabe servir. Se vou executar um serviço tenho que, primeiro, aprender a ouvir as orientações do serviço que devo executar. Se quero ser discípulo de Jesus, não devo falar o que vou fazer, devo aprender aquilo que o Mestre me ensinar a fazer, devo aprender aquilo que, na verdade, preciso colocar em prática na minha vida.

A grande lição para aprender a cada dia é que quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha é quem será exaltado no coração de Deus. Cuidemos da exaltação do coração, cuidemos do culto que prestamos à nossa própria soberba, à nossa própria cabeça.

Saibamos que o Mestre, que foi humilhado pelos homens, está ao lado também dos humilhados dos tempos em que vivemos. Num tempo onde muitas pessoas querem prevalecer pelo que pensam e sabem, saber silenciar, escutar e se colocar ao lado do Mestre Jesus humilhado é sabedoria evangélica.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

A verdadeira oração leva à mudança de vida

No Evangelho de hoje, Jesus está em polêmica com os fariseus. A discussão, no fundo, pode ser resumida assim: os fariseus ensinam bem a Lei de Deus, mas não a praticam; por isso, não devem ser imitados em suas ações. Jesus põe o dedo na ferida, que é também um dos problemas básicos das pessoas religiosas: a tendência a viver a religião apenas por obras exteriores, piedosas e até boas, mas sem que o coração as acompanhe.Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 2 de março, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!




Santo do dia 02/03/2021

São Simplício - Papa dos primeiros séculos

Papa da Igreja, pertencente ao Clero de Roma, o santo viveu mergulhado num contexto de grande instabilidade, seja por parte das heresias que rondavam a Igreja, como também por parte externa, da sociedade e do Império que estava para ruir.Foi escolhido para sucessor de São Pedro no ano de 468. Um homem de testemunho e oração, sensível aos ataques internos que a Igreja sofria por parte do Nestorianismo - que buscava espalhar a mensagem entre os cristãos de que Cristo não teria nenhuma ligação com Deus, negando o mistério da Encarnação - e também o Monofisismo, onde pregavam como verdade que a natureza divina suprimiu a natureza humana de Cristo.Simplício se deparava com essa realidade, mas com autoridade, cheio do Espírito Santo e em comunhão com o Clero, se tornou cada vez mais canal da luz, que é Cristo, para essas situações.São Simplício demonstrou com a vida que vale a pena caminharmos com o coração fixo na recompensa que o Senhor quer nos dar na Glória.Faleceu em 483, e hoje intercede por nós.
São Simplício, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil