Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Olhai para mim, Senhor, e tende compaixão, porque sou pobre e estou sozinho. Considerai minha miséria e sofrimento e concedei vosso perdão aos meus pecados. (Cf. Sl 24, 16. 18)
Respice in me et miserere mei, Domine: quoniam unicus et pauper sum ego: vide humilitatem meam et laborem meum: et dimitte omnia peccata mea, Deus meus. Ps. Ad te, Domine, levavi animam meam: Deus meus, in te confido, non erubescam. (Ps. 24, 16. 18 et 1-2)
Vernáculo:
Olhai para mim, Senhor, e tende compaixão, porque sou pobre e estou sozinho. Considerai minha miséria e sofrimento e concedei vosso perdão aos meus pecados.(Cf. MR: Sl 24, 16. 18) Sl. Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, em vós confio: que eu não seja envergonhado. (Cf. LH: Sl 24, 1-2)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos pedimos humildemente: afastai de nós o que é nocivo, e concedei-nos tudo o que for útil. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Dt 5, 12-15)


Leitura do Livro do Deuteronômio


Assim fala o Senhor:12"Guarda o dia de sábado, para o santificares,como o Senhor teu Deus te mandou.13Trabalharás seis diase neles farás todas as tuas obras.14O sétimo dia é o do sábado,o dia do descanso dedicado ao Senhor teu Deus.Não farás trabalho algum,nem tu, nem teu filho,nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava,nem teu boi, nem teu jumento,nem algum de teus animais,nem o estrangeiro que vive em tuas cidades,para que assim teu escravo e tua escravarepousem da mesma forma que tu.15Lembra-te de que foste escravo no Egitoe que de lá o Senhor teu Deus te fez saircom mão forte e braço estendido.É por isso que o Senhor teu Deuste mandou guardar o sábado".

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 80)


℟. Exultai no Senhor, nossa força.


— Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova tocai a trombeta, na lua cheia, na festa solene! ℟.

— Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; uma lei que foi dada a José, quando o povo saiu do Egito. ℟.

— Eis que ouço uma voz que não conheço: "Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei. ℟.

— Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei. ℟.

Primeira Leitura (2Cor 4, 6-11)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos, 6Deus que disse:"Do meio das trevas brilhe a luz",é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações,para tornar claro o conhecimento da sua glóriana face de Cristo.7Ora, trazemos esse tesouro em vasos de barro,para que todos reconheçamque este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.8Somos afligidos de todos os lados,mas não vencidos pela angústia;postos entre os maiores apuros,mas sem perder a esperança;9perseguidos, mas não desamparados;derrubados, mas não aniquilados;10por toda parte e sempre levamos em nós mesmosos sofrimentos mortais de Jesus,para que também a vida de Jesusseja manifestada em nossos corpos.11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus,para que também a vida de Jesusseja manifestada em nossa natureza mortal.Palavra do Senhor.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade. (cf. Jo 17,17b.a) ℟.

Evangelho (Mc 2, 23-3, 6)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Jesus estava passando por uns campos de trigo,em dia de sábado.Seus discípulos começaram a arrancar espigas,enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus:"Olha! Por que eles fazem em dia de sábadoo que não é permitido?" 25Jesus lhes disse:"Por acaso, nunca lesteso que Davi e seus companheiros fizeramquando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus,no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote,comeu os pães oferecidos a Deus,e os deu também aos seus companheiros?No entanto, só aos sacerdotes é permitidocomer esses pães".27E acrescentou:"O sábado foi feito para o homem,e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homemé senhor também do sábado".

3, 1Jesus entrou de novo na sinagoga.Havia ali um homem com a mão seca.2Alguns o observavampara ver se haveria de curar em dia de sábado,para poderem acusá-lo.3Jesus disse ao homem da mão seca:"Levanta-te e fica aqui no meio!"4E perguntou-lhes:"É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?Salvar uma vida ou deixá-la morrer?"Mas eles nada disseram.5Jesus, então, olhou ao seu redor,cheio de ira e tristeza,porque eram duros de coração;e disse ao homem:"Estende a mão".Ele a estendeu e a mão ficou curada.6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes,imediatamente tramaram, contra Jesus,a maneira como haveriam de matá-lo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Antífona do Ofertório

Sperent in te omnes, qui noverunt nomen tuum, Domine: quoniam non derelinquis quaerentes te: psallite Domino, qui habitat in Sion: quoniam non est oblitus orationem pauperum. (Ps. 9, 11. 12. 13)


Vernáculo:
Quem conhece o vosso nome, em vós espera, porque nunca abandonais quem vos procura. Cantai hinos ao Senhor Deus de Sião, celebrai seus grandes feitos entre os povos! Pois não esquece o clamor dos infelizes, deles se lembra e pede conta do seu sangue. (Cf. LH: Sl 9, 11. 12. 13)

Sobre as Oferendas

Senhor, confiantes em vosso amor de Pai, acorremos com nossos dons ao santo altar. Concedei-nos que, ao celebrarmos os vossos mistérios, sejamos purificados por vossa graça santificadora. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! (Cf Sl 16, 6)

Ou:


Em verdade vos digo, tudo o que pedirdes em oração acreditai que já o recebestes, e assim será, diz o Senhor. (Mc 11 23. 24)
Ego clamavi, quoniam exaudisti me, Deus: inclina aurem tuam, et exaudi verba mea. (Ps. 16, 6; ℣. Ps. 16, 1ab. 2. 5. 7. 8-9a. 15; p.287)

Vel:


Amen dico vobis, quidquid orantes petitis, credite quia accipietis, et fiet vobis. (Mc. 11, 24; ℣. Ps. 60, 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9; p.368)
Vernáculo:
Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! (Cf. MR: Sl. 16, 6)

Ou:


Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já recebestes, e vos será concedido. (Cf. Bíblia CNBB: Mc 11, 24)

Depois da Comunhão

Governai, Senhor, pelo vosso Espírito os que alimentais com o Corpo e do Sangue do vosso Filho. Dai-nos proclamar nossa fé não somente em palavras, mas também pela verdade de nossas ações, para que mereçamos entrar no reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor.

Santo do dia 02/06/2024

Ouça no Youtube

São Marcelino e São Pedro, Mártires (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 02 de Junho† c. 304


Infinitas vezes na história confirmou-se o ditado: “O homem põe e Deus dispõe”, querendo significar que frequentemente Deus dispõe ao contrário do que o homem propôs. Foi o que aconteceu com os santos Marcelino e Pedro. Como que pressagiando a sua missão de transmitir a memória de inumeráveis mártires, são Dâmaso, como refere ele mesmo, recolheu ainda menino a narração do carrasco dos santos Marcelino e Pedro. O algoz referiu que havia disposto a decapitação dos dois no centro de um bosque justamente para não ficar nenhuma lembrança: ambos tiveram de limpar com as próprias mãos a pequena superfície que ia banhar-se de sangue.

Os últimos três versos dos nove de que é constituído o canto 23 do papa Dâmaso, informam que os corpos desses mártires ficaram escondidos por algum tempo, numa límpida gruta, até que, impulsionada pela devoção, Lucila, piedosa matrona, deu-lhes digna sepultura. O martírio dera-se na terceira milha da antiga via Labicana, a hodierna Casilina. Constantino aí edificou uma igreja. Tendo sido violada pelos godos, o papa Virgílio a fez restaurar e introduziu os nomes dos santos Marcelino e Pedro no próprio cânon da Missa, assegurando-lhes assim a lembrança e a devoção da parte dos fiéis.

Onde a moderna via Labicana cruza com a via Merulana (a rua que vai de São João de Latrão a Santa Maria Maior) emerge desde 1751 a basílica dos santos Marcelino e Pedro, edificada sobre alicerces que parecem remontar à segunda metade do século IV e onde se encontra talvez a morada de um dos dois santos titulares. As peripécias terrenas do presbítero Marcelino e do exorcista Pedro foram enriquecidas de elementos mais ou menos lendários por uma Paixão do século VI.

Essa Paixão narra que Pedro e Marcelino foram fechados numa prisão sob a vigilância de certo Artêmio, cuja filha Paulina estava possuída pelo demônio. Pedro exorcista garantiu a Artêmio que, se ele e a sua mulher Cândida se convertessem ao cristianismo, sua filha Paulina seria imediatamente curada. Após algum tempo de indecisão, a pequena família se converteu e dali a pouco foi também chamada a testemunhar Cristo com o martírio: a doze milhas da via Aurélia, Artêmio foi decapitado e Cândida com Paulina foram sufocadas debaixo de um monte de pedras.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Marcelino e São Pedro, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil