Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro. (Sl 42, 1-2)
Iudica me Deus, et discérne causam meam de gente non sancta: ab hómine iníquo et dolóso éripe me: quia tu es Deus meus, et fortitúdo mea. Ps. Emítte lucem tuam, et veritátem tuam: ipsa me deduxérunt, et adduxérunt in montem sanctum tuum, et in tabernácula tua. (Ps. 42, 1. 2. 3)
Vernáculo:
A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro. (Cf. MR: Sl 42, 1-2) Sl. Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! (Cf. LH: Sl 42, 3)

Coleta

Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 43, 16-21)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; 17que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18“Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca.

20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 125)


℟. Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!


— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções. ℟.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! ℟.

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes, no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria. ℟.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes! ℟.


https://youtu.be/xeZ0R89lA88
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Segunda Leitura (Fl 3, 8-14)


Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses


Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé.

10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus.

13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus
℣. Agora, eis o que diz o Senhor: de coração convertei-vos a mim, pois sou bom, compassivo e clemente. (Jl 2, 12-13) ℟.

Evangelho (Jo 8, 1-11)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.

3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”

6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.

10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”

11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Antífona do Ofertório

Confitébor tibi, Dómine, in toto corde meo: retríbue servo tuo: vivam, et custódiam sermónes tuos: vivífica me secúndum verbum tuum, Dómine. (Ps. 118, 7. 10. 17. 25)


Vernáculo:
Quero louvar-vos com sincero coração. De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei! Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor. (Cf. LH: Sl 118, 7. 10. 17. 25)

Sobre as Oferendas

Deus todo-poderoso, concedei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Mulher, ninguém te condenou? — Ninguém, Senhor. — Nem eu te condeno. Vai, não peques mais! (Jo 8, 10-11)
Nemo te condemnávit, múlier? Nemo, Dómine. Nec ego te condemnábo: iam ámplius noli peccáre. (Io. 8, 10. 11; ℣. Ps. 31, 1. 2. 3. 5ab. 5cd. 8. 10. 11)
Vernáculo:
Mulher, ninguém te condenou? — Ninguém, Senhor. — Nem eu te condeno. Vai, não peques mais!. (Cf. MR: Jo 8, 10-11)

Depois da Comunhão

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 03/04/2022
Qual é mesmo o preço do nosso pecado?

Se a única solução que Deus encontrou para nos perdoar os pecados e livrar do inferno foi a Cruz, se os nossos crimes custaram o sangue do próprio Deus feito carne… das duas uma: ou o pecado é mesmo uma coisa muito séria, ou nossa época perdeu por completo a noção do que ele seja e está a brincar com a própria salvação.

Meditação. – 1. Com este domingo se inicia um tempo novo na Igreja que, no antigo calendário litúrgico, era chamado de tempo da Paixão, por dirigir o olhar de todos os fiéis para a Paixão de Cristo, como remédio da nossa salvação. É também nesse período que se costumam cobrir as imagens com panos roxos. Toda essa pedagogia serve para nos convencer da gravidade de nossos pecados.

No Evangelho de hoje, Jesus supera a encruzilhada dos fariseus — condenar ou não a mulher adúltera —, levando-os a uma reflexão mais profunda. No fim das contas, Ele olha para aquela pecadora pública com o mesmo olhar que dirige a todos nós, homens também necessitados de misericórdia. Ele nos faz perceber o horror do pecado e nos concede a chance de arrependermo-nos enquanto há tempo. Se Deus, por um lado, continua sendo misericórdia mesmo depois de nossa morte, nós, por outro, tornamo-nos incapazes de qualquer correção depois desse evento. Por isso Deus está sempre nos visitando com a sua misericórdia hoje, enquanto há tempo de conversão.

2. O encontro de Jesus com a mulher adúltera é, como diria Santo Agostinho, o encontro da miséria com a misericórdia. Essa miséria não é, pois, uma miséria qualquer, mas uma situação tão deprimente que somente um ato supremo do amor de Deus pode curá-la. Apesar da pouca importância que ultimamente se tem dado ao pecado, a verdade é que ele é uma morte muito mais grave e apavorante que qualquer apedrejamento. Uma alma em pecado, afirmava Santa Teresa de Jesus, “é pior do que o cadáver mais podre”, pois além de nos tirar da graça de Deus, essa doença nos conduz ao inferno.

Não fazemos a noção correta do pecado mortal porque, como ensina Léon Bloy, “o mal é uma invenção angélica”. Trata-se, afinal, de uma realidade da alma, que nos priva do bem mais precioso: a vida eterna. Daí se explica o remédio tão grave que Deus providenciou para a cura dessa doença. Temos de olhar para a cruz de Cristo se quisermos entender a gravidade das ofensas a Deus. Se uma doença exige aspirina, trata-se obviamente de uma leve gripe. Mas se o médico nos encaminha para a quimioterapia, então a enfermidade deve ser mesmo muito grave.

3. O pecado nos priva da fonte da vida, que é Deus. É como cortar a relação da lâmpada com a luz elétrica: ela fatalmente deixará de iluminar, goste-se ou não, porque essa é uma realidade ontológica, que não podemos mudar à força de nossa vontade.

Deus, que é o médico dos médicos, já diagnosticou o câncer, e, na liturgia deste domingo, nos confia mais uma vez a sua misericórdia redentora. O perdão custou o sangue de Cristo, de modo que não é possível continuarmos a dissimular nossas quedas com confissões sem verdadeiro propósito de emenda. Isso seria um deboche do sacrifício do calvário. Aproveitemos, pois, o tempo da Paixão, para nos convencermos da gravidade do pecado e firmarmos um compromisso com a graça de Deus para a nossa salvação.

Oração. — Não deixeis jamais, Senhor, que eu me esqueça da gravidade do pecado e do preço que minhas quedas custaram a vossa humanidade. Firmai em mim um coração cioso de vos agradar sempre, desde os mínimos detalhes até os atos mais heroicos. Assim seja!

Propósito. — Receber a comunhão deste primeiro domingo do mês em reparação pelas ofensas contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia | O pecado não deixou de ser pecado (5.º Domingo da Quaresma)

Olhando para o remédio se descobre a gravidade da doença. Se a solução que Deus encontrou para nos libertar do inferno foi a Cruz, se os nossos crimes custaram o sangue do próprio Deus feito carne, então o pecado é mesmo uma coisa muito séria e nossa época perdeu por completo a noção do que ele seja.Acompanhe a meditação do Padre Paulo Ricardo sobre a famosa passagem da mulher adúltera e ingresse conosco no Tempo da Paixão.


https://youtu.be/HdFgW0X3Q8E
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 03/04/2022


São Sisto I (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 03 de Abril † 128


Houve cinco papas com o nome de Xisto. Os três primeiros foram canonizados. São Xisto I exerceu o sumo pontificado provavelmente entre 115-129. Era romano, filho de certo Pastore. Foi ele que proibiu aos leigos tocarem nos vasos sagrados, mas convidou os fiéis a cantarem ou rezarem o sanctus junto com o celebrante. Não se sabe precisamente se foi mártir. Tem-se como certa a presença de suas relíquias em Alatri, onde chegaram de maneira prodigiosa, pois a mula que as levava empacou no caminho, não sendo possível ir para a frente.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil