5ª feira da 4ª Semana da Quaresma
Antífona de entrada
Vernáculo:
Exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face. (Cf. MR: Sl 104, 3-4) Sl. Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! (Cf. LH: Sl 104, 1)
Coleta
Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, purificados pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar revigorados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — Ex 32, 7-14
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”
9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitas, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.
13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 105(106), 19-20. 21-22. 23 (R. 4a)
℟. Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno. ℟.
— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. ℟.
— Até pensava em acabar com sua raça, se não tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse. ℟.
℣. Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna. (Jo 3, 16) ℟.
Evangelho — Jo 5, 31-47
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Precátus est Móyses in conspéctu Dómini Dei sui, et dixit. Precátus est Móyses in conspéctu Dómini Dei sui, et dixit: quare, Dómine, irásceris in pópulo tuo? Parce irae ánimae tuae: meménto Abraham, Isaac et Iacob, quibus iurásti dare terram fluéntem lac et mel. Et placátus factus est Dóminus de malignitáte, quam dixit fácere pópulo suo. (Cf. Ex. 32, 11. 12. 13. 14)
Vernáculo:
Moisés, porém, suplicou ao Senhor, seu Deus, dizendo: Por que se inflama, ó Senhor, tua ira contra teu povo? Desiste do ardor de tua ira, e abandona a ameaça contra teu povo. Lembra-te de Abraão, Isaac e Israel, teus servos, aos quais juraste por ti mesmo. E o Senhor desistiu do mal que prometeu fazer a seu povo. (Cf. Bíblia CNBB: Ex. 32, 11. 12. 13. 14)
Sobre as Oferendas
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que o dom oferecido neste sacrifício liberte-nos de todo o mal e fortifique a nossa fraqueza. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vernáculo:
Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. E na velhice, com os meus cabelos brancos, eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis! (Cf. LH: Sl 70, 16. 17. 18)
Depois da Comunhão
Senhor, por estes sacramentos que recebemos, purificai-nos de toda a culpa, para que, libertos da opressão do pecado, nos alegremos com a plenitude do remédio celestial. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 03/04/2025
Se cremos em Cristo, temos a Cristo
Como é possível que o povo eleito, tendo as Escrituras ao alcance da mão, podendo-as examinar e esquadrinhar de cima abaixo várias e várias vezes, pareça ter os olhos vendados, a ponto de não encontrar a Cristo ali onde os cristãos o vemos sem dificuldade?
Após curar ontem o paralítico junto à porta das Ovelhas, Jesus repreende hoje os judeus que ainda insistiam em pedir sinais para poderem crer. O argumento do Senhor é contundente: o povo judeu teve a graça de receber as Escrituras; mas, se cressem de verdade no que dizem elas, seriam capazes de enxergar que o Antigo Testamento não fala de outra coisa além de Jesus: “As Escrituras dão testemunho de mim”. E como é possível que o povo eleito, tendo o Texto Sagrado ao alcance da mão, podendo-o examinar e esquadrinhar de cima abaixo, pareça ter os olhos vendados, a ponto de não encontrar a Cristo ali onde os cristãos o vemos sem dificuldade? A resposta é ainda uma vez de Jesus: “Não quereis vir a mim para ter a vida eterna”, ou seja, não podeis encontrar-me porque não me quereis encontrar, pois para crer é preciso antes ser dócil às inspirações da graça. Ora, que o problema dos judeus seja aqui, não de incapacidade de leitura, mas de indocilidade e dureza de coração, prova-o o Senhor ao dizer em seguida: “O Pai que me enviou dá testemunho a meu favor”; mas “vós”, que passais a vida metidos entre as Escrituras, “nunca ouvistes sua voz nem vistes sua face”, quer dizer, ledes incessantemente as Escrituras, mas nunca pudestes colher delas o fruto da fé, pois não estais dispostos “a acreditar naquele que o Pai enviou”. Eis porque “a sua palavra não encontrou morada em vós”: se, com efeito, rejeitais a Palavra viva e encarnada, como esperais compreender a palavra do Texto Sagrado? Se fechais os olhos para aquele de quem falam a Lei e os profetas, de que vos aproveita estudar o que dizem uns e outros? Se não abris, enfim, vossos corações para que neles faça sua morada a Palavra consubstancial ao Pai, de que adianta trazer tantos versículos gravados na memória? Porque se a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (cf. Jo 1, 17); e como só Ele, Filho unigênito, viu o Pai, é somente por Ele que, tornados filhos no Filho, teremos a graça de ver a Deus. — Que o Senhor ilumine nossa inteligência com a luz da fé e nos dê a graça de acolhermos em nossos corações o Filho único, que está no seio do Pai e por quem Deus nos é plenamente revelado (cf. Jo 1, 18).
Deus abençoe você!
Santo do dia 03/04/2025
São Sisto I (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 03 de Abril † 128
Houve cinco papas com o nome de Xisto. Os três primeiros foram canonizados. São Xisto I exerceu o sumo pontificado provavelmente entre 115-129.
Era romano, filho de certo Pastore. Foi ele que proibiu aos leigos tocarem nos vasos sagrados, mas convidou os fiéis a cantarem ou rezarem o sanctus junto com o celebrante. Não se sabe precisamente se foi mártir.
Tem-se como certa a presença de suas relíquias em Alatri, onde chegaram de maneira prodigiosa, pois a mula que as levava empacou no caminho, não sendo possível ir para a frente.
Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
São Sisto I, rogai por nós!