Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Memória Facultativa

São Nicolau, bispo


Antífona de entrada

Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia. (Cf. Zc 14, 5. 7)
Populus Sion, ecce Dóminus véniet ad salvándas gentes: et audítam fáciet Dóminus glóriam vocis suae, in laetítia cordis vestri. Ps. Qui regis Israel, inténde: qui dedúcis velut ovem Ioseph. (Cf. Is. 30, 19. 30; Ps. 79)
Vernáculo:
Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz. (Cf. MR: Is 30, 19. 30) Sl. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que a José apascentais qual um rebanho! (Cf. LH: Sl 79)

Coleta

Deus, que manifestastes o vosso Salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 40, 1-11)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.

6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “O que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 95)


℟. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação. ℟.

— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça. ℟.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas. ℟.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. ℟.


https://youtu.be/akH_lTCAPi0
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá para salvar-nos! ℟.

Evangelho (Mt 18, 12-14)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Deus tu convértens vivificábis nos, et plebs tua laetábitur in te: osténde nobis, Dómine, misericórdiam tuam, et salutáre tuum da nobis. (Ps. 84, 7-8)


Vernáculo:
Não vireis restituir a nossa vida, para que em vós se rejubile o vosso povo? Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! (Cf. LH: Sl 84, 7-8)

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade nossas humildes preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

O Senhor, justo juiz, dará a coroa da justiça aos que esperam com amor a sua vinda. (2Tm 4, 8)
Revelábitur glória Dómini: et vidébit omnis caro salutáre Dei nostri. (Cf. Is. 40, 5; ℣. Ps. 23, 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8)
Vernáculo:
Será então revelada a glória do Senhor e toda carne verá o que a boca do Senhor falou! (Cf. Bíblia CNBB: Is 40, 5)

Depois da Comunhão

Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 06/12/2022
Quem é a ovelha perdida?

Todos nós, descendentes de Adão, somos aquela única ovelha perdida que Deus, fazendo-se homem, veio buscar e salvar, para que não a devorassem as feras do campo.

1. Ocasião. — De acordo com o evangelista S. Mateus (cf. Mt 18, 10-11), Cristo contou a parábola da ovelha perdida aos seus discípulos (cf. Mt 18, 1) para adverti-los contra o perigo de escandalizarem os pequeninos, pois é vontade do Pai celeste que não se perca um só deles (cf. Mt 18, 14). De acordo com o evangelista S. Lucas (cf. Lc 15, 1-3), no entanto, as parábolas da ovelha desgarrada, da dracma perdida e do filho pródigo foram proferidas quando alguns fariseus e escribas murmuravam da misericórdia e da benignidade do Senhor para com os pecadores. Apesar do aparente conflito, ambos os testemunhos são verdadeiros. Com efeito, a parábola da ovelha perdida é de tal índole e de tamanha beleza, além de ser muito familiar à mentalidade judaica, que Jesus a deve ter contado não uma, mas várias vezes.

2. Duas comparações. — a) A ovelha perdida (cf. Mt 18, 12-13; Lc 15, 4-6). A comparação proposta por Cristo é tão simples e transparente que dispensa explicações. Um pastor leva cem ovelhas ao pasto (S. Mateus diz “na montanha”, enquanto S. Lucas se refere a um “deserto”). Se acontecer de uma delas desgarrar-se do rebanho, o pastor deixa no aprisco as outras noventa e nove e sai à procura da que se perdeu. Quando por fim a encontra, põe-na sobre os ombros e volta cheio de júbilo ao rebanho. Alguns exegetas observam que a contraposição entre os números 99 e 1, como forma de realce, é bastante frequente nos ensinamentos rabínicos. — b) A dracma perdida (cf. Lc 15, 8-9). Uma mulher, talvez uma pobre viúva, possuía apenas dez dracmas: se perde uma delas, acende a lâmpada, mesmo que seja de dia, e vasculha diligentemente todos os cantos da casa até a encontrar. Tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas para comunicar-lhes a sua alegria. Trata-se, obviamente, de uma hipérbole usada para descrever, à maneira oriental, um sentimento de contentamento e satisfação.

3. Doutrina espiritual. — “Assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15, 7), à semelhança de uma mãe que se alegra mais com a cura de um filho que estava doente do que com a saúde dos que já estavam sãos. Daqui não se pode inferir, porém, que os escribas e fariseus sejam justos de fato, pois Cristo se refere somente aos que são tidos publicamente como pecadores; quantos aos justos, fala deles de forma geral, sem revelar se eram realmente justos os que, como os fariseus, se consideravam tais. Além da alegria que há no céu pela conversão de um pecador, o Senhor também expressa, em cores muito bonitas, a solicitude com que Deus busca por todos os meios reaver uma única alma perdida. Em S. Mateus, a conclusão da parábola reza assim: “Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mt 18, 14), ou seja: assim como um pastor não mede esforços para que não se perca uma só ovelha, assim também Deus, que tem cuidado até dos mais pequenos, vos adverte seriamente para que não façais perecer, escandalizando-o, a nenhum destes pequeninos.

Também se podem notar os seguintes aspectos: a) Jesus é o Salvador dos pecadores: “Não vim chamar à conversão os justos, mas, sim, os pecadores” (Lc 5, 32). Ele ama e deseja os que estão perdidos; vai-lhes ao encalço; tendo-os achado, põe-nos sobre os ombros e leva-os ao aprisco da Igreja e, cheio de alegria, ordena que no céu se faça festa pela salvação deles. — b) Jesus é o Salvador dos homens, não dos anjos: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas” (Is 53, 6), pois Ele se encarnou para salvar os que, descendentes de Adão, nascemos em pecado e inimizade com Deus, mas que ainda podemos, pela conversão e a graça de Cristo, chegar à salvação no céu. O divino Pastor deixa as noventa e nove ovelhas (os anjos bons, confirmados em graça) e saí à procura da ovelha perdida (todo o gênero humano). Busca-a com grande trabalho (por seu ministério público), coloca-a nos ombros (por sua Paixão e Morte) e, ao cabo, volta cheio de júbilo para casa (por sua Ascensão). A alegria não é mais do que o fruto sazonado da Redenção. — c) A dracma espiritual. Trata-se da alma que, qual uma moeda, traz impressa em si mesma a imagem e semelhança de Deus. Esse cunho, porém, está muitas vezes sujo e corroído pelo pecado, a ponto de ser quase irreconhecível. A Igreja, simbolizada na mulher, busca diligentemente a dracma perdida. Por fim, a conversão dos pecadores deve ser para todos, graças ao vínculo de caridade que nos une num só Corpo, motivo de grande alegria: “Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido” (Lc 15, 9).

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | Nós somos a ovelha perdida (Terça-feira da 2.ª Semana do Advento)

Jesus é o bom pastor que deixa as noventa e nove ovelhas, isto é, os anjos bons já confirmados em graça, e sai diligentemente à procura da ovelha perdida, quer dizer, de todo o gênero humano, desgarrado pelo pecado e presa fácil do demônio, esse leão que ruge em derredor, buscando a quem devorar. Cristo, Deus encarnado, veio à nossa procura, encontrou-nos depois de muito trabalho e pôs-nos sobre os seus ombros por sua Paixão e Morte a fim de nos introduzir no aprisco seguro da Igreja, para nela sermos alimentados com o pasto celeste.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 6 de dezembro, e medite conosco mais uma passagem do Santo Evangelho!


https://youtu.be/smUts6cN2wk
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 06/12/2022

Ouça no Youtube

São Nicolau de Mira (Memória Facultativa)
Local: Mira, Turquia
Data: 06 de Dezembro† s. IV


Como em outros casos, estamos diante de um santo de intensa devoção popular, envolto nas brumas do legendário. Sobre a história do culto a São Nicolau se poderia escrever com facilidade um livro. Sobre sua vida a única coisa que se sabe de certo é que foi bispo de Mira, atual Dembre Maritima na Turquia, durante o século IV. Consta que, como Bispo, participou do Concilio de Niceia em 325.

São Nicolau é conhecido e venerado, sobretudo, pela extrema caridade para com os pobres. Teria distribuído entre eles a fortuna herdada de seus pais. Em sua vida registra-se o caso de três moças, cujo pai pobre, não podendo fornecer dotes para o casamento, aconselhava as filhas a se entregarem à prostituição. Nicolau, ao saber disso, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.

Ele é particularmente venerado na Rússia e em todo o Oriente. É padroeiro de incontáveis localidades e igrejas; é também padroeiro dos marinheiros e navegantes. Seu culto difundiu-se também na Itália no século XI, quando em Bári lhe foi dedicada uma basílica. Para lá, anos mais tarde, foram trasladadas suas relíquias.

Em lendas surgidas no século VI, São Nicolau aparece realizando estupendos milagres. No século XII, surgiu o costume de representar São Nicolau dando doces às crianças, na vigília de sua festa, talvez numa transposição do milagre do bispo que, conforme a lenda, teria ressuscitado três meninos assassinados e salgados, ou do dote providenciado para as três jovens. Mais tarde, esse costume se desenvolveu por influência dos mitos germânicos da natureza.

E no século IX, no norte da Alemanha, o folclore pagão substituiu São Nicolau pelo "Homem do Natal" (Weihnachtsmann), mudando seu nome para "Santa Klaus", Sint Klaeg ou para o velho e ridículo "Papa Noël" dos franceses. Nos países nórdicos europeus ou de origem nórdica, Sankt Nikolaus, Santa Klaus, é o santo bispo de barbas brancas, que traz presentes às crianças no dia 6 de dezembro. Aos poucos ele é travestido de "Papa Noël" e, mais tarde, comercialmente instrumentalizado para promoção da festa do Natal, sobretudo, nos Estados Unidos da América. Hoje o personagem principal não é mais Jesus Cristo, o Messias que nasce, mas o "Papai Noel", uma deturpação da figura de São Nicolau.

A Oração coleta não entra nos meandros das lendas. São Nicolau é invocado contra todo perigo, para que se abra diante de nós, sem obstáculo, o caminho da salvação. Estamos, portanto, diante de um bispo que exerceu a função de bom pastor.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Nicolau de Mira, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil