Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus. (Sl 94, 6-7)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Jó 7, 1-4. 6-7)


Leitura do Livro de Jó


Jó disse: 1“Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como dias de um mercenário?

2Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga, 3assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento. 4Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer.

6Meus dias correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança.

7Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!

Salmo Responsorial  (Sl 146)


R. Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.


— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo. R.

— Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome. R.

— É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios. R.


https://youtu.be/jKYJBA--R8A

Segunda Leitura (1Cor 9, 16-19. 22-23)


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos: 16Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!

17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste, então, o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.

22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas. (Mt 8, 17) R.

Evangelho (Mc 1, 29-39)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.

30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.

31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.

32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa.

34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.

36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”.

38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para alimento da nossa fraqueza, concedei que se tornem para nós sacramento da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Demos graças ao Senhor por sua bondade, por suas maravilhas em favor dos homens; deu de beber aos que tinham sede, alimentou os que tinham fome. (Sl 106, 8-9)

Ou:


Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. (Mt 5, 5-6)

Depois da Comunhão

Ó Deus, vós quisestes que participássemos do mesmo pão e do mesmo cálice; fazei-nos viver de tal modo unidos em Cristo, que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 07/02/2021
Abasteçamos o nosso coração da graça de Deus

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto” (Marcos 1,35).

Talvez o que chame mais a nossa atenção no Evangelho que escutamos são as curas de Jesus. Hoje, vemos que Ele foi curar a sogra de Simão que estava de cama, e Ele realmente foi lá cuidar dela. Depois do pôr do sol, levaram a Jesus tantos doentes e enfermos possuídos pelo demônio. A cidade inteira ia atrás de Jesus e Ele cuidava deles e curava-os.

Nós nos esquecemos de olhar o segredo de Jesus, a graça d’Ele. Talvez você olhe: “Porque Ele é o filho de Deus”. É verdade, Ele é o Filho de Deus feito homem que nos ensina como devemos viver a nossa humanidade.

Se nós precisamos cuidar uns dos outros, se precisamos ser dom de graça, de cura e amor para o outro, precisamos cuidar de nós em primeiro lugar. É isso que Jesus faz, Ele não se descuida. Quando Ele se levanta de madrugada para rezar, para se retirar no deserto, Ele vai se abastecer, revigorar-se, alimentar-se espiritualmente na solidão do alimento sólido para levar esse alimento do Espírito às multidões, aos corações.

A nossa humanidade tão sofrida e combalida, muitas vezes vencida pelo mal, precisa verdadeiramente de um alimento sólido e espiritual. E se não nos retirarmos para o deserto, o mundo vai retirar de nós, como tem retirado com tanta força, a graça de Deus.

Mesmo trabalhando para Deus, mesmo cuidando da casa, da família, dos filhos e das obrigações do trabalho, veja o quanto ficamos cansados e, muitas vezes, estragados, porque somos puxados para lá e para cá pelas obrigações e responsabilidades.


Se não nos retirarmos para o deserto, o mundo vai retirar de nós, como tem retirado com tanta força, a graça de Deus

Retire-se! Retirar não quer dizer deixar de lado, retirar quer dizer: Eu preciso me abastecer, cuidar de mim para cuidar melhor daquilo que preciso cuidar.

Perdoe-me, mas tem muita mãe estressada, muito pai estressado, e que descontam tudo em casa, alteram a voz, brigam, fazem chilique, criam pânico, pavor, e começam a achar que o problema são os filhos. Os filhos não são o problema, eles são graça. Mas cuidado, para que a graça que os filhos são não se torne desgraça.

Estou vendo tantas pessoas se orgulharem de trabalhar, trabalhar... Mas abaixo a cabeça e me preocupo com as pessoas que só falam de trabalho, com pessoas que não se revigoram, com pais e mães que não se voltam para se retirarem da escuridão do deserto da vida, e se abastecerem da oração, da direção e da luz de Deus.

Não é rezando uma Ave-Maria que você vai resolver a sua vida, mas é tomando a atitude de homem e de mulher orante para se abastecer de Deus que você vai trazer a graça da cura e da libertação para a sua casa e para a sua família.

Não descuidemos, a oração é mais do que necessária, ela é fundamental para qualquer edifício espiritual. A nossa casa e a nossa família são nosso maior patrimônio espiritual. Cuidemos dela no poder da oração!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Livres para servir a Deus

A cura da sogra de Pedro, narrada no Evangelho deste domingo, é um resumo de toda a história da Salvação. Pois a mão forte com que Jesus levanta aquela mulher febril é a mesma mão poderosa que libertou Israel da escravidão do Faraó, e que liberta todo o mundo da escravidão de Satanás. De nossa parte, porém, é preciso querer sair da miséria do pecado e deixar de comer a “lavagem de porcos” que o demônio nos oferece. E por onde começar esse processo de libertação, senão pelo sacramento da Confissão?




Santo do dia 07/02/2021

São Ricardo

Nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade.

O santo inglês quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Mas, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos. São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade.

São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo. Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo. Sejamos santos.

São Ricardo, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil