Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia. (Ap 5, 12)

Coleta

Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 15, 22-31)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.

Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Salmo Responsorial (Sl 56)


R. Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.


— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minh'alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora! R.

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra! R.


https://youtu.be/SD0aJRfJKhA
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. (Jo 15, 15b) R.

Evangelho (Jo 15, 12-17)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Sobre as Oferendas

Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Aquele que foi crucificado ressurgiu dos mortos e nos redimiu, aleluia!

Depois da Comunhão

Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a Eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 07/05/2021
O amor é a atitude mais sublime do discípulo de Jesus

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos” (João 15,12-13).

Se a Palavra de Deus nos diz que para permanecer n’Ele precisamos amar uns aos outros, é porque precisamos amar uns aos outros. Buscamos aqueles meios ordinários e extraordinários de amar a Deus: a oração, a comunhão, a adoração, permanecer na presença de Jesus adorando em Espírito e Verdade, até choramos porque amamos tanto a Jesus. Mas não basta as nossas orações; e não podemos deixá-las de fazer, temos até que caprichar mais, intensificar mais, porque, sem a oração, não amamos a Deus nem a ninguém; sem a oração, o nosso coração não se converte, não se inclina; sem a oração não exorcizamos o orgulho, a vaidade, a soberba e o egoísmo que há dentro de nós.

A oração alarga o coração. Mas, por favor, não vivamos a hipocrisia da oração. Não basta dizer que ora, porque se não ama, não entendemos nada dos mandamentos do Senhor. "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros”. De que forma? Da forma que Ele nos amou; amou os inimigos, amou quem não O queria bem; fez bem a quem Lhe fez mal; do mesmo jeito que amou Pedro, amou Judas, amou os que O abandonaram, lavou os pés dos Seus, teve toda a paciência, longanimidade e morreu dando o supremo gesto de amor: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,34).

Esse é o distintivo do discípulo de Jesus: o amor ao próximo acima de tudo!

Amor conjuga com perdão, com reconciliação, com cuidado e respeito para com o outro. Amor nunca se conjuga com o mal; falar mal, querer mal, desejar e fazer mal para o outro. O amor é a atitude mais sublime de um discípulo de Jesus. Não é aquele que canta para Jesus, que fala do nome de Jesus, que proclama o nome de Jesus; não é aquele que sabe tudo a respeito de Jesus, sabe os dogmas, os mandamentos, as Leis, sabe tudo de Deus, porque Deus não é teoria, Ele é vida e a vida de Deus é amor.

Se queremos permanecer em Deus, não há outro caminho, a não ser a via do amor, uma via dolorosa e exigente, é uma via de sacrifícios, mas não há sacrifício mais sublime e belo do que o sacrifício de amar. E não é amar quem nos ama, porque isso não precisa ser cristão para amar, até os animais o fazem. É o amor universal, amor caritas, amor que se estende para todos.

É claro que não posso deixar de amar os meus, pois, do contrário, não vou amar ninguém. E a ninguém podemos ficar devendo nada, a não ser o amor que precisa ser dado a cada dia. Este é o distintivo do discípulo de Jesus: o amor ao próximo acima de tudo!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

“Eu nunca te deixarei”

“Tu sofres muito. Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 07/05/2021

Santa Flávia Domitila

Era esposa do governador romano chamado Flávio Clemente, pertencente à família dos flavianos.

Os imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano pertenciam também a essa família. Os dois primeiros não aplicaram o edito de Nero, que tornava cada cristão um criminoso, mas Domiciano sim. Com interesses econômicos e de impostos, oprimia judeus e cristãos.

Flávia, cujo marido permitia que ela vivesse a fé, vivia a caridade, socorria os pobres, cuidava do enterro dos mártires. Porém, seu esposo foi assassinado por Domiciano, que não admitia ter uma cristã em sua família. Ele, então, desterrou Flávia para uma ilha, onde sofreu muitos maus tratos e foi martirizada.

Peçamos a intercessão da santa de hoje, para que o nosso testemunho seja atual na fé e expresso na caridade.

Santa Flávia Domitila, rogai por nós!

 

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil