Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2, 12)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 16, 1-10)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.

4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.

7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

Salmo Responsorial (Sl 99)


R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira.


— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! R.

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho. R.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! R.


https://youtu.be/YGneP2gC9uc
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando à direita de Deus Pai. (Cl 3, 1) R.

Evangelho (Jo 15, 18-21)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Pai, eu te rogo por eles, para que sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste, diz o Senhor, aleluia! (Jo 17, 20-21)

Depois da Comunhão

Guardai, ó Deus, no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 08/05/2021
Mostremos ao mundo o amor de Deus

“‘O servo não é maior que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15,20).

Os discípulos de Jesus seguem os passos do Seu Mestre. Agora, não estranheis quando não somos amados, quando somos ignorados, quando falam mal de nós, quando nos perseguem por causa do nome de Jesus.

Assim como fizeram com o nosso Mestre, nós, que somos seus discípulos, O seguimos no amor e também na dor; nós, que somos Seus discípulos, O seguimos na glória e na cruz em primeiro lugar. Nós, seus discípulos que O seguimos na vida, O seguimos também na penúria e na perseguição por causa da vida, por isso, não temamos o mundo.

O mundo odiou Jesus, e o mundo odeia as palavras de Jesus, agora, o mundo nos odeia, mas o que não podemos é odiar as pessoas do mundo. Podemos odiar as maldades do mundo, e devemos ter nojo delas, devemos ter repúdio a tudo aquilo que é mundano e que agride a dignidade humana e os valores evangélicos, mas não compartilhamos do ódio do mundo, não semeamos ódio das pessoas umas contra as outras, não injetamos ódio no coração das pessoas, porque não fomos vacinados com ódio. Fomos vacinados com o amor de Deus, é esse amor que precisa estar injetado em nossas veias, em nosso coração e em tudo aquilo que realizamos.


Nós, que somos seus discípulos, O seguimos no amor e também na dor

É o amor de Deus que tem que estar em nós, é o amor de Deus que levamos ao mundo. E o mundo nos odiando, respondemos com outra moeda, a nossa moeda é o amor. O mundo nos perseguindo, não perseguimos as pessoas do mundo, mas oramos por elas, oferecemos a elas a outra face, oferecemos a face do Evangelho, do perdão e da misericórdia.

É verdade que o mundo não se convence muito, e muitas vezes do Evangelho, porque os seguidores de Jesus fazem o que o mundo faz: odeiam, perseguem, falam mal, se comportam como o mundo se comporta, trazem para dentro da igreja todas as atitudes mundanas e, às vezes, é difícil distinguir o que é de Deus e do mundo. Quando vivemos os sentimentos mundanos dentro de nós, semeamos e espelhamos discórdias, nos colocamos uns contra os outros.

Muitas vezes, você sofre perseguição não do mundo, mas das pessoas mundanas que estão dentro da igreja. Por isso, o mais importante é não ter os sentimentos do mundo, mas que os sentimentos de Cristo Jesus estejam em nós.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

“Ó meu Jesus, perdoai-nos!”

Muito se especula até hoje sobre o famoso “segredo de Fátima”. Na verdade, o verdadeiro segredo de Fátima é muito simples e se entende com perfeita clareza, se olhamos para o conjunto das aparições de Maria: nós, apesar de “pastorinhos” insignificantes e impotentes, se aceitarmos das mãos dela a caridade celeste, podemos mudar o rumo da história, resgatando das garras do inferno uma multidão de pobres pecadores! Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para este sábado, 8 de maio, e ofereçamos nossa vida, trabalhos e orações em sacrifício pela salvação das almas!




Santo do dia 08/05/2021

São Pedro de Tarantásia

Nasceu no ano de 1102 perto de Viena, numa família que buscava a Deus. Com vinte anos ele entrou para a vida religiosa, e, mais tarde, seus pais e sua única irmã também ingressaram na Ordem da qual fazia parte. Todos se tornaram religiosos.

Ele viveu um longo tempo num convento, depois, foi transferido para outro, como superior, nas montanhas de Tarantásia. Ali, na sua vida religiosa, eucarística, mariana e obediente às regras, fundou obras sociais.

Ganhou simpatia e conquistou o coração das autoridades para Cristo. Assim, somando a caridade que reinava em seu coração e a ajuda material de muitos outros, os beneficiados eram sempre os pobres. Chegou a criar um grande hospital.

São Pedro foi um homem pacificador. Peçamos a intercessão do santo de hoje para que, onde quer que estejamos, sejamos sinais de paz.

São Pedro de Tarantásia, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil