Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Memória Facultativa

Santo Efrém, Diácono Doutor


Antífona de entrada

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. (Sl 26, 1-2)

Coleta

Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Cor 1, 18-22)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é “sim e não”. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi “sim e não”, mas somente “sim”.

20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu “sim” garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória.

21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

Salmo Responsorial (Sl 118)


R. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


— Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa! R.

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos. R.

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos. R.

— Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome! R.

— Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade! R.

— Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos! R.

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos! R.


https://youtu.be/791E71w0FLw
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai Celeste! (Mt 5, 16) R.

Evangelho (Mt 5, 13-16)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Sois minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Sl 17, 3)

Ou:


Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. (1Jo 4, 16)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que curais nossos males, agi em nós por esta Eucaristia, libertando-nos das más inclinações e orientando para o bem a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 08/06/2021
Testemunhemos o sabor de Deus ao próximo

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?” (Mateus 5,13).

A verdade é aquilo que somos ou devemos ser, e se não estamos sendo, precisamos trabalhar para ser. Trabalhar para ser sal e luz no mundo em que estamos. Se não cuidarmos, vamos perdendo o sabor e o gosto de viver; e quando perdemos o gosto, o sabor, não perdemos só para nós, também tornamos o mundo que está a nossa volta sem gosto e sem sabor.

Sei que muitas coisas acabam nos frustrando, decepcionando-nos, iludindo-nos, amargurando-nos, azedando-nos. E tudo isso vai tirando o gosto de muitas coisas que nós temos. A Palavra nos chama a atenção para o fato de que, primeiro, precisamos ter o gosto por aquilo que, realmente, dá sabor a nossa vida.

Nossa vida, muitas vezes, está imersa em sabores ilusórios, em enganos. Seduzidos como somos pelo mundo em que estamos, colocamos o prazer da vida naquilo que não é verdadeiramente prazeroso.

O nosso brilho tem o sabor do Céu, e nós testemunhamos para o mundo que vale a pena ser de Deus

Tenha alegria de viver, tenha sabor de viver, mas tenha sabor por aquilo que é autêntico, verdadeiro e justo. Não é que o que tem sabor são apenas as coisas da Igreja. É claro que as coisas de Deus tem sabor celeste, divino e sagrado, mas o sabor do sagrado está nas coisas que nós vivemos quando elas são justas e honestas. Quer uma coisa mais saborosa do que fazer o bem para o outro, do que cuidar do outro mesmo que não recebamos nada em troca?

Aqui, é importante quando sentimos o sabor de fazer a coisa na gratuidade, sem esperar receber nada em troca, pois isso torna a vida saborosa, e esse é o verdadeiro sabor. Porque o sabor do mundo exige retribuição; estou sendo retribuído por aquilo que fiz. Não! Estou fazendo o bem, porque fazer o bem é a minha razão de ser, é o que me dá sabor de viver.

Seja, de fato, sal; tenha gosto, sabor e dê sabor a tudo o que você faz, mas com aquilo que é o tempero da verdade, da honestidade e dos valores evangélicos.

Sejamos luz que ilumina, não sejamos aquela luz apagada que nos leva a tropeçar e leva os outros a tropeçar, porque não estamos na luz. Não vivamos nenhuma situação nas trevas. Aquilo que está nas trevas, que são pensamentos e sentimentos, purifiquemos pela luz de Cristo, para que nos tornemos luz de Cristo para os homens.

Vemos o mundo cercado de brilhos, mas não é o brilho do mundo, não é o brilho de aparecer, de ser importante, não é o brilho das estrelas desse mundo; é o brilho da santidade, das virtudes, do bom exemplo, é o brilho que faz resplandecer em nós a luz de Deus.

As pessoas estão buscando o brilho e as aparências deste mundo. O nosso brilho não é deste mundo, o nosso brilho tem o gosto e o sabor do Céu, e nós testemunhamos para o mundo que vale a pena ser de Deus.

Que a nossa vida testemunhe aquilo que saboreamos. Saboreamos Deus? Que tenhamos o gosto d’Ele. A luz de Deus brilha sobre nós? Que ela brilhe através de nós.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

O cristão incomoda!

“Também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 08/06/2021

São Medardo

O nome do santo recordado neste dia, significa: “audaz”.De origem simples, pobre, agrícola, Medardo tinha a maior riqueza: a fé no amor de Deus. Ele foi crescendo na piedade e na generosidade, tanto que, diante de um pobre viajante, que, tendo sido roubado o seu cavalo, chorava copiosamente e, por isso, o santo deu a ele generosamente o seu próprio cavalo.Medardo queria uma vida de consagração total. Seu pai, que o conhecia e amava, foi quem mais o ajudou a perceber sua vocação ao sacerdócio ordenado. Com 33 anos ele tornou-se padre. Um homem apostólico que preferia os pobres e mais sofridos.O santo de hoje, depois de viver seu apostolado como sacerdote, foi escolhido para ser bispo e foi um grande pastor. Sua generosidade continuou sendo instrumento de evangelização para muitos nas palavras e nas obras. Faleceu em 560, tornando-se para nós um grande exemplo e intercessor.
São Medardo, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil