Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Memória Facultativa

Santo Agostinho Zhao Rong, Presbítero e Companheiros Mártires


Antífona de entrada

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47, 10-11)

Coleta

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Gn 44, 18-21. 23b-29; 45, 1-5)


Leitura do Livro do Gênesis


Naqueles dias, 44, 18Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo, disse: “Perdão, meu Senhor, permite ao teu servo falar com toda a franqueza, sem que se acenda a tua cólera contra mim. Afinal, tu és como um faraó! 19Foi meu senhor quem perguntou a seus servos: ‘Ainda tendes pai ou algum outro irmão?’ 20E nós respondemos ao meu senhor: ‘Temos um pai já velho e um menino nascido em sua velhice, cujo irmão morreu; é o único filho de sua mãe que resta, e seu pai o ama com muita ternura’. 21E tu disseste a teus servos: ‘Trazei-o a mim, para que eu possa vê-lo. 23bSe não vier convosco o vosso irmão mais novo, não vereis mais a minha face’.

24Quando, pois, voltamos para junto de teu servo, nosso pai, contamos tudo o que o meu senhor tinha dito. 25Mais tarde disse-nos nosso pai: ‘Voltai e comprai para nós algum trigo’. 26E nós lhe respondemos: ‘Não podemos ir, a não ser que o nosso irmão mais novo vá conosco. De outra maneira, sem ele, não nos podemos apresentar àquele homem’. 27E o teu servo, nosso pai, respondeu: ‘Bem sabeis que minha mulher me deu apenas dois filhos. 28Um deles saiu de casa e eu disse: um animal feroz o devorou! E até agora não apareceu. 29Se me levardes também este, e lhe acontecer alguma desgraça no caminho, fareis descer de desgosto meus cabelos brancos à morada dos mortos’”.

45, 1Então José não pôde mais conter-se diante de todos os que o rodeavam e gritou: “Mandai sair toda a gente!” E, assim, não ficou mais ninguém com ele, quando se deu a conhecer aos irmãos. 2José rompeu num choro tão forte, que os egípcios ouviram e toda a casa do Faraó. 3E José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda vive?” Mas os irmãos não podiam responder-lhe nada, pois foram tomados de um enorme terror. 4Ele, porém, cheio de clemência, lhes disse: “Aproximai-vos de mim”. Tendo-se eles aproximado, disse: “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis, por me terdes vendido a este país. Porque foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito”.

Salmo Responsorial (Sl 104)


R. Lembrai as maravilhas do Senhor!


— Mandou vir, então, a fome sobre a terra e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, José que foi vendido como escravo. R.

— Apertaram os seus pés entre grilhões e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, e a palavra do Senhor lhe deu razão. R.

— Ordenou, então, o rei que o libertassem, o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, e de todos os seus bens o despenseiro. R.


https://youtu.be/RNSE7wR1sPE
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1, 15) R.

Evangelho (Mt 10, 7-15)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo”.

Sobre as Oferendas

Possamos, ó Deus, ser purificados pela oferenda que vos consagramos; que ela nos leve, cada vez mais, a viver a vida do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33, 9)

Ou:


Vinde a mim, vós todos que sofreis e estais curvados sob os vossos fardos, e eu vos aliviarei, diz o Senhor (Mt 11, 28)

Depois da Comunhão

Nós vos pedimos, ó Deus, que, enriquecidos por essa tão grande dádiva, possamos colher os frutos da salvação sem jamais cessar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 08/07/2021
Precisamos nos aproximar sempre mais do Reino de Deus

“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10,7-8).

É de graça que nós recebemos graça sobre graça, é de graça que recebemos o amor e a salvação de Deus. É por graça que Deus nos salva, e por isso sejamos também canais da graça. Tudo o que nós precisamos, nesta vida, é ser canais da graça, instrumentos dela. Eu não sou a graça, mas Deus me fez instrumento da Sua graça, Deus fez você e quer que você seja sempre um instrumento para que a graça d'Ele chegue aos corações.

A graça primeira é a do anúncio, e, em meio a tantas calamidades, em meio aos tempos difíceis que nós vivemos e aos sofrimentos que enfrentamos, nós poderíamos parar nisso, mas se pararmos diante dos dramas, a vida humana ao invés de ser uma graça, cai em desgraça.


Precisamos levar com mais determinação o Reino de Deus que está no meio de nós

A graça de Deus está no meio de nós, o Reino dos Céus está próximo, nós precisamos nos aproximar sempre mais desse Reino e trazer as pessoas para estarem próximas, dentro do Reino dos Céus. Não podemos nos distanciar nem deixar que os nossos estejam distantes.

Nós, muitas vezes, usamos a nossa boca para ser instrumento da desgraça, e não instrumento da graça. É que nós, muitas vezes, levamos, através das nossas palavras, daquilo que fazemos, o desespero, o medo, o pavor e a descrença. Não é para levar ilusão, de forma alguma, mas precisamos levar com mais determinação o Reino de Deus que está no meio de nós.

As pessoas me perguntam: “Padre, onde está Deus que não vê o sofrimento do Seu povo?”, “Onde está Deus diante de tantos dramas que nós passamos?”, “Onde está Deus diante da pandemia, diante de tantas outras situações dramáticas?”, “Onde está Deus diante do câncer?”, “Onde está Deus diante da depressão e de tantos males que chegam ao nosso coração?”.

Deus está aqui no meio de nós. Ele está sofrendo com os que sofrem, chorando com os que choram, mas sendo fortaleza daqueles que se refugiam n’Ele e fazem d’Ele o vigor da sua vida, sendo esperança para aqueles que não se refugiam no desespero, mas colocam n’Ele a sua confiança.

Onde está Deus? Cuidando, na fé, daqueles que olham para Ele com fé e não com desespero, sendo a confiança, o alento, o sustento e a direção para quem se volta a Ele de todo o coração.

Deus está no meio de nós. Precisamos nos encher d’Ele, preencher-nos d’Ele e O levarmos para os doentes, para os mortos, porque muitos estão ainda vivendo, mas estão como que mortos.

Precisamos limpar, purificar todos os que estão sujos na carne e no espírito pela força do pecado. Precisamos, no Reino de Deus, expulsar esses demônios todos que semeiam confusão, discórdias, brigas, invejas, rancores e dissabores no meio de nós. Precisamos ser, no mundo, a presença amorosa de Deus que está no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

O padre não é um “funcionário”!

Vemos em muitas “igrejas” protestantes como os seus “ministros” são carreiristas. Ser “pastor”, para eles, é uma opção de sucesso, de solução para a vida financeira. Mas se eles são “evangélicos”, como afirmam ser, por que não seguem o Evangelho? Por que não fazem como os Apóstolos, que deixaram tudo? Infelizmente, a mentalidade que transforma o ministro de Deus num funcionário entrou também na Igreja, de forma que, hoje, muitos no clero católico padecem de certo protestantismo: não querem viver a vida que viveram os Apóstolos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 8 de julho, e rezemos hoje não só pelo número das vocações, mas por sua qualidade!




Santo do dia 08/07/2021

 

 


Santo Áquila e Santa Priscila (Memória Facultativa)
Local: Ásia Menor / Roma
Data: 08 de Julho † s. I


Encontramos Santo Áquila e Santa Priscila nos Atos dos Apóstolos. Áquila, ao que tudo indica, era um judeu convertido. Com nome latino, ignora-se-lhe o nome judeu.

São Paulo, no ano 50, depois de ter evangelizado Atenas, em Corinto principiou a colher numerosos frutos de conversão, e, encontrando um judeu, chamado Áquila, natural do Ponto, que pouco antes tinha chegado da Itália, e Priscila, sua mulher (pelo motivo de Cláudio ter mandado sair de Roma todos os judeus), uniu-se a eles. Como tinha o mesmo ofício, morava com eles, e trabalhava (eram fabricantes de tendas). Disputava todos os sábados na sinagoga, e esforçava-se por ganhar judeus e gregos.

Quando Silas e Timóteo chegaram a Macedônia, Paulo aplicava-se assiduamente à palavra, dando testemunho aos judeus de que Jesus era o Messias. Mas, como o contradissessem e o injuriassem, ele, sacudindo as suas vestes, disse-lhes:
- O vosso sangue caia sobre a vossa cabeça; eu não tenho culpa; desde agora vou para os gentios.

Saindo dali, entrou em casa dum chamado Tito Justo, temente a Deus, cuja casa estava contígua à sinagoga. Crispo, arquissinagogo, creu no Senhor com toda a família, e muitos dos coríntios, ouvindo-o, criam e eram batizados. Uma noite, numa visão, o Senhor disse a Paulo:
- Não temas, mas fala e não te cales, porque eu sou contigo; e ninguém porá a mão sobre ti nesta cidade para te fazer mal, porque tenho muito povo nesta cidade.

E demorou-se ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a Palavra de Deus.

Mas, sendo procônsul da Acaia Galião, os judeus, de comum acordo, levantaram-se contra Paulo, e levaram-no ao tribunal, dizendo:
- Este persuade os homens a que adorem a Deus com um culto contra a lei.

Começando Paulo a abrir a boca para responder, disse Galião aos judeus:
- Se isto fosse na realidade algum agravo ou delito grave, eu vos ouviria, ó judeus, conforme o direito. Mas, se são questões de palavra acerca de nomes, e acerca da vossa lei, isto é convosco, eu não quero ser juiz de tais coisas.

E mandou-as sair do tribunal. Então eles todos, lançando mão de Sóstenes, príncipe da sinagoga, batiam-lhe diante do tribunal; e Galião nada se importava com isso.

Paulo, demorando-se ainda muitos dias, despedindo dos irmãos, navegou para a Síria (e com ele Priscila e Áquila), depois de ter cortado o cabelo em Cencreas, porque tinha um voto. (Quando estavam doentes ou se encontravam em alguma dificuldade, os judeus costumavam prometer a Deus ir a Jerusalém oferecer-lhe um sacrifício, comprometendo-se a cortar o cabelo trinta dias antes do sacrifício, ao mesmo tempo que se abstinham de vinho. Foi o que São Paulo fez. Embora defendesse o princípio da liberdade cristã em face do judaísmo, continuava a praticar as cerimônias judaicas, quando elas não iam de encontro àquela liberdade).

Chegou a Éfeso e deixou-os ali. Tendo entrado na sinagoga, disputava com os judeus. Rogando-lhe eles que ficasse ali mais tempo, não condescendeu, mas, despedindo-se e dizendo: Outra vez, se Deus quiser, voltarei a vós. E partiu para Éfeso.

Desembarcando em Cesareia, subiu (a Jerusalém), aí saudou a Igreja, e foi em seguida a Antioquia.

Tendo estado ali algum tempo, partiu, atravessando sucessivamente a terra da Galácia e a Frígia, fortalecendo todos os discípulos.

Ora, tinha chegado a Éfeso um judeu, chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, versado nas Escrituras. Tinha sido instruído no caminho do Senhor, e ensinava com exatidão o que dizia respeito a Jesus, conhecendo somente o batismo de João. Começou a falar com liberdade na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo, e lhe expuseram mais minuciosamente o caminho do Senhor. Querendo ele ir a Acaia, os irmãos animaram-no a isso, e escreveram aos irmãos que o recebessem. Tendo ele chegado, foi de muito proveito para os que tinham crido. Porque, com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

Depois disto, só encontramos os dois santos esposos em breves menções que São Paulo faz no fim de certas epístolas: "As igrejas da Ásia saúdam-vos. Muito vos saúdam no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja de sua casa, dos quais sou hóspede" (1Cor 16, 19). São referências que datam do ano 55, que Paulo nos deixou, escrevendo de Éfeso.

Depois: "Saudai Prisca e Áquila, meus cooperadores em Jesus Cristo (os quais expuseram as suas cabeças pela minha vida; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios)" (Rm 16, 3).

Como última citação, lemos: "Saúda Prisca, Áquila e a família de Onesíforo" (2Tm 4, 19).

Foi Odon que introduziu ambos os esposos, zelosos das coisas de Deus, no martirológio, dizendo que morreram na Ásia Menor. Uma tradição, porém, di-lo que em Roma.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil