Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Cf. Is 48, 20)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 10, 25-26. 34-35. 44-48)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


25Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”.

34Então, Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”.

44Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra.

45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?”

48E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.

Salmo Responsorial (Sl 97)


R. O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. R.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! R.


https://youtu.be/-DaEp0xJpzY

Segunda Leitura (1Jo 4, 7-10)


Leitura da Primeira Carta de São João


Caríssimos: 7Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.

9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. (Jo 14, 23) R.

Evangelho (Jo 15, 9-17)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.

12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.

16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Se me amardes, guardareis meus mandamentos, diz o Senhor. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, que permaneça convosco para sempre, aleluia! (Jo 14, 15.16)

Depois da Comunhão

Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal, e infundi em nossos corações a força desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 09/05/2021
Espalhemos o amor de Deus entre nós

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (João 15,16).

Fizemos um dia a opção de seguir a Jesus, de caminhar nos passos d’Ele, mas quem fez a escolha foi Ele. Foi Ele quem nos escolheu, nos amou primeiro, foi Ele quem nos apresentou o seu amor, sua bondade e a sua misericórdia. E por que Jesus nos escolheu? Por que nos chamou? Para que possamos produzir frutos e para que o nosso fruto permaneça.

A alegria de um pai e de uma mãe, os frutos do relacionamento são os filhos, gerados ou adotados, não há diferença, mas são frutos do amor. O fruto do trabalho de uma pessoa é aquilo que ela produz, que ela deixa, mas qual é o fruto do discípulo de Jesus, daquele que foi chamado e escolhido por Jesus?


Onde um discípulo de Jesus passa, ele deixa amor, espalha e semeia o amor, ele deixa ali a marca do amor

Somos chamados para produzir fruto, e o nosso fruto precisa permanecer. O primeiro fruto fundamental e essencial é o amor. Onde um discípulo de Jesus passa, ele deixa amor, espalha e semeia o amor, ele deixa ali a marca do amor. Por onde ele passa, semeia a verdade, porém, não é a sua verdade, porque cada um tem a sua verdade. É a verdade do amor de Deus, a verdade que liberta e salva.

Por onde o discípulo de Jesus passa, deve permanecer uma alegria, mas não é a alegria do mundo, aquela alegria de se alegrar por qualquer coisa, mas a alegria de ser de Deus, de servir a Deus.

Onde o discípulo de Jesus passa, ele precisa deixar o fruto da coerência. Em meio às fraquezas e fragilidades, a coerência de dizer que a verdade não é ele, mas é Deus. A coerência de se levantar quando errar, a coerência de permanecer na verdade que se chama: Jesus.

Precisamos produzir frutos e precisamos que o nosso fruto permaneça, o fruto do testemunho e do nosso amor a Deus. Porque fomos escolhidos, amados e o amor de Deus permanece em nós. E nós permanecemos no amor de Deus, amando uns aos outros; permanecemos no amor d’Ele, guardando os seus mandamentos. E o seu mandamento é este: amor acima de todas as coisas.

Podemos e devemos produzir muitos frutos, mas não há fruto maior e mais sublime que deva permanecer do que o fruto do amor.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Qual a forma mais elevada de amor?

“Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos”, diz Jesus no Evangelho deste domingo. Mas a que amor Nosso Senhor está se referindo? Aproveitando o Dia das Mães, Padre Paulo Ricardo explica, nesta meditação, os diferentes níveis de amor que o ser humano pode manifestar: desde o “amor animal”, de concupiscência, passando pelo amor natural, de benevolência, até o amor sobrenatural, de caridade, que Deus quer derramar em nossos corações.




Santo do dia 09/05/2021

São Máximo

Com grande alegria, lembramos São Máximo, bispo de Jerusalém, que entrou para o Martirológio Romano por causa de sua vida de amor a Deus e ao próximo de modo heroico, isso até entrar na glória no ano de 350.

Homem forte, de oração, e responsável no zelo pastoral, São Máximo, pertencente ao clero, já sabia com coragem e sabedoria enfrentar todos os perseguidores romanos. Aconteceu que, no seu tempo, começou uma grande perseguição aos cristãos, por isso, como modelo e pastor do rebanho, foi perseguido, preso, processado e torturado, a ponto de arrancarem-lhe o olho direito e mutilarem-lhe o pé esquerdo, mas nada disso o fez recuar na fé e na fidelidade a Cristo e à Sua Igreja.

Depois da perseguição, voltou para Jerusalém e fora aclamado bispo. Dessa forma, São Máximo deu seu “máximo” para viver o Evangelho mesmo diante da arrogância dos governantes e hereges, que sempre queriam atrapalhar a vida da Igreja de Cristo que é Santa, Una, Católica, Apostólica em suas notas e perseguida em sua história peregrina.

São Máximo, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil