Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

Nossa Senhora no Sábado ou São Dionísio, B. e Comps. Mts. ou São João Leonardi, Presb.

Antífona de entrada

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra, e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1, 9. 10-11)

Oração do dia

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Jl 4, 12-21)


Leitura da Profecia de Joel


Assim fala o Senhor: 12“Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. 13Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão.

15Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel. 17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos.

18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a torrente de Setim.19O Egito será devastado, e a Idumeia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras.

20Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo”. O Senhor está habitando em Sião.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 96)


R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!


— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. R.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. R.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome! R.


R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11, 28) R.

Evangelho (Lc 11, 27-28)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura. (Lm 3, 25)

Ou:


Embora sendo muitos, nós formamos um só corpo, porque participamos de um mesmo pão e de um mesmo cálice (Cf. 1Cor 10, 17)

Depois da Comunhão

Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 09/10/2021
Ouçamos e pratiquemos a Palavra de Deus em nossa vida

“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 11,28).

Enquanto aquela mulher, em alta voz, exaltava o ventre que trouxe Jesus e os seios que O amamentaram, proclamando essa feliz bem-aventurança, porque, de fato, bendita seja Ela, a Virgem Maria, como a própria Isabel a assaltou: “Feliz és tu que trouxeste para mim a mãe do meu salvador”. Então, Maria é feliz, é bendita, Bem-aventurada, é agraciada porque nos trouxe Jesus, mas Ela é muito mais ainda Bem-aventurada e muito mais feliz porque não só trouxe Jesus, mas foi a primeira que escutou Jesus, que viveu e praticou a Palavra d’Ele.

Escutar a Palavra é escutar Deus, é deixar ser guiado, iluminado e direcionado por Deus

Você pode, talvez, dizer assim: “Não tive a graça que Ela teve, porque só ela pode gerar Jesus”, mas todos nós podemos nos tornar tão discípulos de Jesus como Ela. O mérito que é d'Ela é d'Ela, só Ela pode ser a Mãe de Jesus, o Salvador, mas todos nós podemos ser discípulos, escutar a Palavra do Senhor e praticá-la.

A Palavra de Deus vem ao encontro de todos nós, a Palavra de Deus habita no meio de nós, está em nós, o que nós precisamos é acolher e ouvir. Não basta ser cristão, não basta ser um homem religioso, uma mulher religiosa, porque, muitos na época de Jesus também eram religiosos, mas não ouviram, não acolheram e não praticaram a Palavra.

Nós, hoje, podemos, talvez, nos gloriar porque “eu sou cristão”, porque “eu sou discípulo de Jesus”. Isso não é motivo de vanglória, o que é motivo da glória de Deus (porque a glória é toda d’Ele), é quando escutamos a Sua Palavra. Por isso, não conheço exercício espiritual, prática de fé mais importante do que a prática da escuta, na escuta da Palavra, porque, escutar a Palavra é escutar Deus, é deixar ser guiado, iluminado e direcionado por Deus, e, quando nós escutamos, meditamos e ouvimos a Palavra, nós a praticamos, somos de verdade felizes e bem-aventurados discípulos de Jesus.

Que a graça de Deus nos ilumine a cada dia para ouvirmos a Sua Palavra e a praticarmos em nossa vida!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Homilia Diária | O Coração fiel de Maria (Sábado da 27.ª Semana do Tempo Comum)

A resposta dada hoje por Cristo a um elogio à sua Mãe que irrompe, espontâneo, dos lábios de uma piedosa mulher está longe de ser uma restrição ou, menos ainda, uma negação das glórias de Maria. Porque, se bem é certo que a Virgem não seria bem-aventurada se tivesse gerado a Cristo, mas sem ouvir e guardar a Palavra de Deus, quem pode negar que ela, mais do que todos, tem a felicidade de ser, ao mesmo tempo, Mãe de Deus segundo a carne e a mais fiel cumpridora dos preceitos divinos?Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 9 de outubro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!


https://youtu.be/NWSZFWwvjHk

Santo do dia 09/10/2021


São John Henry Newman (Memória Facultativa)
Local: Edgbaston, Inglaterra
Data: 09 de Outubro † 1890


São John Henry Newman nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1801 em uma família anglicana: a mãe era huguenote e pai de uma orientação religiosa muito tolerante. Ele foi o primeiro de seis filhos de John, um banqueiro, e Jemina Fourdrinier. Em 1808 ele ingressou na Great Ealing School, no então extremo subúrbio de Londres, onde recebeu uma educação superior e era conhecido por seus dons de inteligência.

Em 1816, ano em que terminou os estudos em Ealing e simultaneamente testemunhou a falência do banco do pai, amadureceu a adesão aos princípios mais radicais do calvinismo: passou a acreditar que o Papa era o anticristo. Em 1817 ingressou no Trinity College em Oxford, onde obteve o Bacharelado em Artes.

Em 1822 foi eleito Fellow do Oriel College, onde nasceu sua amizade com Edward Bouverie Pusey. Em 13 de junho de 1824 foi ordenado diácono na Igreja Anglicana, tornando-se coadjutor da paróquia de São Clemente em Oxford. Em 29 de maio de 1825 foi ordenado sacerdote anglicano.

John Henry Newman de 1826 a 1832 é Tutor no Oriel College, onde lida com a educação cultural de muitos estudantes universitários; aqui ele está em contato próximo com Edward Bouverie Pusey, John Keble e Richard Hurrel Froude. Em 14 de março de 1828 foi nomeado pároco da igreja universitária de Santa Maria, desempenhando uma rica atividade pastoral e de pregação que o tornou muito famoso. Em 1832, ele acompanhou o presbítero Froude em sua viagem ao sul da Europa: ele visitou Roma, Malta, Corfu e Sicília.

No Colégio Inglês de Roma, o santo encontra pela primeira vez Don Nicholas Wiseman, o futuro Arcebispo Católico de Westminster. Escreveu o poema (publicado posteriormente em 1834) Lyra Apostólica e o poema Lead, Kindly Light, expressando o seu abandono total à Providência, que o mostraria e o faria cumprir a sua missão específica. Em 14 de julho de 1833, em Oxford, ele ouve o sermão de Keble National Apostasy: nasce o Movimento de Oxford que vê em Newman a figura principal. Entre 1833 e 1841, Newman, Froude, Keble, Pusey e William Palmer publicaram Tracts for the Times de 90 ensaios publicados, Newman é autor de até 26, incluindo o mais recente, Tract 90 (Comentários sobre certas passagens em Trinta e Nove Artigos) em que ele tentou interpretar os 39 artigos da Igreja Anglicana de um ponto de vista católico. Os protestos suscitados levam o bispo de Oxford a suspender a publicação dos tratados. Condenado pelo Conselho Hebdomedal da Universidade de Oxford e rejeitado por 42 bispos, o santo renuncia à paróquia universitária. Em 9 de abril de 1842, ele se retirou com alguns amigos para Littlemore para redigir com eles o famoso Ensaio de desenvolvimento da Doutrina Cristã; aqui a sua "conversão" ao catolicismo atinge a maturidade.

Em 1846 o santo foi para Roma com alguns companheiros anglicanos que haviam passado para o catolicismo, sem planos definitivos. No Memorando de 1848, ele escreve para considerar a possibilidade de ingressar nos Redentoristas, mas depois escolhe fazer parte do Oratório de San Filippo Neri; na verdade, ele frequentará a Igreja Nova em Roma e os padres dessa comunidade. Ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1848, recebeu o caloroso encorajamento do Beato Pio IX (Magna Nobis sempre , de 26 de novembro de 1847).

Decidido a se tornar um oratoriano, o Santo Newman pede ao Papa que possa fundar um Oratório em Birmingham, a fim de adaptar as constituições do Oratório Romano às necessidades do lugar. O novo Oratório teve início em 1847, quando ele, com seis companheiros, iniciou o noviciado numa ala da Abadia de Santa Croce, que lhes foi colocada à disposição. Depois de algumas transferências, o primeiro escritório real está localizado em Edgbaston, nos arredores de Birmingham.

Enquanto isso, em 1848, um grupo de oratorianos, liderado pelo padre Frederick William Faber, mudou-se para Londres, onde nasceu a segunda congregação filipina inglesa. Em 1854, o padre Newman foi nomeado reitor da Universidade Católica de Dublin, permanecendo no cargo por quatro anos. Em 1864 publicou a Apologia pro vita sua e em 1878 o Trinity College de Oxford elegeu-o como primeiro membro honorário.

Papa Leão XIII, por sugestão de Monsenhor William Bernard Ullathorne, Bispo de Birmingham, em 12 de maio de 1879 faz Newman Cardeal com o título de San Giorgio al Velabro; o lema escolhido é: Cor ad cor loquitur (São Francisco de Sales). Desde 1889, tem havido um declínio físico crescente do cardeal de quase noventa anos; no dia de Natal, ele celebrou sua última Santa Missa em público e em 11 de agosto de 1890 morreu em seu quarto em Edgbaston. Em seu túmulo, ele quis escrevesse: Ex umbris et imaginibus in veritatem., que quer dizer "Das sombras e imagens rumo à verdade". Foi beatificado no dia 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI e canonizado pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019.

Fonte: causesanti.va (adaptado)

São John Henry Newman, rogai por nós!