Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Orientai meus passos, Senhor, segundo a vossa palavra, e que o mal não domine sobre mim! (Sl 118, 133)

Coleta

Ó Deus de bondade, concedei que, formados ela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Dt 4, 1. 5-9)


Leitura do Livro do Deuteronômio


Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

Salmo Responsorial (Sl 147)


R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!


— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. R.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza. R.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. R.


https://youtu.be/nCrz1Es7tT4
R. Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
V. Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Cf. Jo 6, 63c. 68c) R.

Evangelho (Mt 5, 17-19)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

Sobre as Oferendas

Recebei, ó Deus, com estas oferendas, as preces do vosso povo, e a nós, que celebramos estes mistérios, defendei-nos de todos os perigos. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Vós me ensinareis, Senhor, o caminho da vida: perfeita é a alegria em vossa presença. (Sl 15, 11)

Depois da Comunhão

Santifique-nos, ó Deus, esta mesa celeste da qual participamos para que, purificando-nos de todo erro, ela nos torne dignos das vossas promessas. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 10/03/2021
Vivamos bem os mandamentos de Deus

“Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).

 

Olharam para Jesus e entenderam que Ele veio abolir a Lei, os profetas, os mandamentos e ensinamentos que eles trouxeram. É o contrário, Jesus veio não só para cumpri-los, como também para nos ensinar a cumpri-los. Mas não cumpri-los, e sim na graça e no espírito; não apenas cumprir com aquilo que é vantajoso, mas cumpri-lo com a determinação que cada mandamento e ensinamento exigem de nós.

Portanto, não desprezemos os mandamentos, os ensinamentos nem façamos dos mandamentos um embrulho de acordo com as nossas convicções humanas e não religiosas. É preciso se converter a Jesus, é preciso se converter ao Senhor, para que possamos não só viver, mas ensinar com a vida os mandamentos do Senhor Nosso Deus.

Os mandamentos são vida para a nossa vida, são regras para que a nossa vida humana seja plena, mas muito mais do que regras, os mandamentos de Deus são vida para a nossa vida. Não desprezeis um só deles! Não coloque um mandamento que você vive e despreza os outros.


Não façamos dos mandamentos um embrulho de acordo com as nossas convicções humanas e não religiosas

Você pode dizer assim: “Eu amo a Deus sobre todas as coisas, porque Deus é tudo para mim”, “Deus está em primeiro lugar na minha vida”, “Tudo que eu faço coloco sempre Deus em primeiro lugar”, “Honro a Deus porque oro todos os dias”. Que beleza! Está cumprindo o primeiro mandamento, mas cumpra os outros também, honre a Deus com as palavras, não ofenda a Deus colocando-O onde Ele não está, mas ame e respeite profundamente o seu próximo.

“Eu respeito”, “Nunca mato ninguém”, “Eu defendo a vida acima de todas as coisas”. É verdade, defenda a vida e não se torne uma pessoa agressiva; defenda a vida e promova a vida de todos. É verdade, eu nunca adulterei, mas viva a pureza no olhar, no pensar, no sentir e no agir. Não adianta se vangloriar porque você nunca roubou, mas se não respeitou o que é do outro, não devolveu o que pegou emprestado, isso nunca te coloca mais do que os outros ou acima dos outros.

É preciso não somente reparar o que os outros não fazem, mas reparar aquilo que deixo de fazer e ignoro fazer na vivência da Lei de Deus. Com humildade pratiquemos, com humildade possamos rever a nossa vida, mas, com muita humildade, possamos praticar os mandamentos de Deus sem ignorar aquilo que achamos de menor importância.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Diabo, o primeiro modernista

O modernismo não é heresia de invenção recente, surgida da cabeça de uns quantos teólogos europeus. Ele mostrou suas garras já no paraíso terrestre, quando a serpente infernal, trajada de “exegeta bíblico”, adiantou-se ao que cremos ser novidade dos intelectuais da moda e convenceu os primeiros pais a pensar que era bom o que, no fundo, sabiam ser pecado mortal: “Oh, não! Vós não morrereis! Vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses”. Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 10 de março, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.




Santo do dia 10/03/2021

Quarenta mártires de Sebaste

No ano de 320 esses homens deram testemunho no martírio. Em 313 os imperadores Constantino e Licínio, assinaram o Edito de Milão, que dava liberdade às religiões, para a manifestação pública. Passado um tempo, Licínio começou a perseguir a Igreja de Cristo, prejudicando padres, bispos e famílias.

Nesse contexto, estavam quarenta homens, oficiais e soldados cristãos, que serviam ao Império. Licínio retomou uma lei onde para servir o Império era preciso sacrificar aos deuses. Muitos, inclusive estes quarenta homens, não aceitaram.

Deixaram por escrito suas despedidas, pediram orações aos bispos e diáconos, e que seus corpos fossem colocados todos juntos. Por não renunciarem a Jesus, foram colocados em um tanque gelado de um dia para o outro, para depois serem queimados.

Um deles buscou a pia de água temperada, separada para aqueles que quisessem apostatar, mas faleceu ali mesmo, com o choque térmico.

Os outros perseveraram por amor a Jesus.

Quarenta mártires de Sebaste, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil