Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6, 9)

Coleta

Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 16, 11-15)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.

13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.

15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

Salmo Responsorial (Sl 149)


R. O Senhor ama seu povo de verdade.


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei! R.

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. R.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos. R.


https://youtu.be/FTfUqEA_DA4
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar. (Jo 15, 26b. 27a) R.

Evangelho (Jo 15, 26–16, 4a)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16, 1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: A paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20, 19)

Depois da Comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 10/05/2021
Deixemo-nos mover pelo Espírito de Deus

“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15,26).

Que graça aquilo que Jesus está nos prometendo, e promessa de Deus é promessa de Deus. Jesus está dizendo que enviará o Defensor, é um outro nome no qual se evidencia a ação do Espírito de Deus em nós.

O Espírito Santo é Advogado, Paráclito, Intercessor, e Ele é o Defensor. Sabemos que o Defensor é aquele que nos defende do mal, do mundo e do maligno. O Defensor é aquele que age em nosso favor, é aquele que está em nós, que advoga por nós junto do Pai, e não deixa que o mal aja sobre nós.

Às vezes, perguntamo-nos como os salmistas: “Quem há de nos proteger?”, “Quem há de nos defender?”. E Jesus está nos dizendo que Ele enviará da parte do Pai o Defensor, o Espírito da Verdade que procede do Pai. Esse Espírito em nós dá testemunho de Jesus; esse Espírito, agindo em nós, coloca-nos na comunhão com Jesus. Ele não só testemunha a ação de Cristo em nós, como nos leva a testemunhar Jesus no mundo.


O Espírito de Deus é aquele que nos acalma, que nos coloca na presença silenciosa e amorosa de Deus

Muitas vezes, encontramo-nos perdidos, sem saber o que fazer, sem saber como proclamar o nome de Deus em casa e na família; muitas vezes, sentimo-nos sem criatividade e motivação para a ação.

Coloquemo-nos sob o domínio do Espírito, coloquemo-nos sob os cuidados d'Ele. Deixemo-nos ser guiados pelo Espírito que Jesus nos deu.

Muitas vezes, encontramo-nos na defensiva, procurando defender-nos daquilo que os outros estão dizendo contra nós, procurando defender-nos diante das nossas fragilidades. Ficamos, dentro da cabeça, argumentando, arguindo com nós mesmos, com vontade de dizer um monte de coisas para as pessoas. Estamos gastando energia cerebral e emocional; estamos nos desgastando, mental e emocionalmente falando, quando, na verdade, tudo o que precisamos é estar no Espírito.

Não nos deixemos mover pelo espírito mundano que procura revanchismo, o combate de uns contra os outros. Esse espírito é mundano, e não é o Espírito de Deus.

O Espírito de Deus é aquele que nos acalma, que nos coloca na presença silenciosa e amorosa de Deus. O Espírito de Deus é aquele que nos advoga, defende-nos e guia-nos.

Deixemo-nos guiar pelo Espírito prometido por Jesus!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Você atenderá ao pedido de Nossa Senhora?

Oito anos após as aparições de Fátima, Nossa Senhora voltou a aparecer à Ir. Lúcia, fazendo-lhe um pedido e uma promessa: “Tu, ao menos”, disse, “vê de me consolar e dize que todos aqueles que, durante cinco sábados, ao primeiro sábado se confessarem, recebendo a sagrada Comunhão, rezarem um Terço, me fizerem quinze minutos de companhia meditando os quinze mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”. Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 10 de maio, e entenda como pôr em prática esse pedido de nossa Mãe e alcançar a graça de sua assistência na hora da morte.




Santo do dia 10/05/2021

Santo Antonino

Neste dia, lembramos de um grande santo que nasceu na Itália, no ano de 1389, cujo nome de batismo era Antônio (e que ficou conhecido como Antonino devido à sua estatura). Pertencente a uma família nobre, Antonino caminhou para os estudos de Direito, mas devido ao forte chamado do Senhor, tomou a decisão de ser religioso.

Encontrou certa dificuldade para ingressar nos Dominicanos, mas com humildade e perseverança superou as barreiras e expectativas, pois, por sua radicalidade na vivência do Evangelho, tornou-se um exemplo como religioso. Obediente à regra e perseverante, ele começou a ocupar grandes responsabilidades de serviço chegando a Superior.

Convocado pelo Papa, Antonino, o pequeno gigante, foi chamado para ser Bispo e, logo, Arcebispo de Florença. Cheio do Espírito Santo, trabalhou com prudência e energia contra tudo o que atrapalhava as famílias e, por isso, sofreu muito, mas por uma causa justa, ou seja, para levar muitos para Deus. Entrou na Igreja triunfante com 70 anos.

Santo Antonino, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil