Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6, 9)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos para alcançarmos a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 4, 23-31)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


23Naqueles dias, logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e o povo de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.

29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 2)


R. Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.


— Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!” R.

— Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” R.

— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!” R.


https://youtu.be/3kkKG3awE7o
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai. (Cl 3, 1) R.

Evangelho (Jo 3, 1-8)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós, que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: A paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20, 19)

Depois da Comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 12/04/2021
Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus” (João 3,3).

O Reino de Deus está no meio de nós porque o Cristo Ressuscitado está entre nós, mas, se não nascermos do Alto, não poderemos ver o Reino de Deus. As pessoas estão perguntando: “Onde está Deus?”, “Onde está o Reino de Deus?”, porque nós olhamos para o mundo e vemos somente o mundo marcado por maldades e crueldades. Até os seguidores de Jesus estão perdidos no mundo em que estamos porque não permitimos nascer de novo.

Estamos envelhecendo, estamos morrendo em nós porque estamos envoltos ainda pela nossa mentalidade humana, revestida de muitas coisas mundanas e só conseguimos enxergar o mal, as forças malignas e tenebrosas desse mundo.

Quando nascemos em Deus enxergamos o Reino de Deus, e é preciso renascer de Deus todos os dias. Como diz a Palavra: aquele que vem da carne é carne, mas quem nasce do Espírito se torna um ser espiritual, um homem espiritual.

Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito, é na luz dele que conduziremos a nossa vida

Não neguemos a nossa humanidade, de forma alguma. Somos pessoas humanas, vivemos no meio desse mundo com todas as exigências que a humanidade tem, mas toda a nossa humanidade revestida de fragilidade, recebe a graça de ser fortalecida pelo homem e pela mulher espiritual que nos tornamos.

Foi isso que o batismo realizou em nossa vida, mas se não cultivarmos o nosso batismo, se não nos revestirmos da graça batismal, não seremos espirituais, não seremos revestidos do Espírito que está em nós; viveremos de forma mundana e material, voltados sempre para as coisas desse mundo.

Só falamos de compras, de perdas, de dinheiro, de política e economia o tempo inteiro; só falamos de futilidades, das agressividades humanas, mas aquele que nasce do Espírito fala das coisas dele. Não nos tornamos aquela pessoa aérea, porque não somos anjos; somos pessoas humanas, temos que trabalhar, temos que cuidar, temos contas para pagar, temos situações para resolver. Mas o homem de Deus olha para as coisas do mundo com o olhar de Deus, porque nasceu d’Ele, porque se tornou um homem d’Ele, se tornou conduzido pelo Espírito.

Não conduzamos a nossa vida na carne, mas no Espírito. Porque, se nos deixarmos conduzir pela carne, nossas atitudes serão atitudes mundanas, agressivas e negativas, mas, se nos deixarmos conduzir pelo Espírito, é no Espírito e na luz do Espírito que conduziremos a nossa vida.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Fé humana não basta!

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 12/04/2021

São Vitor

Nasceu na aldeia de Passos, perto de Braga (Portugal), onde viveu toda sua juventude para Deus. Era catecúmeno e preparava-se para receber a graça do Batismo.Jovem muito dado, encontrou um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo. Eles o chamaram para adorar esse ídolo, mas ele se recusou. Então, Vitor foi levado diante do governador e questionado.Por não renunciar a sua fé, ele foi preso numa árvore e flagelado e, em seguida, decapitado. São Vitor foi fiel a Cristo em todos os momentos, entregando-se a Jesus desde a juventude.
São Vitor, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil