Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17, 50; 21, 23)

Coleta

Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana, e nos traz a esperança da ressurreição: concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 5, 17-26)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva 18e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.

19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos à prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

Salmo Responsorial (Sl 33)


R. Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.


— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! R.

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. R.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. R.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.


https://youtu.be/bVbHx419Kjc
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3, 16) R.

Evangelho (Jo 3, 16-21)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Diz o Senhor: Fui eu que vos escolhi do mundo e enviei, para produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça, aleluia! (Cf. Jo 15, 16. 19)

Depois da Comunhão

Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 14/04/2021
Deus enviou Jesus para que tenhamos a vida eterna

“Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que n'Ele crer, mas tenha a vida eterna” (João 3,16).

O fato é o amor que Deus tem por esse mundo, e quando falo “mundo”, não é esse mundão, não é o mundo da mundanidade, mas é o mundo que Ele fez para nós. Sei que condenamos o mundo e as pessoas, muitas vezes nós vivemos muito mais de condenar do que salvar.

Não foi para condenar que Deus veio, e sim para salvar. Condenado será aquele que n’Ele não crer e não aceitar a salvação d’Ele. Permita-me dizer que isso não cabe a nós, o que cabe a nós é sermos salvos e salvarmos. Por isso, permitamos ser salvos por Deus.

Deus não quer que nós morramos porque o nosso Deus não é o Deus da morte, o nosso Deus é o Deus da vida. Não podemos proclamar a morte de ninguém nem a nossa, como se fosse algo de Deus. “A pessoa morreu porque Deus quis”. Não! Deus veio para que tenhamos vida e Ele enviou o Seu Filho para que o mundo seja salvo, para que o mundo tenha vida eterna.

Eu sei, acontecem os acidentes, acontecem as doenças e as enfermidades, mas nenhuma doença, nenhuma enfermidade, nenhuma tragédia e nenhum acontecimento desastroso tem a palavra final sobre aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador.

Deixemos que a vida de Deus esteja em nós e tenhamos a vida em nome do Seu Filho Jesus

Pode ser que a morte cause uma dor momentânea, cause um impacto em nós, nenhum de nós quereríamos passar pelo sofrimento que ela causa, pelos impactos que ela traz, mas aquele que está em Cristo não pode jamais perder essa esperança, essa certeza e essa convicção de todo aquele que está em Cristo.

Deus nos dá a vida eterna. Primeiro, porque Ele nos ama. Deus nos amou tanto; e aquilo que João está frisando tanto, quer dizer, de uma forma tão grandiosa, de uma forma tão sublime e única: Ele nos deu Seu Filho. Então, quem tem o Filho tem a vida, é por isso que temos que caminhar com Deus no Seu Filho. E o Seu Filho está aqui, está na Eucaristia, é o Seu Corpo e o Seu Sangue; está na Palavra, Ele é a Palavra eterna de Deus e a Palavra está ao nosso alcance.

Ele está no meio de nós quando nos amamos, quando nos reunimos em Seu nome. Comunguemos a vida do Filho para que tenhamos a vida. E, se em algum lugar, a morte, nos seus diversos aspectos, tem falado mais alto, é porque não estamos nos voltando para Ele que é a Vida.

Deixemos que a vida de Deus esteja em nós e tenhamos a vida em nome do Seu Filho Jesus Nosso Senhor e Salvador.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Salvos pela fé ou pelas obras?

“Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 14/04/2021

Santa Ludovina

Contemplamos a vida de uma santa holandesa, nascida no ano de 1380, dentro de uma família materialmente pobre, mas riquíssima na espiritualidade.Ludovina era muito vivaz e cheia de brincadeiras, como qualquer criança, mas trazia em si o chamado a uma consagração total ao Senhor. Antes dos 15 anos de idade, ela recebeu muitas propostas de casamento, mas, por amor a Jesus, recusou a todas para ser fiel a Deus, porque sua vocação era a uma vida consagrada.Ela descobriu o dom da virgindade, decidindo-se pelo celibato muito cedo.Após sofrer um acidente no gelo, com apenas 15 anos, ficou praticamente paralisada. Uma cruz, que com a ajuda da família e de seu diretor, se uniu à cruz gloriosa de nosso Senhor. Ela deixou-se instruir pela ciência da cruz.Incompreendida por muitos, foi acusada de mentirosa e de ser castigada por Deus. Ludovina deu a mesma resposta que Jesus deu no alto da cruz: a do amor e do perdão. Passou 7 anos sem comer nem beber nada. Recebia, como alimento, Jesus Eucarístico. Em 1433 recebeu o prêmio da eternidade.Que, na cruz de cada dia, nos unamos cada vez mais à cruz gloriosa de nosso Senhor.
Santa Ludovina, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil