Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Aclamai a Deus, terra inteira, cantai salmos a seu nome, glorificai-o com louvores, aleluia. (Cf. Sl 65, 1-2)
Iubiláte Deo omnis terra, allelúia: psalmum dícite nómini eius, allelúia: date glóriam laudi eius, allelúia, allelúia, allelúia. Ps. Dícite Deo, quam terribília sunt ópera tua, Dómine! In multitúdine virtútis tuae mentiéntur tibi inimíci tui. (Ps. 65, 1. 2. 3)
Vernáculo:
Aclamai a Deus, terra inteira, cantai salmos a seu nome, glorificai-o com louvores, aleluia. (Cf. MR: Sl 65, 1-2) Sl. Dizei a Deus: Como são grandes vossas obras! Pela grandeza e o poder de vossa força, vossos próprios inimigos vos bajulam. (Cf. LH: Sl 65, 3)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual. Alegrando-se com a restituição da glória da adoção divina, possa, com firme e grata esperança, aguardar o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 3, 13-15. 17-19)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas.

17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 4)


℟. Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós, que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração! ℟.

— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! ℟.

— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! ℟.

— Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! ℟.


https://youtu.be/h9GLWI061eM

Segunda Leitura (1Jo 2, 1-5a)


Leitura da Primeira Carta de São João


Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder quando nos falardes. (Cf. Lc 24, 32) ℟.

Evangelho (Lc 24, 35-48)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.

41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.

44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Antífona do Ofertório

Lauda ánima mea Dóminum: laudábo Dóminum in vita mea: psallam Deo meo, quámdiu ero, allelúia. (Ps. 145, 2)


Vernáculo:
Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar! (Cf. LH: Sl 145, 1-2)

Sobre as Oferendas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja em festa e concedei o fruto da eterna alegria a quem destes motivo de tão grande júbilo. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, aleluia. (Lc 24, 46-47)
Cantáte Dómino, allelúia: cantáte Dómino, benedícite nomen eius: bene nuntiáte de die in diem salutáre eius, allelúia, allelúia. (Ps. 95, 2; ℣. Ps. 95, 1. 3. 4. 7-8a. 8b-9a. 11-12a)
Vernáculo:
Cantai ao Senhor Deus, aleluia. Cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação, aleluia, aleluia. (Cf. LH: Sl 95, 2)

Depois da Comunhão

Senhor, olhai com bondade o vosso povo e fazei chegar à incorruptível ressurreição da carne aqueles que renovastes pelos sacramentos da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 14/04/2024
Jesus ensina as Escrituras

Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras: “era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.”

Queridos irmãos e irmãs, neste domingo continuamos com o relato das aparições do Senhor ressuscitado. Relatos que nos trazem grande consolação, alegria e força.

1. O Evangelho de hoje traz a última aparição narrada por São Lucas Evangelista. Os Apóstolos encontraram-se reunidos à escuta dos dois discípulos que lhes contavam o que tinha acontecido ao longo do caminho que ia de Jerusalém a Emaús: isto é, a aparição de Jesus ressuscitado, que inicialmente eles não tinham reconhecido, mas que tinham percebido no momento em que Jesus partiu o pão diante deles.
Naquele momento o próprio Jesus apareceu entre eles, reunidos no Cenáculo, trazendo mais uma vez a paz aos seus discípulos.

2. Mas hoje devemos focar um pouco mais em um ensinamento muito importante do Senhor e de grande importância para a nossa vida espiritual. Encontra-se naquelas palavras de São Lucas: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.’ Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24,44-48).

3. Jesus repete aqui o que já tinha dito aos dois discípulos de Emaús: que tudo o que aconteceu em Jerusalém, desde a sexta-feira da paixão até o domingo da alegria pascal, já tinha sido preanunciado e profetizado muitos séculos antes. Jesus afirma que tudo o que hoje chamamos de Antigo Testamento nada mais faz do que falar sobre Ele.

4. E esta é uma verdade reiterada muitas vezes nos Evangelhos; esta não foi, de fato, a primeira vez que o Senhor disse essas coisas. Discutindo, por exemplo, com os fariseus e os doutores da Lei, que se vangloriavam de conhecer a fundo e detalhadamente as Escrituras, o Senhor os acusa dizendo que se realmente conhecessem as Escrituras, acabariam reconhecendo-o como Messias, pois como Ele disse: “Elas falam de mim”.

5. Depois do pecado de Adão, Deus na sua misericórdia promete um Salvador. E a partir desse momento, toda a sua Revelação teve como principal objetivo dar-nos as coordenadas precisas para que o povo judeu pudesse reconhecer o Salvador quando ele viesse ao mundo.

6. Se lermos e meditarmos atentamente as Sagradas Escrituras do Antigo Testamento: isto é, desde o Gênesis até as portas do Evangelho, passando pelos Salmos, os livros históricos onde encontramos a história do povo judeu, os Profetas de Israel, etc., encontraremos sempre que eles falam do Messias prometido por Deus nos tempos antigos. Descobriremos que eles descrevem o Messias em detalhes: os profetas falam-nos do seu tipo de vida, do seu nascimento virginal (como Isaías por exemplo), da data do seu nascimento (como Daniel), do local do seu nascimento (como Miquéias), da sua pregação, da sua mensagem e, acima de tudo, falam-nos da sua Paixão, de cada uma das suas dores, das suas feridas, da sua Ressurreição. Alguns com tanta precisão, como o rei Davi ou o profeta Isaías, que parece que estamos lendo o Evangelho e não um livro escrito quinhentos ou mil anos antes do nascimento de Jesus. Todas essas descrições indicavam aos judeus Quem seria o Messias; e indicava-lhes que Jesus, em quem se cumpriram todas as profecias, é o verdadeiro e único Messias.

7. Mas eles não acreditaram, assim como os seus discípulos também não acreditaram, até que o Senhor ressuscitado lhes abriu a inteligência para que pudessem acreditar e compreender que tudo o que viam como algo surpreendente, extraordinário e inconcebível, era na realidade algo que Deus já havia preanunciado mil ou dois mil de anos antes.

8. Caros irmãos, a partir de agora faço eco das palavras do saudoso Dom Henrique Soares, que se perguntava no final de uma sua homilia:
Então, que temos de fazer para corresponder a tanto amor, a tão grande graça? Três coisas:


9. Pedimos, portanto, neste dia, por intercessão dos santos apóstolos, alicerces da nossa fé, que o Senhor abra os olhos da nossa alma e nos dê inteligência para penetrar e compreender as Sagradas Escrituras e assim crescer sempre em conhecimento e no amor a Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, morto e ressuscitado para nossa alegria e salvação. Assim seja!

Deus abençoe você!

Pe. Fábio Vanderlei, IVE

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Dominical | Humanidade de Cristo, único caminho de salvação (3º Domingo da Páscoa)

No Evangelho deste 3º Domingo da Páscoa, Jesus Ressuscitado aparece mais uma vez a seus discípulos, e estes, surpresos e incrédulos, pensam estar diante de um fantasma. Ele então mostra-lhes as mãos e os pés, come na frente deles um pedaço de peixe assado e afirma: “Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. Com tanta insistência em sua corporeidade física, Nosso Senhor quer nos ensinar a sermos devotos de sua santíssima humanidade, único caminho para a nossa salvação.


https://youtu.be/hN5UYkxemjM

Santo do dia 14/04/2024

Santa Ludovina, invocada como intercessora dos doentes crônicos

Origem Santa Ludovina nasceu em 1380 na Holanda. Sua família era humilde, caridosa e, principalmente, riquíssima em espiritualidade. 

Infância caridosa Ainda quando criança, Ludovina recolhia alimentos e roupas para doar aos pobres e doentes. Foi uma jovem viva, eficaz e cheia de brincadeiras.

Possibilidades Antes dos 15 anos de idade, ela recebeu muitas propostas de casamento, mas, por amor a Jesus, permaneceu fiel em sua vocação por uma vida consagrada ao Senhor.

Adolescência Em sua adolescência, sofreu um acidente e ficou praticamente paralisada. Enfrentou a enfermidade com ajuda da família e de seu diretor espiritual. Encontrou, nessa situação, uma oportunidade de se unir-se à cruz gloriosa do Senhor.

Espiritualidade da cruz Tinha uma forte intimidade com a cruz do Senhor. E pautava sua vida pela ciência da cruz. Enfrentou vários desafios. Ao longo de sua vida, foi incompreendida por muitos e até acusada de mentirosa.  Seu legado não para por aí, diante de todas as realidades, a jovem resolveu dar a mesma resposta de Jesus no alto da cruz. Enxergando todas essas realidades, a partir do amor e do perdão, a  santa oferecia todas as suas dores pela conversão dos pecadores, e pela salvação das almas. Por fim, não pedia mais que o Senhor aliviasse suas dor, pois todas as coisas eram ordenadas para o amor.

Vida penitencial intensa Segundo a história, passou cerca de 7 anos sem comer nem beber nada. Recebia, como alimento, Jesus Eucarístico. No dia 14 de abril do ano de 1433, foi chamada à eternidade. Morreu de forma serena e em paz.  Em 1890, o Papa Leão XII elevou a santa ao altar e autorizou o seu culto para o dia de sua morte.

Segundo a tradição É invocada como intercessora dos doentes crônicos

Minha oração “ Senhor Jesus, perdoe as nossas ansiedades e desespero nos momentos de dor. Concedei-nos, pelas preces de Santa Ludovina, que soube manter a serenidade durante sua enfermidade, a paciência para enfrentar com coragem e paz as dores e as tristezas. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! ”

Fontes:

- Pesquisa: Nathália Cassiano - Comunidade Canção Nova - Produção e edição: Fernando Fantini - Comunidade Canção Nova

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil