Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Confio em vós, ó Deus! Alegro-me e exulto em vosso amor, pois olhastes, Senhor, minha miséria. (Sl 30, 7-8)

Coleta

Ó Deus, que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, fazei a vossa Igreja caminhar segundo vossa vontade, sem que jamais lhe faltem neste mundo os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 65, 17-21)

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías


Assim fala o Senhor: 17“Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.

19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos”.

Salmo Responsorial (Sl 29)

 

R. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!


— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo! R.

— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria. R.

— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! R.


https://youtu.be/YmgpMfgmdk8
R. Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
V. Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então, o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Cf. Am 5, 14) R.

Evangelho (Jo 4, 43-54)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.

Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.

51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

Sobre as Oferendas

Possamos, ó Deus, colher os frutos do sacrifício que vamos oferecer, para que, despojando-nos da velha criatura, cresçamos numa vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu colocarei em vós o meu espírito e vos farei andar nos meus preceitos, obedecer à minha palavra e pô-la em prática. (Ez 36, 27)

Depois da Comunhão

Ó Deus, nós vos pedimos que vosso sacramento nos santifique, dando-nos uma vida nova e levando-nos à eterna salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 15/03/2021
Entreguemos nossa família aos cuidados de Jesus

“Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família” (João 4,53).

A Palavra de Deus, hoje, nos coloca diante de um pai de família muito aflito. Ele era funcionário do rei e tinha um filho que estava muito doente. Veja, ele era um funcionário público, um pai de família e, com certeza, como funcionário do rei, ele era muito gabaritado e tinha muito dinheiro, posses, só não tinha a graça de levantar e restaurar o seu filho.

Ele, humildemente, está reconhecendo a sua miséria, está reconhecendo que sua posição social, o dinheiro que tem, não é capaz de dar a vida que o seu filho precisa. Ele sabe quem é Jesus, já ouviu falar d’Ele, ele sabe o que Jesus está realizando e, por isso, vai de uma forma até desesperada atrás de Jesus.

Ele não vai por causa de sua posição ou pelos bens que possui, mas vai humilhado pela sua condição que não o faz melhor que os outros, pelo contrário, o coloca na posição de todos: necessitados da misericórdia de Deus.

Esse pai de família suplica para que Jesus possa descer até a sua casa, para socorrer, salvar e libertar o seu filho. Quando vejo esse pai de família, esse trabalhador, esse funcionário público, correndo atrás de Jesus, olho para a situação de tantos pais que querem libertar seus filhos do poder do mal, que querem seus filhos curados e restaurados.

Precisamos de pais de família, de homens que levem a sua família a abraçar a fé

Entregue os seus filhos para Jesus, mas chame mesmo Jesus na vida dos seus filhos e chame seus filhos para que estejam na presença de Jesus. Não entregue seus filhos às máquinas, não entregue seus filhos para que vivam no seu mundo iludidos com as riquezas e fantasias do mundo em que vivemos, porque os nossos filhos estão morrendo e, muitas vezes, estamos deixando passar despercebido.

Esse funcionário público acordou e foi buscar em Jesus a luz e Ele trouxe vida, restaurou o seu filho e, mais do que isso, o grande milagre não foi o menino restabelecido, o grande milagre foi ele com toda a sua família abraçar a fé e viver da fé. Não estão mais vivendo na ignorância, de acordo com aquela vida prazerosa e fácil que tinham, mas estão abraçando a fé de todo o coração.

É preciso dizer que nossas famílias precisam abraçar a fé, e aqui está precisando de pais de família, de homens que levem a sua família a abraçar a fé, está precisando de homens que levem a sua família a serem de Jesus. Estamos precisando de homens de verdade que saiam das suas vantagens materiais, pessoais e digam: “A minha família vai servir Jesus”, “A minha família vai recorrer a Jesus”, “A minha família vai se colocar aos pés de Jesus”.

Esse homem foi homem para se humilhar, para se colocar aos pés do Senhor, para buscar aquilo que ele não poderia dar.

Querido pai, o seu melhor esforço humano não vai trazer salvação para a sua família, se você não se colocar aos pés de Jesus e também não entregar toda a sua família aos cuidados d’Ele. Seu filho pequeno e seu filho já grande, busque Jesus para eles e os leve aos pés d'Ele.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Fé ou crendice?

“O funcionário do rei disse: ‘Senhor, desce, antes que meu filho morra!’ Jesus lhe disse: ‘Podes ir, teu filho está vivo’. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 15/03/2021

São Clemente Maria Hofbauer

Dentro de uma família muito simples, nasceu na Áustria, no ano de 1751.Perdeu muito cedo seu pai, e foi educado por sua piedosa mãe que dizia a ele: “Procurai andar sempre nos caminhos agradáveis a Deus”.Vocacionado ao sacerdócio, com muito esforço estudou Filosofia e Teologia. Após ordenado padre redentorista, foi para a Alemanha.Ali, seu objetivo religioso não era somente servir sua congregação, mas a toda a Igreja local, a ponto de ajudar sua diocese a se redescobrir como pólo evangelizador.São Clemente contribuiu para o aparecimento de muitos conventos e asilos, sinais materiais da força do Evangelho. Consumido na missão, aos 70 anos, partiu para sua recompensa: a glória de Deus.
São Clemente Maria Hofbauer, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil