Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria. (Cf. Is 55, 1)

Coleta

Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Ez 47, 1-9. 12)

 

Leitura da Profecia de Eze­quiel


Naqueles dias, 1o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, ao sul do altar.

2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até a porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos.

4Mediu outros quinhentos me­tros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado.

6Ele me disse: “Viste, filho do homem?” Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis.

9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

Salmo Responsorial (Sl 45)


R. Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.


— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares. R.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la. R.

— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, con­templai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo. R.


https://youtu.be/wBoLTqP9fYI
R. Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!
V. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50, 12a. 14a) R.

Evangelho (Jo 5, 1-16)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos.

4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.

6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar.

Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: ʽEis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa piorʼ. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Sobre as Oferendas

Nós vos oferecemos, ó Deus, os dons que nos destes para que estes sinais que manifestam vossa solicitude para conosco nesta vida sejam remédio para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até águas tranquilas e refaz as minhas forças. (Sl 22, 1-2)

Depois da Comunhão

Ó Deus de bondade, purificai-nos e renovai-nos pelo sacramento que recebemos, de modo que sejamos auxiliados hoje e por toda a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 16/03/2021
Sejamos o canal da cura para o próximo

“O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. Jesus disse: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda’” (João 5,7-8).

Essa piscina de Betesda tem um significado grande para aquele povo, porque era ali que os doentes, cegos, coxos e paralíticos depositavam, muitas vezes, a esperança de serem curados. Havia ali um poder místico e sobrenatural, havia uma crença de que o anjo descia naquelas águas e concedia uma força de cura, por isso muitos acorriam àquela piscina para serem purificados e, ao mesmo tempo, curados.

Muitos conseguiam a graça, porém, cada um por si, cada um corria atrás da sua cura, daquilo que precisava. É aquele velho ditado que colocamos na nossa cabeça: “Cada um por si e Deus por todos”.

Devemos ser todos por todos, porque Deus é para todos. O Pai é nosso e o Pão que Ele nos dá é para todos. Quem dera se deixássemos de lado esse nosso egoísmo, essa nossa visão individualista de vida, de nos preocuparmos somente conosco e o resto do mundo pouco importa.

Precisamos levar uns aos outros para o canal da bênção, da graça e da cura

Estamos enfrentando um drama terrível em toda a humanidade, a pandemia do Covid-19 que atinge a todos. Estamos procurando a cura, estamos procurando nos livrar desse mal, mas sempre escutamos as vozes egoístas: “O importante é que eu não peguei”, “O importante é que peguei, mas não tive nada”, “O importante é que meus sintomas foram leves”, “Que bom que na minha casa ninguém pegou”, “Eu peguei, mas graças a Deus sou forte e consegui ser curado”.

Muitas pessoas estão ficando para trás, estão morrendo, doentes, estão esquecidas, estão sofrendo. O egoísmo de muitos gera o sofrimento de tantos. É para esse homem do Evangelho de hoje que Jesus olha, porque fazia 38 anos que ele buscava ser curado, mas nunca conseguia porque todos passavam à sua frente e o deixavam para trás. “Senhor, não tem ninguém que me leve à piscina”, é um grito não só desespero, mas, ao mesmo tempo, de abandono. Que triste era a situação desse homem! Não tinha uma mão amiga, uma mão de irmãos, não tinha uma mão fraterna que o conduzisse às fontes de cura.

Que Jesus cure o nosso egoísmo, o nosso individualismo e a nossa soberba de pensarmos só em nós. Assim como esse homem foi levado por Jesus, precisamos levar uns aos outros para o canal da bênção, da graça e da cura. A começar em mim, que sejamos curados do nosso individualismo.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Paralíticos de coração

“Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’ O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada…’”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 16/03/2021

Santa Eusébia

Pertenceu a uma família de muitos santos. Com oito anos seu pai, Santo Adalberto, faleceu. Sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento e quis a sua filha junto. Sua avó Gertrudes também a chamou para a vida religiosa em Hamage (França), e ela aceitou.

A mãe, Santa Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez de tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. E foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage (França), onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades liberou sua filha para voltar e ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.

Santa Eusébia, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil