Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Memória Facultativa

São Cirilo de Jerusalém, Bispo Doutor, CmFac.


Antífona de entrada

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face. (Sl 104, 3-4)

Coleta

Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Êx 32, 7-14)

 

Leitura do Livro do Êxodo


Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”

9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitas, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.

13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo.

Salmo Responsorial (Sl 105)

 

R. Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!


— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno. R.

— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. R.

— Até pensava em acabar com sua raça, se não tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse. R.


https://youtu.be/Nc6BGi5kfOs
R. Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
V. Deus o mundo tanto amou que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna. (Jo 3, 16) R.

Evangelho (Jo 5, 31-47)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

Sobre as Oferendas

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que as oferendas deste sacrifício protejam nossa fraqueza, livrando-nos de todo mal. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Gravarei neles a minha lei, hei de escrevê-la em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (Jr 31, 33)

Depois da Comunhão

Fazei, ó Deus, que esta comunhão nos purifique e liberte de toda culpa. Se a consciência do pecado nos aflige, o socorro celeste nos alegre. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 18/03/2021
O bem precisa ser praticado e testemunhado

“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou” (João 5,36).

O Pai enviou seu Filho para mostrar as obras que Ele realiza no meio de nós. Jesus é o homem da Palavra, Ele é a Palavra viva, e a Palavra d’Ele nos cura, liberta, restaura-nos e dá-nos vida nova. A Palavra de Jesus dá-nos a vida eterna, porque Ele tem a Palavra que salva, que liberta e transforma.

As palavras de Jesus são acompanhadas por Suas obras. Nós, muitas vezes, temos palavras que se tornam vazias e fúteis, porque nossas palavras não são acompanhadas por nossas obras.

“As obras que eu faço dão testemunho de mim”, diz Jesus; e olhamos para o Evangelho, a Boa Nova de Jesus, e nele encontramos palavras que nos consolam, transformam e revigoram-nos, mas encontramos também as obras d'Ele.

É Jesus quem faz o bem dia e noite, e o bem que Ele realiza é libertar as pessoas do poder do mal, é não permitir que o maligno tome conta do coração das pessoas, é tirá-las do poder da morte e de satanás. O bem que Ele realiza é cuidar dos doentes, dos enfermos, dos pobres e dos famintos. O bem que Ele realiza é mostrar que o caminho da vida é sair de si, morrer para si para poder cuidar do outro. Jesus faz o bem e faz bem todas as coisas!

 Se Jesus fazia o bem, precisamos também fazê-lo

Não podemos somente querer falar bem e querermos convencer as pessoas por aquilo que falamos, porque senão nossas falas viram verdadeiras falácias ou palavras enganosas e mentirosas, que são contratestemunhos para nós mesmos.

Precisamos ser homens de palavras e de obras, precisamos ser pessoas de palavras e de testemunhos, precisamos testemunhar a Palavra de Deus que está em nós. E se Jesus fazia o bem, precisamos também fazer o bem.

Não podemos ficar fechados no nosso “mundinho” reclamando da vida, azedando-nos, amargando-nos, amargurando-nos, entristecendo-nos, envaidecendo-nos com as coisas, e não praticarmos o bem.

O bem é para ser praticado e testemunhado. O Evangelho é para ser vivenciado. E precisamos, todos os dias, dar testemunhos de perdão, de misericórdia, de reconciliação; precisamos testemunhar que o Deus que está em nós é vivo, porque nos traz vida, e vivenciamos a vida d’Ele que está em nós.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Sim, o respeito humano leva para o inferno

“Também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 18/03/2021

São Cirilo de Jerusalém

Nasceu no ano de 315, e foi muito bem formado em Jerusalém. Ordenado sacerdote, poucos anos depois, em 348, já era bispo. Faleceu em 386. Empenhou-se nas catequeses para bem formar o povo de Deus, na verdade e no amor, formando-os também com sua vida. Muitos cristãos cediam às heresias, e Cirilo pagou o preço. Por três vezes foi desterrado sendo que, na última vez, teve que ficar 11 anos fora do seu pastoreio, percorrendo cidades na Ásia, como um peregrino, tendo uma vida cenobítica até que em 362 pôde retornar.São Cirilo ajudou os corações dos fiéis a mergulharem no mistério pascal, que é o coração da fé católica: o Crucificado que ressuscitou. Deixou muito presente para os cristãos do século IV a verdade da Eucaristia. Ele ensinava que era preciso fazer com as mãos, um trono – mão esquerda apoiada sobre a direita, para receber o Corpo do Senhor. E de estarmos atentos aos fragmentos, onde também há a presença real de Jesus.
São Cirilo, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil