Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Como são belos sobre os montes os passos daquele que anuncia a paz, trazendo a boa-nova e proclamando a salvação! (Is 52, 7)

Glória

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo poderoso.
Nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus pai, Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.
Amém.

Oração do dia

Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Tm 4, 10-17b)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo


Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 144)


R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!


— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! R.

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração. R.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. R.


R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor. (Cf. Jo 15, 16) R.

Evangelho (Lc 10, 1-9)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Sobre as Oferendas

Por estes dons celestes concedei-nos, ó Deus, a graça de vos servir alegremente, para que as oferendas que apresentamos na festa de São Lucas nos tragam a saúde nesta vida e a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

O Senhor mandou seus discípulos anunciarem de cidade em cidade: Chegou para vós o Reino de Deus. (Cf. Lc 10, 1. 9)

Depois da Comunhão

Ó Deus onipotente, a comunhão no vosso altar nos santifique e nos faça abraçar, firmes na fé, o Evangelho anunciado por São Lucas. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 18/10/2021
Precisamos ser presença de Deus onde quer que estejamos

“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lucas 10,1).

Estamos celebrando, hoje, o evangelista São Lucas. Ele não era do grupo dos doze apóstolos, mas era um discípulo de Jesus, sobretudo na escola de Paulo. É Lucas quem traz para nós a beleza da sua obra, o Evangelho que escreveu e os Atos dos Apóstolos, que é a continuidade desse mesmo Evangelho, onde ele nos relata Jesus, o Homem do Espírito e a Igreja que nasce do Espírito, e é conduzida pelo mesmo Espírito.

Lucas foi um homem que se deixou ser conduzido pelo Espírito de Deus. Intelectual, médico, tornou-se médico de almas e corações, seguindo Jesus de todo o coração. Assim como o Senhor enviou setenta e dois, enviou tantos outros para ir a sua frente ao lugar onde o próprio Jesus devia ir. A missão do discípulo é essa: levar Jesus aonde Ele precisa estar.

O Senhor nos envia aonde Ele quer que estejamos para sermos sal, fermento, luz e presença da Sua graça

Não há dúvidas nenhuma de que nós, os discípulos de Jesus de hoje, temos essa incumbência e missão: precisamos ser a presença de Jesus onde estamos. Há tantos lugares que Jesus precisa entrar, ficar, permanecer, evangelizar, salvar, curar, libertar, e é por isso que, no batismo, o Senhor nos ungiu para que, em Seu nome, possamos levar a Sua Palavra, Seu amor e Sua presença.

Às vezes, as pessoas gostam de estar em nome de autoridades, “Represento tal”, “Represento a família tal”, “Represento aquela pessoa”. Não! Representamos Jesus, nós estamos neste mundo, e para onde somos enviados é em nome e na autoridade d'Ele. Por isso, exerça essa autoridade.

É óbvio que a autoridade de Jesus não é a autoridade humana, mundana, mas é a autoridade da graça. Como o próprio Evangelho nos relata é a autoridade sobre os espíritos impuros e malignos. O discípulo de Jesus leva a paz, o discípulo de Jesus leva o Reino de Deus, a Palavra de Deus, a presença d'Ele onde Ele estiver, por isso o Senhor nos envia aonde quer que nós estejamos para sermos sal, fermento, luz e presença da Sua graça, presença de Jesus onde nos fizermos presente.

Se o mundo não é convertido e transformado, é porque os discípulos de Jesus não O têm levado a todo esse mundo. Na insistência da fé, na graça da fé, testemunhemos a fé, testemunhemos Jesus, a Vida, a Palavra. Testemunhemos Jesus com o coração.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Homilia Diária | Um médico em busca da verdade (Festa de São Lucas, Evangelista)

São Lucas, cuja festa hoje celebramos, tem um papel ímpar na história da Igreja. Além de companheiro e secretário de São Paulo em suas viagens missionárias, Lucas é também o autor dos Atos dos Apóstolos e do terceiro evangelho.Com sua inteligência penetrante e espírito científico, ele esteve constantemente em busca da verdade, aprofundando-se cada vez mais no conhecimento de Nosso Senhor; e o fez com tanto empenho que terminou dando a vida para não renunciar à verdade que encontrou em Cristo Jesus.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 18 de outubro, e peçamos a intercessão de São Lucas, Evangelista.


https://youtu.be/1ZhbkQE2iLQ

Santo do dia 18/10/2021


São Lucas (Festa)
Data: 18 de Outubro † s. I


Lucas, evangelista e autor dos Atos dos Apóstolos, é cognominado "o escritor da mansidão de Cristo". Paulo o chama "amado médico" (Cl 4, 14), companheiro de suas viagens missionárias e seu consolador, quando esteve na prisão (cf. Cl 4, 11; Fm 24, 2; 2Tm 4, 11). O seu Evangelho apresenta Jesus como o Salvador de todos os homens; testemunhou também sua misericórdia e seu amor para com os pobres. No livro dos Atos dos Apóstolos Lucas traça o retrato ideal da Igreja perseverante no ensinamento dos Apóstolos, na caridade fraterna, na fração do pão e na oração (cf. At 2, 42).

Roma, Alexandria e Antioquia da Síria eram as três mais importantes cidades do Império Romano. Na Antioquia da Síria formara-se um núcleo dinâmico de cristãos, que exerceram grande influência no cristianismo primitivo. Lá se converteu Lucas, médico, homem culto, que será missionário com São Paulo, participando de muitas de suas viagens apostólicas e provavelmente assistindo-o nos últimos momentos.

A sua origem pagã e a intimidade com São Paulo fizeram dele um escritor ideal do Evangelho, no qual destaca em Jesus Cristo, sobretudo, o amor imenso e universal, que a todos buscava sem distinção. Devemos ao evangelista Lucas os episódios tocantes da boa vontade do pecador Zaqueu e da mulher arrependida, bem como a parábola do filho pródigo, em que o desmedido amor do pai se eleva onipotente sobre a ingratidão e o pecado do filho, acolhendo-o simplesmente porque se arrependeu sinceramente. Nos Atos dos Apóstolos são descritos os primeiros passos da Comunidade cristã que, depois da Ascensão, inicia sua marcha à luz do Cristo ressuscitado e do Espírito Santo. Depois da morte de Paulo, nada sabemos com certeza da vida de São Lucas. Segundo a tradição, São Lucas morreu em avançada idade em Patras, na Acaia. Entre nós, São Lucas é considerado patrono dos médicos.

Os textos litúrgicos realçam bem as características de São Lucas. O missionário evangelizador na Antífona da entrada. O mistério do amor de Deus para com os pobres aparece particularmente na Oração coleta. Realça-se ainda a Igreja como comunidade de amor, perseverante num só coração e numa só alma. A Oração sobre as oferendas faz alusão à saúde, lembrando São Lucas, o médico: que as oferendas nos tragam a saúde nesta vida e a glória eterna. A Oração depois da Comunhão nos convida a abraçar o Evangelho anunciado por São Lucas.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Lucas, rogai por nós!