Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro. (Sl 42, 1-2)

Coleta

Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Jr 31, 31-34)


Leitura do Livro do Profeta Jeremias


31Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles a violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.

33“Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, — diz o Senhor: — imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de escrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.

Salmo Responsorial (Sl 50)


R. Criai em mim um coração que seja puro!


— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! R.

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados. R.


https://youtu.be/ml0_FxSTLUc

Segunda Leitura (Hb 5, 7-9)


Leitura da Carta aos Hebreus


7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus.

8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

R. Glória a vós, ó Cristo, verbo de Deus.
V. Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim; e, onde eu estiver, ali estará meu servo. (Jo 12, 26) R.

Evangelho (Jo 12, 20-33)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.

30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Sobre as Oferendas

Deus todo-poderoso, concedei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Em verdade, em verdade, eu vos digo: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas, se morrer, produzirá muitos frutos. (Jo 12, 24-25)

Depois da Comunhão

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo, cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 21/03/2021
A morte de Jesus dá significado e sabor a nossa vida

“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas, se morre, então produz muito fruto” (João 12,24).

Jesus está profetizando a sua própria morte, porque se a sua vida produziu muitos frutos, se a sua vida gerou vida para tantos, a sua morte será mais frutífera ainda. Ele é aquele grão de trigo que caiu, morreu, mas ressuscitou. Estamos aqui, porque somos frutos da Ressurreição de Jesus. A fé que professamos, que levamos adiante ou a fé que nos levanta, a cada dia, é a fé no Cristo morto e ressuscitado.

Aprendemos com o Mestre Jesus que também precisamos morrer a cada dia; morrer para nós e para as nossas próprias visões egoístas, para o nosso próprio orgulho e soberba, mas, ao mesmo tempo, encarar que é preciso viver para morrer, porque morrer é viver eternamente para Deus.

Não podemos mais encarar a morte como se fosse uma tragédia nem nos jogarmos para morrer. O morrer se dá a cada dia, sem medo de viver. E viver a vida de uma forma intensa, entregando-se para que outros tenham vida.

Quando permito ao outro viver, a minha vida tem mais significado; quando dou a minha vida em razão de outros, para que outros vivam, a minha vida torna-se muito mais intensa e saborosa.


Não olhemos a morte como o fim, mas como o início da vida que brota e ressuscita

Hoje, queremos olhar para o Mestre, para a vida d’Ele que está subindo a Jerusalém. A cidade que deveria acolhê-Lo, vai rejeitá-Lo. Lá, Ele não vai ser acolhido, lá irão matar o grão de trigo, mas é lá também que esse grão de trigo vai ressuscitar, vai florescer e trazer vida nova.

Não olhemos para a morte de Cristo com angústia; a única angústia é porque não morremos para que a vida d’Ele esteja em nós. Não olhemos a morte de Cristo como tragédia, porque a tragédia é não nos convertermos. Em vez de morrermos com Ele, nós O matarmos a cada dia com nossas obras, com os nossos atos e a maneira como lidamos uns com os outros. Não olhemos a morte como o fim, mas como o início da vida que brota, que ressuscita, a vida que ninguém poderá nos tirar.

Olhemos para a morte de Jesus para dar mais significado e sabor a nossa própria vida, olhemos para a morte de Jesus para não temermos mais a morte, porque quem está em Cristo é uma criatura nova, e não é a morte que pode nos deter, porque Ele veio para nos dar a vida plena, vida em abundância e vida eterna.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Um exercício para o Tempo da Paixão

Do alto de sua Cruz, Nosso Senhor atrai todos a si, antecipando o julgamento deste mundo. Mas também nós, católicos, devemos colocar as nossas vidas sob o olhar de Jesus crucificado, através de uma prática que a Igreja recomenda desde tempos imemoriais: o exame de consciência.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 21/03/2021

São Nicolau de Flue

Comemoramos a vida santa de um eremita, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos, sempre inclinado à vida religiosa.

A pedido do pai, casou-se com Doroteia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade. Aconteceu que, em comum acordo e, com os filhos já educados, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém, com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido a diversos cargos públicos e administrativos que ocupara na sociedade.

São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas Santas Missas de domingo e dias santos, além de ter assumido uma tábua como cama; por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento, isto até chegar a se alimentar somente da Eucaristia. Todo este processo estendeu-se progressivamente por 33 anos.

Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.

São Nicolau de Flue, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil