Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

O Senhor Deus vos abençoou, Virgem Maria, mais que a todas as mulheres. Ele exaltou o vosso nome: que todos os povos cantem vosso louvor. (Cf. Jt 13, 23. 25)
Vultum tuum deprecabúntur omnes dívites plebis: adducéntur regi vírgines post eam: próximae eius adducéntur tibi in laetítia et exsultatióne. Ps. Eructávit cor meum verbum bonum: dico ego ópera mea regi. (Ps. 44, 13. 15. 16 et 2)
Vernáculo:
Os grandes do povo vos pedem favores. As virgens amigas lhe formam cortejo entre cantos de festa e com grande alegria. Sl. Transborda um poema do meu coração; vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção. (Cf. LH: Sl 44, 13b. 15b. 16 e 2)

Coleta

Ao celebrarmos, ó Deus, a gloriosa memória da Santa Virgem Maria, concedei-nos, por sua intercessão, participar da plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Zc 2, 14-17)


Leitura da Profecia de Zacarias


14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Lc 1, 46-55)


℟. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.


— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, ℟.

— pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome. ℟.

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. ℟.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. ℟.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. ℟.


https://youtu.be/iqHaIdjptWE
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11, 28) ℟.

Evangelho (Mt 12, 46-50)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Afferéntur regi vírgines post eam: próximae eius afferéntur tibi. (Ps. 44, 15)


Vernáculo:
Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo. (Cf. LH: Sl 44, 15)

Sobre as Oferendas

Festejando com alegria a Mãe de Deus, nós vos oferecemos, ó Pai, a hóstia de louvor. Concedei-nos, por este sacrifício, progredir no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Todas as gerações me chamarão bem-aventurada porque Deus olhou a humildade de sua serva. (Cf. Lc 1, 48)
Diffúsa est grátia in lábiis tuis: proptérea benedíxit te Deus in aetérnum. (Ps. 44, 3; ℣. Ps 44, 2ab. 11. 12. 13. 14. 15. 16)
Vernáculo:
Vossos lábios espalham a graça, o encanto, porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção. (Cf. LH: Sl 44, 3bc)

Depois da Comunhão

Ó Deus, tendo entrado em comunhão convosco ao celebrar a memória da Virgem Maria, nós vos pedimos a graça de participar do eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 21/11/2022
Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?

Que, por mercê de seu Filho único, nos conceda Deus pureza completa de corpo e de alma e nos permita tomar parte nos dons com que fez de Nossa Senhora seu templo perfeitíssimo e predileto.


Com base numa antiga tradição, preservada por escrito no protoevangelho de Tiago, a Igreja convida todos os seus filhos a celebrarem hoje a festa da apresentação de Nossa Senhora. Feliz fruto da esterilidade de S. Joaquim e S. Ana, Maria SS. foi consagrada ao serviço a Deus no Templo de Jerusalém ainda bastante jovem, por volta dos três anos de idade. Entregue por inteiro ao Senhor, nossa querida Mãe do Céu, que por sua Imaculada Conceição já era templo espiritual de Deus, permaneceu no Templo de pedras por mais ou menos dez anos, quando enfim foi desposada por S. José e, segundo o relato evangélico, visitada por S. Gabriel Arcanjo, de quem recebeu o anúncio da Encarnação do Verbo divino. Mais do que os detalhes históricos dessa apresentação, a importância da festa de hoje para a nossa vida espiritual consiste em venerarmos em Maria aquela condição que esperamos um dia se realize em nós. Como sabemos por fé, a Virgem SS., no primeiro instante de sua concepção, foi preservada imune da mancha do pecado original, sendo assim, desde o início, templo puríssimo da Santíssima Trindade. Isso significa que já naquela menina, que contemplamos hoje a subir os degraus do Templo, vivia uma alma tão digna do céu, que a sua passagem pela terra não foi mais do que um desterro, uma espera para a sua triunfal Assunção ao Templo eterno do Deus a quem já servia de templo perfeitíssimo nesta vida. Essa mesma pureza, se não a podemos ter do mesmo modo e no grau que a teve Maria, podemos contudo dela participar, convertendo-nos a Deus de todo coração e, renovados por sua graça, lutando para entrarmos pela porta estreita, que seguramente nos dará acesso à morada dos bem-aventurados, onde nada impuro, nada terreno, nada mundano pode entrar. Que a Imaculada Conceição nos alcance todas as graças necessárias para, sendo já neste mundo templos de Deus pela graça, termos um dia a felicidade de entrarmos no seu Templo celeste pela glória.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia Diária | A alegria de se entregar a Deus (Memória da Apresentação de Nossa Senhora)

Comemoramos hoje a Apresentação de Nossa Senhora, ou seja, a consagração da Virgem Maria ao serviço de Deus no Templo de Jerusalém. Baseada numa antiquíssima tradição, a festa que hoje celebramos nos convida a rezar com ainda mais amor e confiança a esta que, bendita entre todas as mulheres, foi escolhida para ser Mãe do Verbo encarnado e de todos os fiéis. Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 21 de novembro, e se una às nossas orações à bem-aventurada e sempre virgem Maria!


https://youtu.be/zggbP3PRWmM
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 21/11/2022

Ouça no Youtube

Apresentação de Nossa Senhora (Memória)
Data: 21 de Novembro


Trata-se de uma memória mariana de origem devocional. Prende-se a uma piedosa tradição atestada pelo Protoevangelho de Tiago. Os Livros litúrgicos em latim não costumam falar de Nossa Senhora, mas da Bem-aventurada Virgem Maria. Assim se relata que Maria, ainda menina, foi apresentada ao templo de Jerusalém para ser instruída nas coisas de Deus.

Esta memória foi introduzida no Missal romano em 1472, sob Sisto IV, mas já era celebrada no século IX nos mosteiros de rito oriental da Itália meridional. No Oriente esta festa remonta ao século VI. Na Liturgia celebra-se o fato de uma possível apresentação de Maria ao Templo, que é piedosa lenda. Realça, antes, a consagração de Maria a Deus desde a infância, muito bem figurada pela lenda. Podemos pensar na primeira doação que Maria fez de si própria, tornando-se modelo de toda alma que se consagra ao Senhor. A cheia de graça, desde o primeiro momento de sua existência, está toda mergulhada em Deus.

Apresentar no Templo ou ao Templo significa apresentar a Deus. Diz Paulo VI na Marialis cultus, referindo-se às diversas comemorações de Nossa Senhora no Calendário romano: "...e outras, enfim, que, por detrás do que têm de apócrifo, propõem conteúdos de elevado valor exemplar e continuam veneráveis tradições, radicadas sobretudo no Oriente (21 de novembro - Apresentação de Nossa Senhora)..." (MC, n. 8).

Portanto, o que a Igreja celebra é o mistério de Maria, a cheia de graça, a Mãe da Divina Graça. Maria, mulher que realiza em plenitude, desde o início de sua vida, o ideal de todo ser humano, chamado a viver em íntima comunhão de amor com Deus. Em vez de ser apresentada no Templo, é ela que pela conceição imaculada é templo de Deus.

A Antífona do Magnificat expressa bem o mistério celebrado: Santa Maria, sempre Virgem, Mãe de Deus, Senhora nossa; sois o templo do Senhor, santuário do Espírito! Mais que todas agradastes a Jesus, nosso Senhor.

A Oração coleta, mesmo de forma genérica, sem qualquer referência aos apócrifos, contém dois temas. Lembra que o povo do Senhor se reuniu para recordar a Virgem Maria e invocar a sua presença e pede que o povo reunido, no qual o Senhor está presente, seja participante da plenitude de sua graça.

No hino das Laudes Maria é proclamada como Esposa e Filha do Rei. Eis a primeira estrofe: Do Rei Esposa e Filha, real Virgem Maria, eleita desde sempre por Deus, que tudo cria.

E a segunda estrofe: Donzela imaculada, morada do Senhor, o Espírito, enviado do céu, vos consagrou.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil