06 Dom
Apr
07 Seg
Apr
08 Ter
Apr
09 Qua
Apr
10 Qui
Apr
11 Sex
Apr
12 Sáb
Apr
13 Dom
Apr
14 Seg
Apr
15 Ter
Apr
16 Qua
Apr
17 Qui
Apr
18 Sex
Apr
19 Sáb
Apr
20 Dom
Apr

São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja, Memória

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. (1Sm 2, 35)
Sacerdótes tui, Dómine, índuant iustítiam, et sancti tui exsúltent: propter David servum tuum, non avértas fáciem Christi tui. Ps. Meménto Dómine David: et omnis mansuetúdinis eius. (Ps. 131, 9. 10 et 1)
Vernáculo:
Que se vistam de alegria os vossos santos, e os vossos sacerdotes, de justiça! Por causa de Davi, o vosso servo, não afasteis do vosso Ungido a vossa face! Sl. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado. (Cf. LH: Sl 131, 9. 10 e 1)

Coleta

Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Sm 5, 1-7. 10)


Leitura do Segundo Livro de Samuel


Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ʽTu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefeʼ”.

3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá.

7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus Todo-poderoso, estava com ele.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 88)


℟. Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.


— Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito. ℟.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força. ℟.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, e a sua mão direita estenderei por sobre os rios. ℟.


https://youtu.be/1Bqb6BSJJg0
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. (Cf. 2Tm 1, 10) ℟.

Evangelho (Mc 3, 22-30)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Iustus ut palma florébit, sicut cedrus, quae in Líbano est, multiplicábitur. (Ps. 91, 13)


Vernáculo:
O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano. (Cf. LH: Sl 91, 13)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, por este sacrifício de salvação, acendei em nós o fogo do Espírito Santo que inflamava, de modo admirável, o coração terníssimo de São Francisco de Sales. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu vim para que tenham a vida e a tenham cada vez mais, diz o Senhor. (Jo 10, 10)
Fidélis servus et prudens, quem constítuit Dóminus super famíliam suam: ut det illis in témpore trítici mensúram. (Lc. 12, 42)
Vernáculo:
Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor encarregará dos servos da casa para lhes dar a alimentação na hora certa? (Cf. Bíblia CNBB: Lc 12, 42)

Depois da Comunhão

Ó Deus todo-poderoso, concedei-nos, por esta Eucaristia, imitar a caridade e mansidão de São Francisco de Sales, para com ele chegarmos à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 24/01/2022


O diabo quer que acreditemos em suas mentiras


Sem a graça do Espírito Santo, Espírito da Verdade, dificilmente escaparemos das mentiras com que o diabo nos seduz, a ponto de nos tornarmos cegos diante da própria verdade.

Jesus, com sinais inconfundíveis, comprova ser o Messias enviado por Deus. Suas obras e palavras são o cumprimento de quanto previram os profetas de Israel; seus milagres testemunham sua origem divina; a doutrina que lhe sai da boca manifesta uma inteligência superior à pobre sabedoria humana. Não obstante, muitos, simples e doutos, o rejeitam com desconfiança e indesculpável soberba. Alguns, porém, não se contentam com dar as costas para a verdade; cedem ainda à tentação de acusá-la de falsidade, associando-a àquele que é pai da mentira: “É por Beelzebu”, gritam os fariseus, “que Ele expulsa os demônios”. Eis aí a loucura a que resvalam os que, custe o que custar, rejeitam a verdade, tantas vezes incômoda, exigente, difícil, dolorosa. Temos aí também a prova mais contundente da existência de Satanás e seus anjos. De fato, o próprio Filho de Deus, acusado de agir por obra do demônio, confirma com sua resposta aos fariseus a existência dessa terrível dimensão espiritual: Ele sabe que o diabo existe, homicida desde o princípio, anjo sedutor que, de mentira em mentira, transtorna nossa ideias, assassina nossa alma, deixa-nos cego à verdade. A fim de proteger-nos dos ataques deste inimigo infernal, invoquemos hoje o Espírito Paráclito, em quem temos a graça de enxergar a verdade, aceitá-la e suportá-la, por mais que ela nos fira o egoísmo e desmonte as mentiras com que temos sido enganados.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia | “A medida do amor é amar sem medidas” (Memória de São Francisco de Sales, Bispo e Doutor)

Deus concede à sua Igreja os santos de que em cada geração ela tem necessidade. São Francisco de Sales, Bispo e Doutor cuja memória hoje celebramos, foi um presente que o Senhor entregou ao seu povo para reavivar uma verdade que, em meio aos rigorismos e heresias do século XVII, se estava apagando das almas: a medida do amor é amar sem medidas. Assista à homilia desta segunda-feira dia 24 de janeiro, e descubra a riqueza espiritual deste grande Doutor, apóstolo da santidade no meio do mundo!


https://youtu.be/wBjsTtlvCxU

Santo do dia 24/01/2022


São Francisco de Sales (Memória)
Local: Lyon, França
Data: 24 de Janeiro † 1622


Com São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales foi um grande promotor da renovação da Igreja proposta pelo Concílio de Trento.

Nasceu na Saboia em 1567 e morreu em Lião, no dia 28 de dezembro de 1622. Com ótima formação, ainda jovem, foi eleito bispo de Genebra, centro da presença e atuação dos calvinistas, protestantes reformados.

Com sua sabedoria pastoral e doçura soube atrair para a Igreja muitos calvinistas. Além do ministério pastoral fecundo, Francisco de Sales dedicou-se também à animação da espiritualidade, não só dos religiosos e das religiosas, mas de todos os fiéis cristãos leigos em qualquer estado de vida e toda e qualquer profissão. Escreveu dois livros de espiritualidade que se tornaram célebres. Entre eles ainda hoje são reeditados a Introdução à Vida devota (Filoteia) (Leia on-line em nosso site. Clique aqui!), mostrando que a vida devota ou a espiritualidade é para todos sem qualquer distinção, e o Tratado do Amor de Deus, em que insiste na necessidade de se fundamentar a vida cristã sobre o amor de Deus e do próximo.

Em tempos de fraca vivência litúrgica, São Francisco de Sales é certamente tributário da "devotio moderna", uma espiritualidade bastante individual e um tanto intimista. Mas teve o mérito de levar a espiritualidade cristã a todas as classes sociais e a todos os estados de vida. Todos são chamados à santidade. Com Santa Joana Frémiot de Chantal, fundou a Congregação da Visitação. Os dois formavam um desses pares espirituais de fecundidade para o Reino, repetidos muitas vezes na história da Igreja. O masculino e o feminino irmanados na mesma fé e nos mesmos ideais de santidade.

São Francisco de Sales distinguiu-se por sua mansidão. Ficou célebre sua afirmação pastoral: "Mais abelhas se apanham com uma gota de mel do que com um barril de vinagre". Os textos das orações realçam justamente estes aspectos: sua pregação, fazendo-se tudo para todos, a mansidão do amor no serviço aos irmãos, a força do testemunho de vida. Enfim, o que distinguia São Francisco de Sales foi a mansidão e a caridade. Eis a Oração coleta: Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil