28 Seg
Jul
29 Ter
Jul
30 Qua
Jul
31 Qui
Jul
01 Sex
Aug
02 Sáb
Aug
03 Dom
Aug
04 Seg
Aug
05 Ter
Aug
06 Qua
Aug
07 Qui
Aug
08 Sex
Aug
09 Sáb
Aug
10 Dom
Aug

Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus. (Cf. At 1, 14)

Coleta

Deus, Pai de misericórdia, vosso Filho, pregado na cruz, nos deu por mãe a sua Mãe. Pela intercessão amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para o seu convívio as famílias de todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Gn 3, 9-15. 20)


Leitura do Livro do Gênesis


Depois que Adão comera do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Ou:


Primeira Leitura (At 1, 12-14)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


12Depois que Jesus subiu ao céu, os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar.

Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.

14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

Salmo Responsorial (Sl 86)


R. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.


— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. R.

— Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”. R.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. Por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”. R.


https://youtu.be/DOlTKe1sl1o
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Sois feliz, Virgem santa, que gerastes o Senhor! Ó bendita Mãe da Igreja, alimentais em todos nós o Espírito de Jesus. R.

Evangelho (Jo 19, 25-34)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.

26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”.

29Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.

32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus.

33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Sobre as Oferendas

Recebei, Senhor, as nossas oferendas e transformai-as em sacramento da salvação. Pela força deste mistério, sejamos inflamados no mesmo amor da Virgem Maria, Mãe da Igreja, e mereçamos com ela associar-nos mais estreitamente à obra da redenção. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Pendente da cruz, disse Jesus ao discípulo predileto: “Eis tua mãe”. (Cf. Jo 19, 26-27)

Depois da Comunhão

Tendo recebido o penhor da redenção e da vida, nós vos pedimos, Senhor, que a vossa Igreja, pela materna intercessão da Virgem Maria, instrua todas as nações pelo anúncio do Evangelho e encha a terra toda com a efusão do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 24/05/2021


Estejamos sempre sob a proteção da Virgem Maria


“‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’” (João 19,26-27).

Ontem, celebramos o dia de Pentecostes, a grande festa da Igreja, a Igreja nascente, a Igreja que é guiada e conduzida à alma da Igreja: o Espírito Santo. E, hoje, temos a graça de celebrar Maria, a Mãe da Igreja.

Como é importante, porque a Igreja nasceu primeiro do lado aberto de Cristo Jesus na Cruz, porque do Seu lado aberto saiu sangue e água, os Sacramentos da Igreja, o alimento da Igreja. A Igreja se alimenta da Eucaristia, a Igreja se fortalece e se purifica na graça do batismo. Esses dois Sacramentos que saem do lado aberto de Cristo.

Mas lá na cruz, o próprio Cristo que nos deu os Sacramentos deu-nos a Mãe da Igreja, porque Ele, a cabeça da Igreja, tem em Maria a Sua Mãe. Ao seu lado estava o discípulo, e quando falamos o “discípulo”, o discípulo João representa cada um de nós, sejam os discípulos foragidos, sejam os discípulos que estavam ali em pé como ele, mas representa a Igreja que é mãe e tem seus filhos.


Uma vez amando a Igreja e sendo filhos da Igreja, amemos a Virgem Maria, sejamos filhos dela

Os filhos da Igreja não estão sozinhos, porque nós filhos temos uma mãe, essa mãe se chama: Virgem Maria. Ela mesma recebeu isso como missão: “Mulher, eis aí teu filho”. (João 19,26)

Naquela Igreja nascente, reunida em Pentecostes, reunida no Cenáculo, estavam todos reunidos com Maria, a Mãe de Jesus; estavam reunidos com Maria, que era o consolo, o amparo, que era a força. Como ela foi na vida do Seu Filho Jesus, ela é também na vida dos seguidores de Jesus, ela é a primeira seguidora de Jesus. Como primeira discípula e seguidora, o próprio Jesus a torna mãe da Sua Igreja.

Que beleza e que graça! Nós sempre correlacionamos a figura de Maria à figura da Igreja, e a Igreja à figura de Maria. A Igreja, como aquela que gera filhos para Deus, a Mãe Igreja; Maria, aquela que gerou o Filho de Deus para nós, mas é também Mãe de todos nós.

Amemos a Igreja, sejamos filhos da Mãe Igreja. E uma vez amando a Igreja e sendo filhos dela, amemos a Virgem Maria, sejamos filhos dela. Caminhemos nessa condução da graça, pois assim nunca nos perderemos, porque a Mãe é aquela que acalenta, que ensina e conduz Seus filhos sempre para o caminho da graça, ainda que, algumas vezes, se extraviem pelas estradas da vida.

Ó Mãe Santíssima, Mãe da Igreja, a ti confiamos, rogamos por toda Igreja e por todos nós, para que sejamos seus filhos e estejamos sempre sob a sua proteção. Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Memória da Bem aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

Nesta segunda-feira depois de Pentecostes, a Igreja celebra a memória de Maria, Mãe da Igreja, e, por ser 24 de maio, também recordamos o dia de Nossa Senhora Auxiliadora dos cristãos. É, portanto, um dia duplamente oportuno para suplicarmos a Deus, pela intercessão da Virgem, que proteja a barca de Pedro, que cada vez mais parece estar naufragando sob os fortes ventos da heresia e da apostasia. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, e roguemos a Maria, nossa Mãe e Auxílio, que proteja a sua Santa Igreja!




Santo do dia 24/05/2021

São Vicente de Lérins

Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar.

Vicente, ao encontrar-se com Deus e converter-se, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou a Palavra de Deus.

Entrou para a vida monástica e tornou-se um exemplo de monge. Aprofundou-se nos mistérios de Deus, tornando-se um grande pensador, teólogo e místico. Combateu muitas heresias no século V. Eleito Abade, o Mosteiro de Lérins tornou-se um lugar de forte formação para santos e bispos da Igreja.

São Vicente foi um homem doutorado na graça, defensor da verdade, e que se consumiu pelo Evangelho.

São Vicente de Lérins, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil