Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Anunciai todos os dias a salvação de Deus, proclamai a sua glória às nações. (Sl 95, 2. 3)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do Apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Ap 21, 9b-14)


Leitura do Apocalipse de São João


9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Salmo Responsorial (Sl 144)


R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!


— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! R.

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração. R.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. R.


https://youtu.be/gfPlzvt9oq4
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Mestre, tu és o Filho de Deus, és Rei de Israel! (Jo 1, 49b) R.

Evangelho (Jo 1, 45-51)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, ao oferecermos este sacrifício de louvor na festa do apóstolo São Bartolomeu, possamos, por sua intercessão, receber os vossos auxílios. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu disponho do Reino para vós, como meu Pai dispôs para mim, diz o Senhor. No meu Reino comereis e bebereis à minha mesa. (Lc 22, 29-30)

Depois da Comunhão

Alegrando-nos na festa de São Bartolomeu, recebemos, ó Pai, o penhor da salvação; fazei que ele nos seja auxílio na vida presente e garantia da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 24/08/2021
Encontremos o sentido da nossa vida na simplicidade

“Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José’” (João 1,45).

A Igreja nos dá, hoje, a graça de celebrarmos São Bartolomeu, também identificado no Evangelho como Natanael. É a Natanael que Filipe se dirige dizendo: “Encontramos aquele de quem Moisés se referiu”. Em outras palavras: “Olha, nós encontramos o Messias, encontramos o Salvador”.

Filipe é aquele que vai dizer para Natanael quem ele encontrou na vida. Que beleza quando encontramos o sentido e a razão da vida, e nós vamos apontar para os outros, vamos dizer para os outros aquilo que nós encontramos. Eu sei que as pessoas são muito afeiçoadas a levar para os outros novidades -- e, muitas vezes, as novidades são fofocas, a novidade é falar da vida dos outros, é satisfazer aquelas curiosidades do coração. Muitas vezes, o que a pessoa tem para contar são apenas coisas vazias, fúteis e sem utilidade nenhuma.

Que beleza encontrar alguém que vai dizer: "Encontrei a razão da minha vida!", "Encontrei-me, hoje, com Jesus!",  "Encontrei-me, hoje, com o meu Senhor!", "Encontrei o sentido da minha existência!". Como é importante irmos dizer isso aos outros! Como é importante deixarmos aquelas atitudes fugazes e mundanas de só querer levar para os outros as curiosidades deste mundo, sempre falando de atores, atrizes, disso e daquilo, mas não levamos para o outro aquilo que dá sentido à nossa vida.


Para começarmos a seguir Jesus, precisamos viver com simplicidade a autenticidade de vida

É óbvio que, muitas vezes, não dá para levar aquilo que nós não temos; se não nos encontramos com Jesus, como vamos falar que nos encontramos com Ele? Se nos encontramos só em meio às coisas deste mundo, é às coisas deste mundo que vamos nos referir e falar aos outros. Mas Filipe encontrou o Senhor e foi levar Natanael.

Natanael/Bartolomeu questionou: “Espera aí, pode, por acaso, vir alguma coisa boa de Nazaré? Nazaré é uma cidade pequena e insignificante... Como pode vir alguma coisa boa de lá?". Jesus, quando viu de longe Natanael, disse: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

Não pense que Deus se aborrece com os nossos questionamentos, o que nos distancia d'Ele é a hipocrisia e a falsidade, é sermos aquilo que não somos. Sermos autênticos não nos distancia d'Ele. Deixar que Deus nos mostre o caminho da verdade, é deixar que Ele purifique os nossos questionamentos. Mas o que é difícil é querermos seguir Jesus e não sermos autênticos, não sermos verdadeiros, por isso o questionamento de Natanael foi muito bem-vindo por Jesus, e Ele então exaltou a sua autenticidade, exaltou o homem sincero e verdadeiro que era Natanael.

Que ele nos ensine que, para começarmos a seguir Jesus e nos tornarmos verdadeiros discípulos do Mestre, precisamos viver com simplicidade a autenticidade de vida.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo
Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

O Apóstolo que não livrou a própria pele

Há quem olhe para a Igreja Católica como um “empreendimento de marketing”, às vezes até dentro dela. São pregadores e padres jovens (ou nem tão jovens) empolgados com a popularidade virtual, mas esquecidos do motivo por que estamos na internet, por que evangelizamos, por que subimos aos púlpitos, por que cruzamos mares, enfrentamos leões, cachoeiras, índios canibais, torturas e até o esfolamento… É por amor a Jesus! Se amamos Jesus, queremos que as pessoas o conheçam e o amem porque sabemos que isso agrada ao Coração dele. Por isso, estamos dispostos a perder a pele como São Bartolomeu Natanael. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 24 de agosto, e celebremos juntos a festa de São Bartolomeu, Apóstolo!


https://youtu.be/V6CTpkrgz-A

Santo do dia 24/08/2021


São Bartolomeu (Festa)
Data: 24 de Agosto † s. I


Nas quatro enumerações dos apóstolos, é apresentado com o nome de Bartolomeu. Bar Tholmai, filho de Tholmai (em hebraico Tholmai quer dizer arado ou agricultor). São João não traz o nome de Bartolomeu, mas o de Natanael, por isso os estudiosos concordam em identificar Bartolomeu com Natanael. Foi o apóstolo Filipe quem lhe apresentou Cristo: "Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus de Nazaré". "De Nazaré?-replica Natanael -pode vir algo de bom de Nazaré?". Natanael era de Caná, que dista 14 quilômetros de Nazaré e é proverbial o menosprezo que existe entre povoados vizinhos.

O Mestre, porém, ofereceu logo uma ponte entre ele e o jovem de Caná: "Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento". Ao ouvir esse elogio, Natanael manifestou a sua surpresa: "De onde me conheces? Jesus lhe respondeu: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas sob a figueira. " O que se passou debaixo da figueira ficará segredo entre o límpido apóstolo e o Messias. Após aquele breve colóquio, Bartolomeu (Natanael) manifestou sua incondicionada adesão a Cristo: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!". E Jesus: "Crês só porque te disse: eu te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas". Natanael-Bartolomeu viu de fato os prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as consequências de testemunho comprometido.

De suas atividades apostólicas não temos notícias certas. As lições do breviário romano apresentam informações de antiga tradição armênia: "O apóstolo Bartolomeu, que era da Galileia, foi para a Índia. Pregou àquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o evangelho de são Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, sustentando não poucas fadigas e superando muitas dificuldades, passou para a Armênia maior... onde levou à fé cristã o rei Polímio e sua esposa e a mais de doze cidades. Essas conversões, no entanto, provocaram enorme inveja dos sacerdotes locais, que por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo".

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil