Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6, 9)

Coleta

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo dacaído, enchei de santa alegria os vosso filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (At 11, 1-18)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: ʽLevanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia, à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

Salmo Responsorial (Sl 41)


R. Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.


— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus! R.

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus? R.

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! R.

— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus! R.


https://youtu.be/Idxw_ySAoeI
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor. (Jo 10, 14) R.

Evangelho (Jo 10, 1-10)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: a Paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20, 19)

Depois da Comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 26/04/2021
Cristo veio para que tenhamos vida plena

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10).

Não podemos nos deixar enganar, pois há um ladrão que veio para roubar, para destruir e matar a nossa vida. O ladrão não vem como ladrão, vem como enganador, como impostor, como aquele que ilude, que rouba a nossa vida das mãos de Deus e a leva para o mal. Ele não sossega enquanto não rouba, destrói e mata a nossa vida.

Cada vez ele começa a agir mais cedo. Estão roubando a vida das nossas crianças. Estão tirando o sentido da vida das nossas crianças cada vez mais cedo. Estamos permitindo que o ladrão entre em nossa casa, mas é o ladrão de almas e de corações, é o ladrão que está roubando os nossos filhos, está roubando a nossa juventude e os nossos lares para destruir e, por fim, matar a vida que há no sentido de viver, no coração dos jovens, dos filhos, dos homens e das mulheres, porque ele é destruidor e não sossega enquanto não tira o sentido da vida.

A cada minuto, uma pessoa no mundo está tirando a sua própria vida; a cada minuto, uma pessoa está perdendo o sentido de viver. A cada instante, as pessoas estão entregando-se ao desgosto pela vida. Precisamos trabalhar para resgatar a vida humana.

É com Jesus que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida

Jesus veio para que tenhamos vida plena, vida em abundância, vida com gosto e com sentido. Não tiremos de Jesus o sentido da nossa vida, não tiremos a vida da nossa casa, da nossa família da vida de Jesus, porque o mal está entrando pelas janelas, pelas portas; o mal está entrando pelo ar, pelas fibras ópticas, o mal está entrando, penetrando, roubando, dilacerando, enganando, iludindo e, por fim, dividindo e matando a vida.

Não nos deixemos enganar, as drogas estão entrando com tanta facilidade e não são as drogas ilícitas do mundo, são muitos programas de televisão, os programas que entram pelas redes sociais, pela internet, que são verdadeiras drogas, fazem pessoas realmente viciadas, criam tendências negativas e destrutivas, são crianças que estão brincando de matar umas às outras.

É a indústria do mal que cada vez mais está espalhando morte e não podemos nos deixar seduzir pelo poder do mal, porque ele é destruidor, coloca as pessoas umas contra as outras e vamos perdendo o sentido de viver e tirando o sentido da vida dos outros.

Jesus veio para que tenhamos vida, é a vida de Jesus que queremos viver. É com Ele que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida, e queremos permitir que a vida d’Ele esteja em nossa casa, em nossas famílias, em nossos lares. É a vida de Jesus que resgata a vida dos nossos jovens, que salva os nossos casamentos e os nossos lares. Por isso, tenhamos a vida em nome de Jesus.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

“Quem é louco de querer o que Deus não quer?”

“Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora”.

Ouça aqui a homilia em ÁUDIO do Padre Paulo Ricardo:


Santo do dia 26/04/2021

São Pascásio

Pascásio Radbert foi personagem considerável no seu tempo. Os historiadores da Teologia continuam a mencionar a teoria que ele imaginou para “esclarecer” o mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Como diplomata, viajou muito entre 822 e 834, para solucionar questões da Igreja e tentar apaziguar os conflitos que punham em campo os sucessores de Carlos Magno.Era um enjeitado exposto no pórtico de Nossa Senhora de Soissons, no fim do século VIII. A abadessa Teodarda, prima direta de Carlos Magno, recolheu-o e educou-o da melhor maneira que pôde. Ele sempre se referiu à sua mãe adotiva com reconhecimento e veneração; apesar disso, deixou-a algum tempo para se lançar em aventuras.Converteu-se aos 22 anos. Foi então que, Adelardo, irmão de Teodarda, abade de Corbie, o recebeu entre os seus monges. O santo veio a ser um célebre professor, que deu celebridade às escolas de Corbie.Em 844, os seus colegas elegeram-no como abade, mas, sete anos mais tarde, fizeram uma espécie de revolução que o obrigou a refugiar-se noutra abadia. Não se afligiu. Nascera para ser escritor e tinha várias obras em preparação: “Que felicidade”, ele dizia, “ser lançado nos braços da filosofia e da sabedoria, e poder de novo beber no meu outono o leite das Sagradas Escrituras, que alimentou a minha juventude!”. Mas logo os monges de Corbie acabaram por o chamar; voltou a viver com eles como simples religioso, edificando-os com os exemplos e continuando a escrever. Ali morreu a 26 de abril de 865.
São Pascásio, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil