Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos. (Lc 4, 18)

Coleta

Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Eclo 36, l-2a. 5-6. 13-19)


Leitura do Livro do Eclesiástico


1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2aInfundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes como primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade, de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o início, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 78)


R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!


— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. R.

— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados! R.

— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! R.

— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos. R.


https://youtu.be/bXydaq5uCPw
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. (Mc 10, 45) R.

Evangelho (Mc 10, 32-45)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

Sobre as Oferendas

Ao oferecermos, ó Deus, este sacrifício de louvor, dai-nos a graça de seguir o exemplo de São Filipe Néri, trabalhando sempre com alegria para a vossa glória e o bem do próximo. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, diz o Senhor! (Mt 28, 20)

Depois da Comunhão

Alimentados, ó Deus, com o pão do céu, levai-nos a imitar São Filipe Néri, procurando sempre as fontes que nos dão a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 26/05/2021
Peçamos a Deus a graça de servir aos irmãos

“Quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos” (Marcos 10,43).

Como precisamos aprender com Jesus qual é o significado de servir, qual é o significado de trabalhar para os outros, qual é a verdadeira grandeza da vida! Porque Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram movidos por um sentimento de grandeza, sentiram-se grandes e importantes, foram pedir a Jesus para um sentar-se à direita e o outro à esquerda.

Gostamos do reconhecimento, do aplauso, dos merecimentos; e o pior é que nos envaidecemos quando nos sobressaímos sobre os outros.

Os outros discípulos ficaram chateados e até com raiva dos dois irmãos, porque estavam todos no mesmo barco e foram pedir para serem melhores que os outros. O Mestre Jesus não se deixou levar pela discussão, acalmou o coração e explicou qual era o sentido verdadeiro da missão, no que consiste segui-Lo e no que consiste servir.

No mundo, os grandes, os chefes, eles oprimem, tiranizam e colocam-se acima dos outros, mas entre nós jamais deve ser assim. Entre nós há aquele que é chamado para uma função que exige mais responsabilidade, porque entre nós deve ter aquele que é o pai, aquela que é a mãe, aquele que é o chefe, aquele que é o líder.


Precisamos aprender com Jesus qual é o significado de servir, qual é o significado de trabalhar para os outros

O que é o líder para Jesus? É o servidor, é aquele que está fazendo o trabalho de lavar os pés dos seus irmãos. Não podemos ter na Igreja, entre nós, a mentalidade mundana, porque existem os grandes e os importantes no mundo.

O mundo segue a sua mentalidade, mas aqueles que são discípulos de Jesus não. Quem sente um chamado à liderança precisa aprender que ser líder é servir. Quem sente um chamado de estar à frente precisa saber que está à frente para cuidar bem dos outros.

Como o mundo de hoje carece de verdadeiros servos, de verdadeiros servidores, de pessoas que, realmente, se colocam à disposição para serem escravos de todos! Jesus é escravo, mas não é escravo da submissão. É o escravo de servir aos irmãos, de lavar os pés e cuidar deles.

As pessoas precisam mais de cuidados do que de pessoas que mandam, porque para mandar é o que mais tem! Todo mundo quer mandar; agora, cuidar é só para quem tem o coração como o de Jesus: manso, humilde e servidor.

Peçamos a Deus a graça de servirmos uns aos outros.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Memória de São Filipe Néri, Presbítero

Aos trinta anos, Filipe viveu o fenômeno extraordinário do milagre de Pentecostes. Estando nas catacumbas de São Sebastião em Roma na vigília de Pentecostes, ele viu uma bola de fogo vir em sua direção, entrar pela boca e fazer seu coração inchar. O coração aumentou a tal ponto, que quebrou duas costelas. Sabemos disso porque, anos depois, quando fizeram a autópsia do corpo, descobriram duas costelas quebradas e o coração com uma cicatriz que mais parecia uma cauterização! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 26 de maio, e conheça mais sobre a vida do santo da alegria!




Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 26/05/2021

São Filipe Néri

O “santo da alegria” nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.

Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.

Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo, e mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres.

São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.

Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria.

São Filipe Néri, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil