Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Memória Facultativa

Santa Ângela Mérici, virgem


Antífona de entrada

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo. (Sl 95, 1. 6)
Adoráte Deum omnes ángeli eius: audívit, et laetáta est Sion: et exsultavérunt fíliae Iudae.Ps. Dóminus regnávit, exsúltet terra: laeténtur ínsulae multae. (Ps. 96, 7. 8 et 1)
Vernáculo:
Adorai a Deus, vós todos os seus anjos: Sião escuta transbordante de alegria, e exultam as filhas de Judá! Sl. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! (Cf. LH: Sl 96, 7. 8 e 1)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (2Sm 7, 18-19. 24-29)


Leitura do Segundo Livro de Samuel


Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo, 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!

24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor Todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor Todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 131)


℟. O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.


— Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó: ℟.

— “Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!” ℟.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar! ℟.

— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!” ℟.

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” ℟.


https://youtu.be/FlSn4Ze258g
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho. (Sl 118, 105) ℟.

Evangelho (Mc 4, 21-25)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Dextera Dómini fecit virtútem, déxtera Dómini exaltávit me: non móriar, sed vivam, et narrábo ópera Dómini. (Ps. 117, 16. 17)


Vernáculo:
A mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! Não morrerei, mas, ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! (Cf. LH: Sl 117, 16bc. 17)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! (Sl 33, 6)

Ou:


Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)
Comédite pínguia, et bíbite mulsum, et míttite partes eis qui non praeparavérunt sibi: sanctus enim dies Dómini est, nolíte contristári: gáudium étenim Dómini est fortitúdo nostra. (2 Esdr. 8, 10; ℣. Ps. 80, 2. 3. 5. 11. 14. 17)
Vernáculo:
Ide e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e dai porções àqueles para quem nada se preparou, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não é dia de luto, pois a alegria pelo Senhor é vossa força. (Cf. Bíblia CNBB: Ne 8, 10)

Depois da Comunhão

Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 27/01/2022
Deus quer um coração generoso

“Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais”.

O Evangelho de hoje nos apresenta alguns provérbios ditos por Jesus. Dentre eles, vamos refletir sobre o seguinte: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais” (Mc 4, 24). Inicialmente, Jesus está nos alertando para o modo como nós ouvimos a Deus. De modo geral, todo bom cristão aceita que devemos obedecer a Deus, isto é, que, diante de um preceito divino, devemos inclinar nossa cabeça e dizer “Amém”. Com essa atitude, estamos sacrificando a nossa inteligência, a fim de reconhecermos que Deus é muito mais sábio que nós e, por isso, assentimos aos seus desígnios mesmo que não os compreendamos. Essa é a primeira dimensão do ouvir a Deus, a obediência. Com ela, é gerado um primeiro nível de amor, o amor servil, que é bom e necessário. No entanto, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, que é erigido através da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Aqui, é pertinente observarmos como estamos ouvindo e respondendo a Deus: com amor de servo ou de filho? Se entregamos a Deus só o mínimo necessário, também receberemos uma escassa porção, pois, como diz Jesus, “com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos”. Mas, se amarmos generosamente, cresceremos no amor a ponto de vivermos o amor esponsal, de quem busca estar constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo. Ele nos chama a amarmos cada vez mais, indo além da mesquinhez dos servos, a fim de que, como filhos e esposas, nos entreguemos de forma generosa ao Amado.

Deus abençoe você!

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Quem ama não é mesquinho (Quinta-feira da 3.ª Semana do Tempo Comum)

Dependendo do modo como ouvimos a Deus e aderimos a sua vontade, podemos progredir no amor. Quando vivemos na obediência a Deus, estamos no primeiro nível, o amor servil, que é bom e necessário. Porém, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, gerado na medida da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Quando amamos de forma generosa, crescemos no amor a ponto de alcançarmos o terceiro nível, o amor esponsal, de quem está constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo.Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 27 de janeiro, medite sobre o modo como você tem ouvido a Deus e, a partir disso, examine como tem respondido a Ele.


https://youtu.be/wIGGrOpzSek

Santo do dia 27/01/2022


Santa Ângela Mérici (Memória Facultativa)
Local: Bréscia, Itália
Data: 27 de Janeiro † 1540


Sua vida realmente testemunhou estes dois aspectos do Evangelho: o amor exclusivo dedicado ao divino Esposo e a ação educadora.

Ela nasceu por volta do ano de 1470, em Desenzano de Garde, no Vêneto, norte da Itália, e morreu em Bréscia, no ano de 1540. Pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Ângela fundou o Instituto das Ursulinas para a assistência espiritual e material das meninas órfãs e pobres, vendo nelas a presença viva de Cristo. Criou um método pedagógico profundamente animado de solicitude maternal. Com sua experiência é precursora das instituições que hoje encontraram expressão nos institutos seculares e na participação dos leigos na missão da Igreja.

São muitas as Congregações Religiosas que também hoje se dedicam à educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas, bem como de jovens ameaçados na sociedade. Pensemos em Dom Bosco, com os Salesianos, pensemos aqui no Brasil na Congregação das Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, dedicada à educação das crianças desvalidas.

O cuidado pela educação exercido por esses grupos com carisma especial deve ser preocupação de toda a Igreja e de cada cristão e cristã. O carinho de Cristo pelas crianças, sobretudo as mais pobres e abandonadas, nunca se pode extinguir. Santa Ângela dedicou todas as suas energias e todo o seu amor à causa das crianças e jovens necessitados de acolhida e cuidado.

A Igreja, em sua oração, pede que a santa Virgem Ângela nos recomende a Deus em seu amor de Pai, para que, seguindo seus exemplos de caridade e prudência, sejamos fiéis aos ensinamentos de Deus, proclamando-os em nossa vida.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil