24 Sex
Jan
25 Sáb
Jan
26 Dom
Jan
27 Seg
Jan
28 Ter
Jan
29 Qua
Jan
30 Qui
Jan
31 Sex
Jan
01 Sáb
Feb
02 Dom
Feb
03 Seg
Feb
04 Ter
Feb
05 Qua
Feb
06 Qui
Feb
07 Sex
Feb
08 Sáb
Feb
09 Dom
Feb

2ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Memória Facultativa

Santa Ângela Mérici, Virgem

Antífona de entrada

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário. (Cf. Sl 95, 1. 6)
Adoráte Deum omnes ángeli eius: audívit, et laetáta est Sion: et exsultavérunt fíliae Iudae. Ps. Dóminus regnávit, exsúltet terra: laeténtur ínsulae multae. (Ps. 96, 7. 8 et 1)
Vernáculo:
Anjos de Deus, adorai todos o Senhor: Sião ouviu isto, e alegrou-se; e as filhas de Judá estremeceram de alegria. Sl. O Senhor é o rei. Que a Terra rejubile, e todas as ilhas do mar se alegrem. (Cf. MRQ: Sl 96, 7.8 e 1)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que, em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — Hb 9, 15. 24-28


Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 15Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 24Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo.

Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 97(98), 1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 1a)


℟. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. ℟.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. ℟.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! ℟.

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei! ℟.


https://youtu.be/YBGhtb8yxwE
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. (Cf. 2Tm 1, 10) ℟.

Evangelho — Mc 3, 22-30


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Dextera Dómini fecit virtútem, déxtera Dómini exaltávit me: non móriar, sed vivam, et narrábo ópera Dómini. (Ps. 117, 16. 17)


Vernáculo:
A mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! Não morrerei, mas, ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! (Cf. LH: Sl 117, 16bc. 17)

Sobre as Oferendas

Acolhei com bondade, Senhor, as nossas oferendas para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Aproximai-vos do Senhor e sereis iluminados e vosso rosto não se cubra de vergonha. (Cf. Sl 33, 6)

Ou:


Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)
Comédite pínguia, et bíbite mulsum, et míttite partes eis qui non praeparavérunt sibi: sanctus enim dies Dómini est, nolíte contristári: gáudium étenim Dómini est fortitúdo nostra. (2Esdr. 8, 10; ℣. Sl 80, 2. 3. 5. 11. 14. 17)
Vernáculo:
Comei e bebei e dai àqueles que não têm para si. Pois este é o dia que o Senhor santificou. Não vos contristeis, que a alegria do Senhor é a nossa fortaleza. (Cf. MRQ: 2Esdr. 8, 10)

Depois da Comunhão

Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de participar da vossa vida, nos gloriemos sempre dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 27/01/2025


Quando rejeitam a carta por ódio ao carteiro


“Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios”.

O que faziam outrora com Cristo, acusando-o de expulsar demônios pelo poder de Beelzebu, fazem-no hoje contra a Igreja, acusando-a de toda sorte de mentiras, os inimigos do Evangelho. Jesus, por querer fazer discípulos, livrando-os da vida de pecado, era por seus detratores apodado dos nomes mais indignos e blasfemos: beberrão, impuro, infiel à Lei e às tradições etc. A Igreja, por fazer o que lhe mandou fazer Cristo, isto é, dar continuidade à sua obra redentora, é por seus inimigos acusada dos mais variados crimes: intolerante, moralista, retrógrada etc. Na boca de uns e outros podemos pôr as mesmas palavras com que confessavam os demônios o seu desespero, ao verem Cristo pôr abaixo a sua tirania infernal: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” (Mt 8, 29). Os acusadores de Cristo, vendo como Ele lhes desmascarava a hipocrisia e o legalismo fútil, o acusavam dos vícios que possuíam; os acusadores da Igreja, vendo como ela lhes desmascara a vida perversa, lhe imputam a maldade que eles mesmos praticam, por mais que a encubram com os floreios do politicamente correto. Jesus, Filho encarnado, foi acusado de agir sob o impulso de Satanás; a Igreja, empenhada em desviar o homem do caminho do inferno, é acusada de ser intolerante e preconceituosa. Eis a malícia, eis a inversão diabólica desses que são filhos do pai da mentira. Mas, diante disso, que coisas nos cabe fazer? A primeira é que saibamos suportar com paciência e ânimo de mortificação, oferecendo-as a Cristo em reparação de nossas muitas culpas, as injúrias que forem dirigidas contra nós, pessoalmente. A segunda é que rezemos sempre pelos que nos caluniam e paguemos com o bem o mal com que pagam nosso exemplo e palavra. A terceira e última é que tenhamos a coragem de defender com firmeza e calma, com objetividade e caridade, a Cristo e sua Igreja, a quem muitos chegam a rejeitar em bloco por terem começado a rejeitar em parte os seus membros.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A artimanha dos que persistem no erro (Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum)

O que faziam outrora com Cristo, acusando-o de expulsar demônios pelo poder de Beelzebu, fazem-no hoje contra a Igreja, acusando-a de toda sorte de mentiras. Jesus, por querer livrar os homens do pecado, era por seus detratores acusado das formas mais blasfemas. A Igreja, por fazer por ordem de Cristo o mesmo que fazia Ele, é por seus inimigos insultada das formas mais mentirosas.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, e medite conosco sobre esses graves pecados de blasfêmia com que muitos, infelizmente, põem em perigo sua própria salvação eterna.


https://youtu.be/1fZuGMmGfUU

Santo do dia 27/01/2025

Santa Ângela Mérici (Memória Facultativa)
Local: Bréscia, Itália
Data: 27 de † 1540


Sua vida realmente testemunhou estes dois aspectos do Evangelho: o amor exclusivo dedicado ao divino Esposo e a ação educadora.

Ela nasceu por volta do ano de 1470, em Desenzano de Garde, no Vêneto, norte da Itália, e morreu em Bréscia, no ano de 1540. Pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Ângela fundou o Instituto das Ursulinas para a assistência espiritual e material das meninas órfãs e pobres, vendo nelas a presença viva de Cristo. Criou um método pedagógico profundamente animado de solicitude maternal. Com sua experiência é precursora das instituições que hoje encontraram expressão nos institutos seculares e na participação dos leigos na missão da Igreja.

São muitas as Congregações Religiosas que também hoje se dedicam à educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas, bem como de jovens ameaçados na sociedade. Pensemos em Dom Bosco, com os Salesianos, pensemos aqui no Brasil na Congregação das Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, dedicada à educação das crianças desvalidas.

O cuidado pela educação exercido por esses grupos com carisma especial deve ser preocupação de toda a Igreja e de cada cristão e cristã. O carinho de Cristo pelas crianças, sobretudo as mais pobres e abandonadas, nunca se pode extinguir. Santa Ângela dedicou todas as suas energias e todo o seu amor à causa das crianças e jovens necessitados de acolhida e cuidado.

A Igreja, em sua oração, pede que a santa Virgem Ângela nos recomende a Deus em seu amor de Pai, para que, seguindo seus exemplos de caridade e prudência, sejamos fiéis aos ensinamentos de Deus, proclamando-os em nossa vida.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil