15 Ter
Oct
16 Qua
Oct
17 Qui
Oct
18 Sex
Oct
19 Sáb
Oct
20 Dom
Oct
21 Seg
Oct
22 Ter
Oct
23 Qua
Oct
24 Qui
Oct
25 Sex
Oct
26 Sáb
Oct
27 Dom
Oct
28 Seg
Oct
29 Ter
Oct
30 Qua
Oct
31 Qui
Oct
01 Sex
Nov
02 Sáb
Nov
03 Dom
Nov
04 Seg
Nov
05 Ter
Nov
06 Qua
Nov
07 Qui
Nov
08 Sex
Nov
09 Sáb
Nov
10 Dom
Nov
11 Seg
Nov
12 Ter
Nov
13 Qua
Nov
14 Qui
Nov
15 Sex
Nov
16 Sáb
Nov
17 Dom
Nov
18 Seg
Nov
19 Ter
Nov
20 Qua
Nov
21 Qui
Nov
22 Sex
Nov
23 Sáb
Nov
24 Dom
Nov

3ª feira da 30ª Semana do Tempo Comum

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face. (Cf. Sl 104, 3-4)
Laetétur cor quaeréntium Dóminum: quaérite Dóminum, et confirmámini: quaérite fáciem eius semper. Ps. Confitémini Dómino, et invocáte nomen eius: annuntiáte inter gentes ópera eius. (Ps. 104, 3. 4 et 1)
Vernáculo:
Exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face. (Cf. MR: Sl 104, 3-4) Sl. Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! (Cf. LH: Sl 104, 1)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que ordenais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Ef 5, 21-33)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios


Irmãos, 21vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 127)


℟. Felizes todos que respeitam o Senhor!


— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! ℟.

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. ℟.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. ℟.

℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Cf. Mt 11, 25) ℟.

Evangelho (Lc 13, 18-21)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Domine, vivífica me secúndum elóquium tuum: ut sciam testimónia tua. (Ps. 118, 107. 125)


Vernáculo:
Senhor, dai-me mais vida, segundo a vossa palavra, para conhecer os vossos mandamentos. (Cf. MRQ: Sl 118, 154. 125)

Sobre as Oferendas

Olhai benigno, nós vos pedimos, Senhor, os dons que vos apresentamos, e nossa celebração seja, antes de tudo, para a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Nós nos alegraremos na vossa salvação e no nome do nosso Deus exultaremos. (Cf. Sl 19, 6)

Ou:


Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós em oblação de suave odor. (Ef 5, 2)
Laetábimur in salutári tuo: et in nómine Dómini Dei nostri magnificábimur. (Ps. 19, 6; ℣. Ps. 19, 2. 3. 4. 5. 7. 8)
Vernáculo:
Nós nos alegraremos na vossa salvação e no nome do nosso Deus exultaremos. (Cf. MR: Sl 19, 6)

Depois da Comunhão

Os vossos sacramentos, Senhor, realizem o que significam, a fim de que um dia possamos entrar em plena posse do mistério que agora em ritos celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 29/10/2024


Como o Reino de Deus cresce em nós?


“O Reino de Deus é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramo”.

No Evangelho de hoje, Jesus apresenta duas pequenas parábolas sobre o reino de Deus. Primeiro, compara-o com uma semente de mostarda, que de pequenina cresce e se torna uma grande árvore. Trata-se aqui de uma hipérbole para contrastar a pequenez de uma semente e a grandeza de uma frondosa árvore. A segunda parábola é a da mulher que usa fermento para levedar a massa e fazê-la crescer.O que Jesus quer ensinar com tudo isso? O Senhor fala do reinado de Deus em nossos corações. Mas o que isso quer dizer? Que nós, criados por Deus, somos chamados, graças à salvação de Jesus, a participar da vida de Deus no céu. Isso é o reino de Deus: um dia, iremos participar da felicidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Mas essa realidade, que iremos viver em plenitude apenas no céu, começa já aqui na terra. Cristo nos veio trazer a semente do reino de Deus, a qual, apesar de pequenina, tem um enorme poder transformador. Quando aceitamos com fé a pregação evangélica, renunciamos ao pecado, somos batizados ou buscamos a Confissão, Jesus planta em nosso coração uma semente, uma modificação em nossa alma que nos impele a fazer crescer a graça em nós depositada.Em linguagem teológica, dizemos que, ao aceitar Jesus e a fé da Igreja, ser batizados e receber o perdão dos pecados na Confissão, recebemos de Deus a graça santificante, ou seja, uma participação na vida de Deus. É uma “sementinha” plantada em nós que nos dá, entre outras coisas, a capacidade de amar a Deus divinamente.Que fazer para que essa sementinha cresça e se torne uma árvore frondosa? Primeiro, entender que isso não depende exclusivamente de nós. As parábolas da semente de mostarda e do fermento na massa mostram que existe uma dinâmica, um poder, uma dynamis — uma espécie de “dinamite” que Deus coloca dentro de nós através da graça santificante — , mas é Ele quem vai “detoná-la” em nós, isto é, fazer aflorar a santidade. É Ele quem vai nos transformar de cristãos principiantes em grandes santos.Ora, é evidente que isso não acontece por mágica. Deve haver alguma colaboração. Algo devemos fazer para que, dentro do nosso coração, sejam soltas as amarras. É mais ou menos como no Evangelho de ontem, sobre a mulher encurvada: vivemos como que amarrados por dentro, daí que Jesus precise nos libertar; da mesma forma que nós mesmos precisamos colaborar com esse processo, a fim de que a graça de Deus cresça em nós cada vez mais.Para cooperar com a graça e crescer na santidade, existe um “bê-á-bá”, um check-list fundamental. Primeiro, é preciso estar em estado de graça, pois ninguém desenvolve o que não tem. De nada adiantam as técnicas de agronomia para fazer a semente crescer, se não há semente plantada. É necessário abandonar o pecado, crer em Jesus, receber o batismo ou, se já se é batizado, pedir perdão dos pecados mortais na Confissão.Tendo enfim a “sementinha”, é preciso dar um segundo passo: pedir a Deus com frequência que aumente nossa fé. Isso só é possível em uma vida de oração habitual, aberta às transformações que o Senhor deseja realizar. Eis por que a oração deve ter uma característica básica, mas muito esquecida: disposição para mudar e conformar-se à vontade divina.E o que Deus quer mudar? Depois de ter deixado os pecados grosseiros para trás, Deus quer que aos poucos nos voltemos para Ele. Também por isso a oração precisa estar presente na vida cotidiana. Temos de olhar para o dia a dia — família, trabalho, pessoas etc. — e enxergar em tudo a presença de Cristo, Nosso Senhor. Se fizermos isso, estaremos nos desamarrando e libertando do que nos afasta de Deus.Recapitulando. — O primeiro passo é estar em estado de graça; segundo, ter vida de oração generosa, disposta a deixar Deus mudar a alma por dentro; terceiro, deixar que a vida de oração vá transformando a vida cotidiana, de forma que a oração invada o dia inteiro e leve a amar Jesus nas coisas ordinárias. Se assim fizermos, veremos o fermento produzir efeito: a massa vai crescer, isto é, o reino de Deus, a graça santificante, vai desenvolver-se em nossa alma.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 29/10/2024

Beata Chiara Luce (Memória Facultativa)
Local: Sassello, Itália
Data: 29 de Outubro† 1990


Chiara Badano nasceu em 29 de outubro de 1971 em Sassello, na diocese de Acqui Terme. Seus pais estavam esperando por ela há 11 anos. Seu nascimento é saudado como uma graça de Nossa Senhora, invocada com fervor no "Santuário das Rochas" por seu pai.

Cresce rodeada de muito amor. É saudável, adora a natureza e as brincadeiras, destaca-se desde cedo pelo amor a Jesus e a Nossa Senhora. Tem um atrativo particular para os “últimos”, que cobre com atenção e pequenos serviços, muitas vezes abrindo mão de momentos de lazer.

No dia da sua primeira comunhão recebe de presente o livro dos Evangelhos. É para ela "um livro magnífico". “Assim como é fácil para mim aprender o alfabeto, também deve ser para viver o Evangelho!”.

Aos 9 anos ingressou no Movimento dos Focolares fundado por Chiara Lubich como GEN (Nova Geração), envolvendo também os pais. A partir daí, sua vida está em alta: ela tenta "sempre colocar Deus em primeiro lugar" e dizer-lhe "sempre sim". Gosta de estudar e sente-o como um “dever” que cumpre com alegria e serenidade, feliz por estar ao lado dos seus companheiros. Depois do primeiro colégio, ela parece mais pálida e um pouco cansada, mas não liga. Ela tem 17 anos e está em plena vitalidade.

No final do verão, durante uma partida de tênis, uma dor aguda no ombro esquerdo a força a largar a raquete. A tomografia computadorizada no hospital S. Corona em Pietra Ligure revela um dos mais graves osteossarcomas com metástases generalizadas.

Em 7 de fevereiro de 1989, ela entrou no hospital Molinette em Torino, onde uma primeira operação foi realizada no dia 28. Ao acordar, em seus lábios: “Se você quiser, Jesus, eu também quero!” Apesar da operação e do tratamento, a doença galopa inexoravelmente. Chiara percebe a situação e dirige-se a Nossa Senhora com um bilhete: “Mãe do Céu… te peço o milagre da cura; se não for da vontade d Ele, peço-lhe a força necessária para nunca desistir ”.

A dor não a impede, nem um gemido em seus lábios. Seu rosto irradia alegria e seus olhos estão sempre brilhantes, apesar do desbotamento progressivo: a perda de cabelo e pernas. Ela não tem medo de morrer. O tão esperado Noivo vem buscá-la na madrugada de 7 de outubro de 1990, após uma noite muito dolorosa.

Para a mãe que estava ao lado dela, afagando-lhe a testa com grande esforço, ela sussurra: “Mãe, seja feliz, porque eu também sou.” E partiu para a verdadeira Vida.

Clique aqui e assista ao Documentário Biográfico de Chiara Luce

Fonte: causesanti.va

Beata Chiara Luce, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil