Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37, 22-23)
Miseréris ómnium, Dómine, et nihil odísti eórum quae fecísti, dissímulans peccáta hóminum propter paeniténtiam, et parcens illis: quia tu es Dóminus Deus noster. Ps. Miserére mei Deus, miserére mei: quóniam in te confídit ánima mea. (Sap. 11, 24-25. 27; Ps. 56)
Vernáculo:
Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus. (Cf. MR: Sb 11, 24-25. 27) Sl. Piedade, Senhor, piedade, pois em vós se abriga a minh'alma! (Cf. LH: Sl 56, 2)
Entenda esta antífona

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Sb 11, 22-12, 2)


Leitura do Livro da Sabedoria


Senhor, o mundo inteiro, diante de ti,é como um grão de areia na balança,uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra.23Entretanto, de todos tens compaixão,porque tudo podes.Fechas os olhos aos pecados dos homens,para que se arrependam.24Sim, amas tudo o que existe,e não desprezas nada do que fizeste;porque, se odiasses alguma coisanão a terias criado.25Da mesma forma,como poderia alguma coisa existir,se não a tivesses querido?Ou como poderia ser mantida,se por ti não fosse chamada?26A todos, porém, tu tratas com bondade,porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida.12, 1O teu espírito incorruptível está em todas as coisas!2É por isso que corriges com carinho os que caeme os repreendes, lembrando-lhes seus pecados,para que se afastem do male creiam em ti, Senhor.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 144)


℟. Bendirei eternamente vosso nome; para sempre, ó Senhor, o louvarei!


— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. ℟.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. ℟.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! ℟.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou. ℟.


https://youtu.be/cOapDxUTacs
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Segunda Leitura (2Ts 1, 11-2, 2)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses


Irmãos: 11Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé.12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.2, 1No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida! (Jo 3, 16) ℟.

Evangelho (Lc 19, 1-10)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericóe estava atravessando a cidade.2Havia ali um homem chamado Zaqueu,que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.3Zaqueu procurava ver quem era Jesus,mas não conseguia, por causa da multidão,pois era muito baixo.4Então ele correu à frentee subiu numa figueira para ver Jesus,que devia passar por ali.5Quando Jesus chegou ao lugar,olhou para cima e disse:“Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo:“Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor:“Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres,e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.9Jesus lhe disse:“Hoje a salvação entrou nesta casa,porque também este homem é um filho de Abraão.Com efeito, o Filho do Homemveio procurar e salvar o que estava perdido”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam.
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna. Amém.

Antífona do Ofertório

Benedic ánima mea Dómino, et noli oblivísci omnes retributiónes eius: et renovábitur, sicut áquilae, iuvéntus tua. (Ps. 102, 2. 5)


Vernáculo:
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! De bens ele sacia tua vida, e te tornas sempre jovem como a águia! (Cf. LH: Sl 102, 2. 5)
Entenda esta antífona

Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15, 11)

Ou:


Como o Pai, que me enviou, é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim. (Jo 6, 58)
Notas mihi fecísti vias vitae: adimplébis me laetítia cum vultu tuo, Dómine. (Ps. 15, 11; ℣. Ps. 15, 1. 2. 3. 5. 6. 7. 8. 9. 10)
Vernáculo:
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Cf. MR: Sl 15, 11)
Entenda esta antífona

Depois da Comunhão

Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 30/10/2022
Cristo quer entrar em nossa casa

“Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

O Evangelho de hoje, extraído de mais uma dessas páginas exclusivas de S. Lucas, retrata-nos a conversão de Zaqueu e de toda a sua casa. Zaqueu, como nota o evangelista, vivia em Jericó, onde exercia a função de chefe dos coletores de impostos, a serviço do Império Romano. Apesar de muito rico, era ele homem de baixa estatura, razão por que teve de trepar-se a uma figueira para poder ver Jesus, que passava pela cidade cortejado por uma multidão de fiéis e curiosos. Zaqueu, que desejava ver Cristo também por curiosidade, é aqui visto por Ele com misericórdia: “Zaqueu”, diz-lhe o Senhor ao pé da árvore, “desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. O chefe dos publicanos obedece prontamente e recebe Jesus “com alegria”, surpreso por ter sido alvo não só do olhar compassivo de Cristo, mas de uma prova de entranhável carinho: “Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele, que em sua consciência sabia das fraudes e furtos que por tantos anos cometera, se alegra de ver que Jesus não o despreza nem se envergonha de falar-lhe publicamente, e é por isso que lhe garante: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. A resposta de Cristo é luminosa: “Hoje a salvação entrou nesta casa”. Com efeito, a salvação, que é o próprio Jesus, já lhe havia em entrado em casa, mas só entrou como salvação efetiva quando Zaqueu o recebeu com espírito de fé e contrição, e é por isso que o Senhor acrescenta: “porque também este homem é um filho de Abraão”, isto é, filho daquele é pai para todos os que creem naquele que Abraão esperou. Pois “o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”, quer dizer, para o que estava condenado à perdição eterna, como é o caso de muitos nesta nossa sociedade de publicanos, de homens hipnotizados pelas riquezas, possuídos pelo que possuem, condenados em virtude daquilo mesmo que julgam dominar. Se for este também o nosso caso, lembremo-nos do olhar que o Senhor hoje dirigiu a Zaqueu e da alegria, sincera e verdadeira, que nasce de o acolhermos com fé e propósitos firmes de emenda. Acolhamo-lo em nossa casa, onde Ele não só deseja como deve estar, pois para isso se encarnou, e deixemos que Ele nos diga de uma vez por todas: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão”.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
Homilia | A visita “absurda” de Jesus a Zaqueu (31.º Domingo do Tempo Comum)

A conversão narrada pelo Evangelho deste domingo é a prova: “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Pois o mesmo Deus que disse ser muito difícil para um rico se salvar, buscou Zaqueu com os olhos e fez questão de se hospedar em sua casa.É sobre esta visita fantástica que Jesus quer fazer também a nós, no sacramento da Comunhão, que vamos refletir com o Padre Paulo Ricardo nesta homilia.


https://youtu.be/xyxGwIsiaA0
Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 30/10/2022

Ouça no Youtube

São Geraldo (Memória Facultativa)
Local: Potenza, Itália
Data: 30 de Outubro† 1122


Hoje, o Martirológio Romano fixa a memória de são Geraldo, bispo de Potenza, na Lucânia. Ele era natural de Placência, e transferiu-se para Potenza. Foi escolhido como bispo por suas virtudes e suas atividades taumatúrgicas. Morreu apenas oito anos após sua escolha ao episcopado. Seu sucessor, Manfredo, escreveu-lhe uma vida exageradamente panegírica e sobretudo obteve uma canonização a viva voz (ou seja, sem documentação escrita) do papa Calisto II (1119-24). Mas existe outro Geraldo, também ele de Potenza, que leva fama bem superior ao bispo medieval. Trata-se de são Geraldo Majela, um dos santos mais populares da Itália meridional. E há motivo para esta popularidade: ele era invocado sobretudo pelas gestantes ou parturientes.

Nos inícios de 1800, cerca de cinquenta anos após a sua morte, um médico de Grassano (Matera) declarava: "Há muitos anos eu não exerço a profissão de médico. Exerce-a por mim o irmão Geraldo". Este médico levava tanto a sério o patrocínio de são Geraldo. proclamado bem-aventurado só em 1893, que antes que remédios preferia dar às suas pacientes uma imagem do bom religioso. E Tannoia declarava: "O irmão Geraldo é o protetor especial dos partos. Em Foggia não há mulher parturiente que não tenha sua imagem e que não o invoque como protetor".

Na realidade são Geraldo, que no leito de morte podia afirmar não saber nem a que fosse uma tentação impura, tinha sobre a mulher uma concepção superior: olhava toda mulher como uma imagem de Nossa Senhora, "louvor perene à Santíssima Trindade". Eram os entusiasmos místicos de uma alma simples, mas cheia de amor espiritual. Exclamava frequentemente "Meu querido Deus, meu Espírito Santo", sentindo íntimos a ele a bondade e o amor infinitos de Deus. Mais que asceta, era místico.

Sua vida está repleta de privações, de sofrimentos, de humilhações, mas tudo está profundamente animado, finalizado com um encontro vivo e pessoal com Deus. E isso que ficou dele, para além de algumas extravagâncias, que possam desconcertar ortodoxos. Há algo de autêntico e de genuíno também nos seus exageros que talvez os hippies de nossos dias os tornam novamente atuais. Mas são Geraldo fez uma contestação vinda de dentro.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Geraldo, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil