Nome: São Gildardo e São Medardo, Bispos (Memória Facultativa)
Local: Ruão, França; Soissons, França
Data: 08 de Junho

Em Soissons, na Gália natalício de São Medardo, nascido em uma família agrícola, muito simples, porém possuía uma fé inabalável no amor de Deus.

Medardo, que significa "audaz", era um homem simples, agrícola, de uma família de camponeses, porém possuía a maior riqueza de todas: uma fé inabalável no amor de Deus. Por conta desta característica cresceu com grande generosidade e piedade.

Uma passagem muito conhecida de foi quando ao encontrar um viajante que teve o cavalo roubado, aos prantos cedeu o próprio cavalo ao homem para que seguisse sua viagem.

São Medardo viveu uma vida em total consagração, inclusive tendo o apoio de seu pai para ser ordenado no sacerdócio, e com 33 anos de idade, se tornou padre, preferindo sempre dedicado ao lado dos pobres.

Medardo foi protegido da chuva por uma enorme águia que ficava parada sobre ele.

Este fato é mostrado na arte religiosa e é responsável por ele ser padroeiro contra mau tempo, furacões e protetor das pessoas que trabalham nos campos e na agricultura. Invocado também protetor contra a alívios de dores de dentes

Bispo de Vermand em 530 e em 531 moveu sua Sé para Noyon, que estava mais distante das brigas de fronteiras.

Entregou sua alma a Deus neste dia 8 de junho de 545 em Noyon e suas relíquias forma trasladadas para uma propriedade real perto de Crouy, na entrada de Soissons e uma Abadia Beneditina foi construída sobre seu túmulo.

Em Ruão, São Gildardo, bispo e irmão de São Medardo. Ambos os irmãos nasceram no mesmo dia, foram Sagrado Bispos no mesmo dia, entregaram sua alma a Deus no mesmo dia.

Fonte: escravasdemaria.blogspot.com

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.