Nome: Santa Maria de Jesus Crucificado (Memória Facultativa)
Local: Belém, Israel
Data: 26 de Agosto † 1878

Maria de Jesus Crucificado, também conhecida como Mariam Baouardy, nasceu em Abellin (Nazaré) em 5 de janeiro de 1846 em uma família greco-católica. Ela foi batizada com o nome de Maria.

Órfã aos dois anos de idade, foi adotada pelo tio com quem, em 1854, foi para Alexandria, no Egito. Sem que ela soubesse, ela cortou o cabelo para cancelar o casamento, despertando a ira de seus tios, que a confinaram aos criados. A um ex-servo que, sabendo da opressão que sofria de parentes, a convidou à recusa da fé, protestou imediatamente: “Sou filha da Igreja Católica, Apostólica, Romana”. A reação foi um golpe de cimitarra na garganta. Então, envolta sem vida em um lençol, ela foi abandonada na rua. Ela acordou em uma caverna, auxiliada por uma freira vestida de azul - Mariam disse que era a Virgem - que profetizou seu futuro. Curada, ela vagou por treze anos como empregada doméstica em Alexandria, Jerusalém e Beirute.

Em 1863 com a família Naggiar mudou-se para Marselha, onde sentiu o chamado à vida consagrada. Em 1865 ingressou nas Irmãs de São José da Aparição, que entretanto não o admitiram na profissão, assustadas com os fenômenos extraordinários que Mariam considerava uma doença: êxtases, visões e, a partir de 29 de março de 1867, os estigmas. No dia 14 de junho de 1867 entrou no Carmelo de Pau onde no dia 27 de julho vestiu o hábito com o nome de Maria de Jesus Crucificado. Em 1870 partiu para Mangalore para a fundação de um mosteiro, mas dois anos depois regressou a Pau por mal-entendidos que, juntamente com uma dolorosa infestação diabólica, constituíram a sua grande purificação.

Em 1872, Irmã Maria confidenciou às suas superiores que o Senhor queria um Carmelo em Belém: ela chegou lá em 11 de setembro de 1875 com a colaboração generosa de Berta Dartigaux. Arquiteta e gerente de construção, em 22 de agosto de 1878 ela caiu, fraturando o braço que ganhou gangrena. Em 26 de agosto morreu a santa. Foi beatificada por São João Paulo II em 13 de novembro de 1983 e no 17 de maio de 2015 na Basílica de São Pedro foi canonizada pelo Papa Francisco.

Fonte: causesanti.va

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.