01 Sáb
Aug
02 Dom
Aug
03 Seg
Aug
04 Ter
Aug
05 Qua
Aug
06 Qui
Aug
07 Sex
Aug
08 Sáb
Aug
09 Dom
Aug
10 Seg
Aug
11 Ter
Aug
12 Qua
Aug
13 Qui
Aug
14 Sex
Aug
15 Sáb
Aug
16 Dom
Aug
17 Seg
Aug
18 Ter
Aug
19 Qua
Aug
20 Qui
Aug
21 Sex
Aug
22 Sáb
Aug
23 Dom
Aug
24 Seg
Aug
25 Ter
Aug
26 Qua
Aug
27 Qui
Aug
28 Sex
Aug
29 Sáb
Aug
30 Dom
Aug
31 Seg
Aug
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: Santo Ponciano, Papa e Santo Hipólito Dia 13 de Agosto (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 13 de Agosto † c. 236

Não possuímos muitos dados históricos sobre estes santos mártires. Pertenceram à Igreja de Roma, um como papa e outro como presbítero e, talvez, até como antipapa.

1) São Ponciano: Ponciano foi bispo de Roma de 230-235. Na perseguição do imperador Maximino, o Trácio, foi exilado e condenado a trabalhos forçados nas minas da Sardenha. Sendo já idoso, depôs seu cargo e deu ordem que em Roma se escolhesse outro papa em seu lugar. Que se saiba, é o primeiro caso de abdicação de um bispo de Roma.

2) Santo Hipólito: Era presbítero da Igreja Romana. Há dúvidas sobre a identidade deste santo presbítero. Segundo os dados históricos, este Hipólito, mártir romano, deve ser distinguido de duas outras pessoas: de um bispo, escritor oriental, residente em Roma, e de um escritor cismático, autor de Philosophoumena e das outras obras elencadas no pedestal da estátua de Hipólito na Biblioteca Vaticana. Dados incertos levariam a identificar o presbítero Hipólito com o escritor rigorista que, lançando-se contra o papa Zefirino e acusando-o de excessiva indulgência, tornou-se antipapa contra Calisto 1. Hoje já não se admite a identificação de Hipólito, mártir de Roma, com o Hipólito, grande escritor, este, muito considerado por São Jerônimo, autor de Philosophoumena e da Tradição apostólica.

Em todo caso, diz a tradição que ele foi exilado para a Sardenha e sujeito a trabalhos forçados, onde morreu como o papa Ponciano.

Na comemoração dos mártires não se faz nenhuma alusão a antipapa nem ao grande escritor. Quanto a Hipólito trata-se simplesmente de um presbítero romano mártir.

A Oração coleta lembra apenas a admirável constância dos mártires Ponciano e Hipólito. Que sua memória faça crescer em nós o amor de Deus e mantenha em nossos corações uma fé sempre firme. Vemos, pois, pastores da Igreja, bispo e presbítero, dando testemunho de Cristo, dando a própria vida pelo rebanho a estes confiado.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.






Compartilhar: