Nome: São José Cafasso (Memória Facultativa)
Local: Turim, Itália
Data: 23 de Junho † 1860

Dom José Cafasso, padre secular da diocese de Turim, é aquele que os salesianos carinhosamente festejam como o mestre do grande fundador - São João Bosco.

Nascido na diocese de Asti, no dia 15 de janeiro, numa família cristianíssima, foi batizado no dia seguinte.
Jovem, bem jovem, todo dado à oração e ao catecismo, quando completou os dezesseis anos tomou o hábito clerical. No mês de setembro do ano de 1833, era padre, e, três anos depois, conquistava a cadeira de teologia moral no colégio eclesiástico de Turim, primeiramente como auxiliar, pouco mais tarde como professor. E professor foi São José Cafasso até a morte.

Em 1848, sucedeu ao fundador do colégio. Passou, então, a dirigi-lo, fazendo da igreja de São Francisco de Assis, anexa ao dito colégio, uma igreja modelo em todos os sentidos.

Data daquele ano o auxílio que prestou aos inícios da piedosa sociedade de São Francisco de Sales, onde João Bosco foi aluno dos mais queridos.

Penitente ao extremo, Dom José Cafasso trazia sempre consigo um rude cilício, comia pouquíssimo - o estritamente necessário para entreter a vida.

Grande devoto de Nossa Senhora da Consolação, faleceu santamente no dia 23 de junho de 1860, com quarenta e nove anos,

A causa de Dom José Cafasso foi introduzida em Roma em 1906, e, em 1925, foi beatificado. Sua canonização se deu em 1947, juntamente com São João de Brito.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume XI. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 21 jun. 2021.

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.