Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor; louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (Cf. Dn 3, 58)
Benedicite Dóminum omnes ángeli eius: poténtes virtúte, qui fácitis verbum eius, ad audiéndam vocem sermónum eius. Ps. Bénedic ánima mea Dómino: et ómnia quae intra me sunt, nómini sancto eius. (Sl. 102, 20)
Vernáculo:
Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, poderosos executores de suas ordens, sempre prontos para ouvir a sua voz. (Cf. MR: Sl 102, 20) Sl. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! (Cf. LH: Sl 102, 1)

Coleta

Ó Deus, que na vossa inefável providência vos dignais enviar os vossos Santos Anjos para nos guardar, concedei que sejamos sempre defendidos pela sua proteção e gozemos eternamente de sua companhia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Ex 23, 20-23)


Leitura do Livro do Êxodo


Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Salmo Responsorial (Sl 90)


℟. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.


— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. ℟.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te. ℟.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia. ℟.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem. ℟.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102, 21) ℟.

Evangelho (Mt 18, 1-5. 10)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Immíttet ángelus Dómini in circúitu timéntium eum, et erípiet eos: gustáte et vidéte, quóniam suávis est Dóminus. (Ps. 33, 8. 9)


Vernáculo:
O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Cf. LH: Sl 33, 8. 9)

Sobre as Oferendas

Senhor, acolhei as oferendas que apresentamos em honra dos vossos Santos Anjos; concedei benigno que, por sua constante proteção, sejamos livres dos perigos desta vida e felizes alcancemos as alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Perante os vossos Anjos vou cantar-vos, ó meu Deus! (Cf. Sl 137, 1)
Benedícite omnes ángeli Dómini Dóminum: hymnum dícite, et superexaltáte eum in saécula. (Dan. 3, 58; ℣. Cant. Danielis 3, 57. 60a-61a. 62a-63a. 64a-65a. 83. 84a-85a. 86a-87a)
Vernáculo:
Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor; louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (Cf. MR: Dn 3, 58)

Depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentais com tão grande sacramento em nossa peregrinação para a vida eterna, guiai-nos, por meio dos vossos anjos, no caminho da salvação e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Homilia do dia 02/10/2024
Deus cuida de nós por meio dos anjos da guarda

“Aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 90,11s).

Com grande gratidão celebramos hoje os Santos Anjos da Guarda. A gratidão é enorme por quê? Porque os santos anjos são um dom especialíssimo de Deus e de sua Providência.Sim, Deus rege o universo. Ele governa tudo, cada pequeno detalhe de nossa vida tem uma marca da Providência divina. O nosso Providentíssimo Deus está em tudo, mas Ele quer governar o universo também ajudado por suas criaturas.É uma das coisas mais lindas e mais extraordinárias. Deus quer nos dar presentes, mas Ele quer que outras pessoas sejam presentes para nós além dele mesmo. Assim, Ele criou pessoas para serem um presente para nós.Uma dessas pessoas é o nosso anjo da guarda. O anjo da guarda é uma pessoa. Não é uma pessoa humana, é uma pessoa angélica, sim. Um anjo, puro espírito, não tem corpo, mas é de uma natureza muito superior à nossa.Os anjos, mesmo os que são de hierarquias inferiores, ou seja, do coro dos anjos que não são tão gloriosos como os querubins e os Serafins lá do alto, são ainda assim muito maiores do que nós e, muito mais gloriosos, contemplam a Deus face a face. Pois bem, estas criaturas, pessoas santas, muitíssimo santas e humildes, aceitam de Deus a missão de estar do nosso lado para cuidar de nós.Imagine-se que coisa extraordinária, pessoas melhores do que nós em tudo a nos servirem humildemente! Meus queridos, que gratidão imensa no dia de hoje, em que somos chamados a ter devoção ao nosso anjo da guarda.Por que ter devoção ao anjo da guarda? A primeira razão é que ele tem devoção a você, ou seja, ele devota e piedosamente cuida de você; ele constantemente vela por você, sem cessar. Você até pode se esquecer do seu anjo da guarda, mas ele não se esquece de você. Ele está focado em você e na missão de o levar para o Céu.Então, vamos, no dia de hoje, glorificar a Deus e agradecer-lhe este santo companheiro, posto ao nosso lado para cuidar de nós, para zelar por nós no nosso dia a dia.Abramo-nos às inspirações do nosso anjo da guarda, porque ele é instrumento de Deus. As graças do Espírito Santo e as luzes divinas que Deus quer nos dar vêm através do nosso santo anjo. Os nossos santos anjos nos entregam graças e são mensageiros. Sim, podemos imaginar o Céu e a terra ligados por uma grande escadaria, que é Jesus, comparação presente no evangelho de São João, quando Jesus fala a Natanael. Jesus é a escadaria que une o Céu e a terra, sobre a qual os Anjos sobem e descem cumprindo a sua missão.Que alegria saber que nunca estamos sozinhos! Deus, para mostrar na sua divina Providência como cuida de nós de forma especialíssima, como se fôssemos a pupila dos seus olhos, nos deu o nosso santo anjo.Que ele verdadeiramente encontre em nós filhos devotos e obedientes, que queiram verdadeiramente obedecer às suas inspirações, a fim de cooperar com a missão que ele tem de nos levar para o Céu. O nosso anjo da guarda estará conosco todos os dias até a morte; estará conosco, se passarmos pelo Purgatório, para ali nos consolar; estará conosco, sentado em um trono de glória, quando nós, triunfantes, chegarmos ao Céu.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Para ver a liturgia sem propagandas, acesse pelo aplicativo. Baixe aqui

Santo do dia 02/10/2024

Ouça no Youtube

Santos Anjos da Guarda (Memória)
Data: 02 de Outubro


A primeira manifestação de uma comemoração dos Santos Anjos da Guarda aparece em 1411 em Valência, na Espanha. Em 1590, o papa Sisto V concedeu a Portugal um Ofício especial. Da Espanha e Portugal esta memória passou para o Calendário romano, em 1608.

Creio que todos nos lembramos, na nossa infância, daquelas figuras da criança protegida por um anjo ao atravessar uma ponte arruinada! A comemoração dos Anjos da Guarda está mais na compreensão comum da fé do que no nível da discussão teológica.

A Igreja, em sua piedade, sempre acreditou na existência não só de anjos em geral, dos quais nos falam repetidamente as páginas da Sagrada Escritura, mas também de anjos destinados a guardar e proteger os homens na caminhada terrestre.

Na História da Salvação, Deus confia aos anjos o encargo de proteger os patriarcas, os seus servos (Sl 90, 11-13) e todo o povo eleito (Ex 23, 20-23). No Novo Testamento o papel dos anjos é mais claro. Os anjos anunciam o nascimento de Cristo e acompanham a vida toda do Divino Mestre. Aparecem por ocasião de sua paixão e morte e são testemunhas de sua ressurreição. Igualmente nos Atos dos Apóstolos é bem evidente a intervenção dos anjos que vai marcando os primeiros passos da Igreja. Eles tomam parte ativa nos progressos do Evangelho, manifestando assim que a comunidade eclesial se liga intimamente ao ministério de Cristo.

O autor da Carta aos Hebreus dá testemunho disso quando escreve, falando dos anjos de Deus: Não são todos eles espíritos servidores, enviados para servir os que devem herdar a salvação? (Hb 1, 14).

Para justificar a existência dos anjos da guarda poderemos citar primeiramente o Sl 90, que se refere ao futuro Messias, fala explicitamente que Deus mandou seus anjos guardar o Messias: Em todos os seus passos, eles o sustentarão em suas mãos para que não tropece em alguma pedra. Se Cristo, em sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegido por anjos, muito mais devemos ser nós, seus membros. Certa vez, Jesus, falando das crianças, que propunha como modelos de inocência, de simplicidade e de docilidade, teve palavras fortes contra os possíveis escandalizadores das crianças e acrescentou: Cuidado para não desprezar um desses pequeninos, porque eu vos digo que seus anjos estão continuamente no céu, na presença do meu Pai celeste (Mt 18, 10). Quando Pedro, libertado da cadeia, por intervenção de um anjo (At 12, 7-9; cf. tb. At 5, 19), se dirigia à noite à casa do amigo Marcos, bateu à porta, mas de dentro não se atreviam a abrir, embora reconhecendo que fosse sua voz, pois diziam: Deve ser o anjo dele (At 12, 15). Esta frase faz pensar na convicção dos primeiros cristãos relativa à existência de um anjo que acompanha cada um de nós. Esta é, de fato, a crença universal e pacífica da Igreja em todos os tempos.

Os temas da proteção e dos anjos como guias perpassam toda a Liturgia. Eles são vistos como seres que bendizem o Senhor e cantam a sua glória e o louvam eternamente e os fiéis são convidados a louvarem a Deus na presença dos anjos (cf. Antífona da entrada e da Comunhão).

A Oração coleta reconhece que Deus na sua providência manda os seus anjos para guardar-nos. Na Oração sobre as oferendas a Igreja pede que as nossas oferendas em honra dos Santos Anjos façam com que eles nos guardem dos perigos desta vida e nos levem à vida eterna. Na Oração depois da Comunhão se pede que Deus nos guie por meio dos seus Anjos no caminho da salvação e da paz.

Podemos dizer que toda a celebração se volta para Deus que, na sua providência, coloca seus espíritos amigos, que o louvam e glorificam, a serviço dos seres humanos no caminho da salvação e da paz.

Importa que sejamos gratos a Deus por nos proteger e guiar pelos seus anjos, que nos unamos a eles na glorificação de Deus como o somos convidados a fazer em cada Missa na hora do Santo, e que todos também sejamos cada vez mais anjos do Senhor, mensageiros da Paz e do Bem, mensageiros do Cristo morto e ressuscitado.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil