Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Luminosos com imagens

Antífona de entrada

Aproximemo-nos, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno, aleluia. (Hb 4, 16)
Accípite iucunditátem glóriae vestrae, allelúia: grátias agéntes Deo, allelúia: qui vos ad caeléstia regna vocávit, allelúia, allelúia, allelúia. Ps. Atténdite pópule meus legem meam: inclináte aurem vestram in verba oris mei. (4 Esdr. 2, 36. 37; Ps. 77)
Vernáculo:
Acolhei a alegria da vossa glória dando graças a Deus, que vos chamou ao seu reino celestial, aleluia. (Cf. MR: 4Esd 2, 36-37) Sl. Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo. (Cf. LH: Sl. 77, 1)

Coleta

O vosso Espírito, Senhor, infunda em nós a riqueza dos seus dons e nos dê um coração que vos agrade, tornando-nos, em sua misericórdia, sempre mais dóceis à vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 22, 30; 23, 6-11)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.

23, 6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. 7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.

8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?” 10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 15)


℟. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!


— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! ℟.

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. ℟.

— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. ℟.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! ℟.


https://youtu.be/B6hPPLUZ8rg
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste. (Jo 17, 21) ℟.

Evangelho (Jo 17, 20-26)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Lauda ánima mea Dóminum: laudábo Dóminum in vita mea: psallam Deo meo, quámdiu ero, allelúia. (Ps. 145, 2)


Vernáculo:
Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar! (Cf. LH: Sl 145, 1-2)

Sobre as Oferendas

Senhor, nós vos pedimos, santificai com benevolência estes dons e, aceitando a oblação do sacrifício espiritual, fazei de nós uma eterna oferenda para vós. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor, diz o Senhor, aleluia. (Jo 16, 7)
Spíritus qui a Patre procédit, allelúia: ille me clarificábit, allelúia, allelúia. (Io. 15, 26; 16, 14; 17, 1. 5; ℣. Ps. 77, 1. 2. 3-4a. 4bcd. 6b-7a. 7bc. 23. 24. 25. 29)
Vernáculo:
Quando vier o Defensor que eu vos mandarei, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. (Cf. MR: Jo 15, 26)

Depois da Comunhão

O sacramento que recebemos, Senhor, ilumine nossa fé e restaure nossas forças para merecermos receber os dons do vosso Espírito. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 16/05/2024
A unidade dos membros da Igreja

“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti”.

No Cenáculo, rezou Jesus pelos Apóstolos, mas também por todos os que haviam de crer pela pregação deles: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles”, isto é, pelos Onze que aqui estão, “mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra”, ou seja, pela pregação apostólica. E o que Jesus pediu ao Pai em favor dos futuros fiéis? “Para que todos sejam um” com unidade de fé, pois é pela pregação da mesma doutrina que se chega ao conhecimento autêntico de Jesus Cristo: “Por aqueles que vão crer em mim”. Ora, dado que há um só Cristo e um só Evangelho, pois a Verdade primeira é em si mesma una e indivisível, é evidente que não pode haver unidade cristã onde há diversos credos e diferentes fés. Se queremos saber, portanto, se há verdadeira unidade entre nós, por um lado, e com a Igreja a que pertencemos, por outro, não há melhor critério do que avaliar em que temos crido. Se cremos no que ensinaram os Apóstolos, no que explicaram os Padres e no que, sempre e em todos os lugares (semper et ubique), foi crido como pertencente ao depósito sagrado da Revelação, então estamos unidos, no seio da única e verdadeira Igreja, aos Apóstolos e a quantos professam e professaram a fé católica e ortodoxa. Não podemos pretender estar unidos a nossos irmãos de paróquia nem, muito menos, ao Corpo místico de Cristo se não guardamos santa e inviolavelmente a sã doutrina, obedientes à sagrada hierarquia e reunidos em torno do mesmo altar. Foi o que o Senhor pediu em nosso favor, é o que nós, hoje e sempre, devemos pedir em nossas orações e trabalhar com nossas obras, lutando pela unidade da fé e para estreitar mais e mais o vínculo de caridade que nos faz membros vivos do Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | A intenção da oração de Cristo por nós (Quinta-feira da 7.ª Semana da Páscoa)

O Senhor conclui hoje a sua belíssima oração sacerdotal rezando ao Pai em favor, não só dos Apóstolos, mas de cada um de nós, ou seja, de todos os que haviam de crer no decurso dos séculos. E o que Ele nos pede a Deus não são os bens passageiros desta vida, mas a unidade de fé e de amor que nos prepara, já aqui na terra, para a unidade perfeita que, na glória do Céu, irá nos levar a ser um só com a Santíssima Trindade, quando então Deus for tudo em todos.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 16 de maio, e aprendamos com Jesus a rezar e a pedir os bens que realmente importam!


https://youtu.be/oUUSB5tieB0

Santo do dia 16/05/2024

Ouça no Youtube

São Simão Stock, Presbítero (Memória Facultativa)
Local: Bordéus, França
Data: 16 de Maio† 1265


Simão nasceu em 1165, no condado de Kent, de uma família muito nobre e cristianíssima.

Conta-se dele que, dos doze anos em diante, tendo deixado os seus, viveu como ermitão por vinte anos, dentro do oco de um vasto carvalho, daí lhe advindo o cognome de Stock.

Em 1213, Simão entrava na ordem do Carmelo, que acabava de se estabelecer na Inglaterra, e, em 1215 era feito vigário geral das províncias ocidentais.

No ano de 1251, numa visão, Nossa Senhora apareceu-lhe, e, depositando-lhe entre as mãos o escapulário, revelou-lhe que os que morressem trazendo-o consigo certamente escapariam das penas do inferno.

Um dia, visitando as casas da ordem, adoeceu gravemente, falecendo em Bordéus no ano de 1265. São Simão Stock escreveu um opúsculo sobre a penitência cristã, cartas a carmelos, algumas homilias, preceitos litúrgicos e duas antífonas à Santa Virgem.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume VIII. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 08 mai. 2022.

São Simão Stock, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil