Espiritualidade
Reflexão sobre a graça de Deus e como Ele age em nosso favor
por Thiago Zanetti em 29/01/2025 • Você e mais 405 pessoas leram este artigo Comentar
Tempo de leitura: 8 minutos
Queremos refletir, e não responder, a algumas perguntas: o que é a graça de Deus? Quando Deus age em nosso favor? Deus atende à nossa oração na medida de nossa urgência?
Bem, em se tratando de Deus, que é o Mistério Absoluto, o Insondável, o Inominável, o Imperscrutável, não podemos afirmar muitas coisas, pois ninguém pode “compreender” a Deus, a não ser Ele mesmo, o Seu Santo Espírito e o Filho, Jesus. Fora isso, ninguém mais.
É certo que Deus, embora imperscrutável, revelou-se em sua plenitude em Seu Filho Jesus: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9). Deus, embora infinito e grandioso, revela-se em suas criaturas, no desabrochar de uma flor e no bater de asas de um pássaro. Em todas as criaturas — terra, céu, mar, seres vivos — Deus Todo-Poderoso se manifesta. Deus se revela de forma esplendorosa e perfeita em sua obra-prima da criação: nós, seres humanos. “Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Deus revela quem Ele é quando inspira o Evangelista São João a escrever que “Deus é amor” (1Jo 4,8).
Dito isso, procuraremos responder, ou melhor, refletir sobre as perguntas iniciais.
O primeiro ponto que precisa ficar claro é que todo o agir de Deus se configura em Seu mistério. Não podemos prever, mensurar, quantificar ou temporizar (estabelecer um tempo). Tudo o que Deus faz, todo o Seu agir, é e sempre será incompreensível para o homem. Mas Deus, em sua infinita bondade, deseja que o homem seja participante de Sua graça. Ou seja, quando Deus irá se mover, não sabemos, mas Ele ensina e deseja que Lhe peçamos constantemente e insistentemente tudo, não só os grandes milagres, mas também as graças que precisamos receber no dia a dia. Jesus, que é Deus, Filho de Deus, nos ensina: “Pedi, e vos será dado! Procurai, e encontrareis! Batei, e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e, a quem bate, a porta será aberta” (Mt 7,7-8).
Se Jesus nos diz: “Pedi, e vos será dado”, por que não recebemos aquela graça que tanto pedimos a Deus? Uma resposta é que aquilo que você pediu pode não ser útil para você no plano de sua salvação; por isso, Deus entendeu que não seria bom concedê-lo. Saiba que todo “não” de Deus é um enorme “sim” para a sua vida. O “não” de Deus cura e alarga o seu coração e a sua alma para receber uma graça ainda melhor! Posso lhe dizer por experiência própria: Deus agiu muito mais em minha vida através de Seus “nãos” do que dos “sins” que eu esperava dEle.
O grande problema é que não vivemos unidos a Deus, não caminhamos em Sua santa vontade, em Seu santo querer. Vivemos uma vida de “Deus tanto faz, tanto fez”; não queremos ser amigos de Deus. Vivemos 98% para nós mesmos e, nos 2% que nos sobram (e ainda estou sendo otimista!), procuramos fazer, mal e parcamente, a vontade de Deus. O correto seria sermos amigos de Deus e vivermos 100% para Ele: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33). O que acontece é que invertemos isso: vivemos a vida buscando as “demais coisas” e, por último, pensamos na justiça, no querer, no Reino, na vontade de Deus. A oração do Pai-Nosso é clara: “Seja feita a tua vontade” (Mt 6,10).
Seja experimentado em Deus
Devemos aprender a lidar com Deus e com a Sua graça — sim, isso mesmo, isso é um aprendizado. Devemos ser experimentados em Deus, em Seu agir, em Sua graça. Quem busca estar 100% em Deus, quem busca o Seu Reino e a Sua justiça, vive com o seguinte pensamento: “Em tudo, dai graças” (1Ts 5,18). Tudo o que acontecer será motivo de louvar e dar graças a Deus. Quem está numa relação de intimidade com Deus é capaz de colocá-Lo à frente da vida, permitindo que o Senhor abra os caminhos, em vez de deixá-Lo atrás.
Deus é capaz de fazer tudo, tudo em sua vida, transformar água em vinho (cf. Jo 2,9) em quaisquer áreas da sua existência. Mas o que Deus pede em primeiro lugar é que O coloquemos no centro, e não nossos planos e nossa vontade. Se você fizer isso, terá entendido o que é ser um bom cristão.
A partir dessa consciência e dessa tomada de decisão — de que Deus é o centro de tudo na sua vida — vai-se vivendo uma vida de relação com Ele. Ao colocar Deus no centro de sua existência, você vai fazendo a sua parte: vivendo, trabalhando, comprando, vendendo, casando; enfim, tudo o que diz respeito à vida humana.
Quer dizer que, se eu viver 100% em Deus e procurar fazer a Sua vontade, estarei livre de problemas e infortúnios? Absolutamente que não. Não seremos invencíveis; só Deus é absoluto. Teremos dores, sofrimentos, tribulações — provocadas pelo mundo, pelo demônio (com a permissão de Deus) e por nós mesmos, pois não somos perfeitos. A vida continuará sendo um vale de lágrimas. Mas uma coisa posso afirmar categoricamente: serão dores em meio ao consolo de Deus. Viveremos com a certeza, como mostram as passagens de Marcos 4,35-41, Mateus 8,23-26 e Lucas 8,22-25, de que Jesus está na barca de nossa vida e, por mais fortes e terríveis que sejam as tempestades, Ele tem o poder de acalmá-las. Teremos a certeza de que o barco da nossa vida não irá afundar, porque Jesus é quem o guia.
A Graça de Deus
Então, o que é a graça de Deus? É todo o mover de Deus a nosso favor, que é insondável para o homem e que Ele faz por nós, do Seu modo, no Seu tempo, na Sua hora.
Deus atende à nossa oração na medida de nossa urgência, de nossa extrema necessidade? Para responder a isso, preciso dizer uma coisa: Deus não vai desampará-lo, jamais! Deus é Deus e cuida de Seus filhos. Ele não vai deixar faltar o necessário para sua vida, e estou falando também de questões materiais. Insisto mais uma vez: coloque Jesus no centro de sua vida e deixe-O cuidar de todas as áreas. Seremos imbatíveis? Não, mas seremos “mais que vencedores, graças àquele que nos amou” (Rm 8,37).
A Graça segundo o Catecismo
O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1996 afirma:
“A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá, a fim de respondermos ao seu convite: tornar-nos filhos de Deus, filhos adotivos, participantes da natureza divina”.
Além disso, no parágrafo 1999, o Catecismo declara:
“A graça de Cristo é dom gratuito que Deus nos faz da sua vida, infundida pelo Espírito Santo na nossa alma, para curá-la do pecado e santificá-la”.
Deus age, Deus faz, mas no Seu tempo!
Uma coisa é extremamente certa: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (Sl 23). Viva isso, tome posse disso!
Gostou desse artigo? Então assista à pregação abaixo:
Por Thiago Zanetti
Jornalista, copywriter e escritor católico. Graduado em Jornalismo e Mestre em História Social das Relações Políticas, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É autor dos livros Deus é a resposta de nossas vidas (Palavra & Prece, 2012) e O Sagrado: prosas e versos (Flor & Cultura, 2012).
Acesse o Blog: www.thiagozanetti.com.br
Siga-o no Instagram: @thiagozanetti11
Compartilhar:
Voltar para artigos