Nome: São Timóteo e São Tito (Memória)
Data: 26 de Janeiro

Timóteo, de pai pagão e de mãe judeu-cristã chamada Eunice, foi discípulo e colaborador de São Paulo e por ele colocado à frente da comunidade eclesial de Éfeso. Tito, por sua vez, também companheiro de Paulo na atividade missionária, foi colocado na direção da Igreja de Creta. Quando ainda não havia muita distinção entre presbíteros e anciãos da Igreja, ou, então, entre epíscopoi (bispos) e presbiteroi (presbíteros) as três "Cartas pastorais", duas a Timóteo e uma a Tito, atribuídas a Paulo, deixam entrever os primeiros elementos dos ministérios na Igreja. A Primeira Carta a Timóteo fala de epíscopos e diáconos (1Tm 3, 1-13) bem como do bom ministro de Cristo (cf. 1Tm 4, 12-16). Na Segunda Carta, Timóteo é exortado a reavivar o dom de Deus recebido pela imposição das mãos (cf. 2Tm 1, 6). Na Carta a Tito, Paulo escreve: "Eu te deixei em Creta para acabares de organizar o que falta e estabelecer presbíteros em cada cidade, de acordo com as normas dadas por mim" (cf. Tt 1, 5). Aqui parece não haver distinção entre os termos presbíteros e epíscopos (cf. Tt 1, 6-9). Em todo caso, Timóteo e Tito aparecem como ministros que têm uma supervisão (epíscopos significa "supervisor") de várias Igrejas.

A comemoração de Timóteo e Tito leva a Igreja a professar sua fé numa Igreja onde existem ministérios diferentes numa hierarquia com funções diversas: bispos, presbíteros, diáconos e leigos.

O mistério da Igreja celebrado nesta comemoração vem expresso nas Antífonas dos Cânticos Evangélicos das Laudes e Vésperas, presente também na Oração coleta:

Antífona das Laudes: Proclama em todo o tempo a palavra do Senhor; persuade, repreende e exorta com coragem, com saber e paciência!

Antífona das Vésperas: Na justiça e piedade vivamos, aguardando a bendita esperança e a vinda do Cristo Senhor!

Eis a Oração coleta: Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos Apóstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria.

Todos os cristãos batizados são exortados a viverem uma vida cristã autêntica na justiça e na piedade e a exercerem o apostolado, proclamando a Palavra do Senhor, cada qual conforme o dom recebido de Deus.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Timóteo e São Tito, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.