01 Seg
Jan
02 Ter
Jan
03 Qua
Jan
04 Qui
Jan
05 Sex
Jan
06 Sáb
Jan
07 Dom
Jan
08 Seg
Jan
09 Ter
Jan
10 Qua
Jan
11 Qui
Jan
12 Sex
Jan
13 Sáb
Jan
14 Dom
Jan
15 Seg
Jan
16 Ter
Jan
17 Qua
Jan
18 Qui
Jan
19 Sex
Jan
20 Sáb
Jan
21 Dom
Jan
22 Seg
Jan
23 Ter
Jan
24 Qua
Jan
25 Qui
Jan
26 Sex
Jan
27 Sáb
Jan
28 Dom
Jan
29 Seg
Jan
30 Ter
Jan
31 Qua
Jan
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São João Bosco Dia 31 de Janeiro (Memória)
Local: Turim, Itália
Data: 31 de Janeiro † 1888

É conhecido popularmente por Dom Bosco. É um dos santos que mais atraem a simpatia de todas as classes de pessoas, mas especialmente os jovens. Nasceu em Castelnuovo d Asti - hoje Castelnuovo Dom Bosco - a 16 de agosto de 1815. Sua mãe, Margarida Occhiena, deu-lhe sólida educação humana e cristã. Desde pequeno liderava um grupo de colegas, pois era dotado de muita inteligência, memória, vontade e agilidade física nos jogos. Organizava as brincadeiras, mas quando tocava o sino levava a turma à igreja. Foi ordenado sacerdote em 1841, em Turim. Começou a trabalhar junto com são José Cafasso.

Desde logo sua paixão foi a educação dos jovens, de modo especial os pobres e abandonados. Recolheu um grupo para brincar, rezar e alimentar. No começo não tinham onde se instalar. Depois abrigaram-se sob Pinardi, primeira célula do Oratório. Deu-lhe o nome de Oratório de são Francisco de Sales. Teve muitas dificuldades materiais e vários opositores no começo de sua obra. Sua mãe o ajudou muito. Sua pedagogia, baseada na alegria e no amor, conforme as palavras de são Paulo: "A caridade é benigna e paciente, tudo espera, tudo suporta." tornou-se universal. É a prática do método preventivo.

Dom Bosco assegurou a continuidade da sua obra com a fundação de duas Congregações religiosas: os padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora. Foi escritor fecundo. Fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa católica. Exerceu ação de intermediário entre a Santa Sé e o governo italiano.

Santo sorridente e amável, sempre o mesmo entre os pobres ou entre reis e ministros. Era amigo dos protestantes e dos judeus, e escrevia: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas". Morreu no dia 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São João Bosco, rogai por nós!

Oração a São João Bosco

Ó São João Bosco, amigo das almas, eu vos recomendo a salvação de minha alma. Vós que tivestes sempre uma palpitação de caridade para todas as necessidades humanas, alcançai-me de Deus, vô-lo peço a graça (pedido) que ardentemente desejo.
Alcançai de Deus para mim e para todos os meus caros a paz de espírito, a conformidade à vontade divina e a perseverança no bem.
Amém

Ver mais orações






Compartilhar: