Todos os santos

Nome: São Vicente Dia 22 de Janeiro (Memória Facultativa)
Local: Valência, Espanha
Data: 22 de Janeiro † 304

Vicente, com Estêvão e Lourenço, é um dos três clássicos diáconos dos primeiros séculos da Igreja. Natural de Saragoça, na Espanha, sofreu o martírio junto com seu bispo Valério, em Valença, pelo ano de 304, durante a perseguição de Diocleciano.

Curioso é que os três diáconos têm nomes que significam "vitória" ou o prêmio pela vitória. Estevão significa coroa. Lourenço também tem a ver com a coroa de louros e Vicente, como diz o nome, é aquele que vence. Compreende-se então por que as paixões desses mártires são rodeadas de muitos tormentos e torturas de toda sorte. Realça-se assim a vitória contra os perseguidores, motivo da recompensa. Por isso, é também muito difícil distinguir o que existe de histórico e de lendário nas paixões desses mártires.

Conta-se que Vicente estava a serviço do seu bispo Valério para pregar em seu lugar pelo fato de ele não conseguir mais falar. A Oração coleta realça o intenso amor que levou o diácono São Vicente a vencer os tormentos do martírio.

Realmente, é o amor que leva os cristãos a testemunharem o Cristo até a morte. O grande amor de Vicente manifesta-se no duplo aspecto do seu serviço como diácono e o serviço à Palavra. Anunciando a Palavra ele serve ao Reino e por causa desta Palavra dá o testemunho até a morte.

Na comemoração dos santos diáconos a Igreja comemora o próprio mistério da Igreja toda ela diaconal, toda ela chamada à diaconia, isto é, ao serviço como Cristo que veio não para ser servido, mas para servir. Leva também os fiéis a vivenciar o ministério diaconal da Igreja. Leva-nos a compreender e valorizar a presença dos diáconos permanentes nas Igrejas particulares, ou seja, nas dioceses que se expressam, sobretudo, nas paróquias. Os diáconos estão a serviço da ação da caridade de toda a Igreja, a serviço da Palavra de Deus e a serviço do altar na hora do culto. Eles constituem sacramentos vivos do Cristo, servidor primeiro de toda a humanidade e da Igreja chamada a ser toda ela diaconal, servidora.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Vicente, rogai por nós!