01 Qui
Jan
02 Sex
Jan
03 Sáb
Jan
04 Dom
Jan
05 Seg
Jan
06 Ter
Jan
07 Qua
Jan
08 Qui
Jan
09 Sex
Jan
10 Sáb
Jan
11 Dom
Jan
12 Seg
Jan
13 Ter
Jan
14 Qua
Jan
15 Qui
Jan
16 Sex
Jan
17 Sáb
Jan
18 Dom
Jan
19 Seg
Jan
20 Ter
Jan
21 Qua
Jan
22 Qui
Jan
23 Sex
Jan
24 Sáb
Jan
25 Dom
Jan
26 Seg
Jan
27 Ter
Jan
28 Qua
Jan
29 Qui
Jan
30 Sex
Jan
31 Sáb
Jan
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Francisco de Sales Dia 24 de Janeiro (Memória)
Local: Lyon, França
Data: 24 de Janeiro † 1622

Com São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales foi um grande promotor da renovação da Igreja proposta pelo Concílio de Trento.

Nasceu na Saboia em 1567 e morreu em Lião, no dia 28 de dezembro de 1622. Com ótima formação, ainda jovem, foi eleito bispo de Genebra, centro da presença e atuação dos calvinistas, protestantes reformados.

Com sua sabedoria pastoral e doçura soube atrair para a Igreja muitos calvinistas. Além do ministério pastoral fecundo, Francisco de Sales dedicou-se também à animação da espiritualidade, não só dos religiosos e das religiosas, mas de todos os fiéis cristãos leigos em qualquer estado de vida e toda e qualquer profissão. Escreveu dois livros de espiritualidade que se tornaram célebres. Entre eles ainda hoje são reeditados a Introdução à Vida devota (Filoteia) (Leia on-line em nosso site. Clique aqui!), mostrando que a vida devota ou a espiritualidade é para todos sem qualquer distinção, e o Tratado do Amor de Deus, em que insiste na necessidade de se fundamentar a vida cristã sobre o amor de Deus e do próximo.

Em tempos de fraca vivência litúrgica, São Francisco de Sales é certamente tributário da "devotio moderna", uma espiritualidade bastante individual e um tanto intimista. Mas teve o mérito de levar a espiritualidade cristã a todas as classes sociais e a todos os estados de vida. Todos são chamados à santidade. Com Santa Joana Frémiot de Chantal, fundou a Congregação da Visitação. Os dois formavam um desses pares espirituais de fecundidade para o Reino, repetidos muitas vezes na história da Igreja. O masculino e o feminino irmanados na mesma fé e nos mesmos ideais de santidade.

São Francisco de Sales distinguiu-se por sua mansidão. Ficou célebre sua afirmação pastoral: "Mais abelhas se apanham com uma gota de mel do que com um barril de vinagre". Os textos das orações realçam justamente estes aspectos: sua pregação, fazendo-se tudo para todos, a mansidão do amor no serviço aos irmãos, a força do testemunho de vida. Enfim, o que distinguia São Francisco de Sales foi a mansidão e a caridade. Eis a Oração coleta: Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Oração de São Francisco de Sales

Senhor Jesus, em oração uma vez Vos pedi e pedirei sempre que faça eu a Vossa amorosa vontade todos os dias da minha miserável e frágil vida. Nas Vossas mãos, bom Deus, entrego o meu espírito, o meu coração, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Concedei, porém, que com tudo Vos sirva, Vos ame, Vos agrade e sempre Vos louve. Amém.

Ver mais orações






Compartilhar: