Nome: Santa Ângela Mérici (Memória Facultativa)
Local: Bréscia, Itália
Data: 27 de Janeiro † 1540

Sua vida realmente testemunhou estes dois aspectos do Evangelho: o amor exclusivo dedicado ao divino Esposo e a ação educadora.

Ela nasceu por volta do ano de 1470, em Desenzano de Garde, no Vêneto, norte da Itália, e morreu em Bréscia, no ano de 1540. Pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Ângela fundou o Instituto das Ursulinas para a assistência espiritual e material das meninas órfãs e pobres, vendo nelas a presença viva de Cristo. Criou um método pedagógico profundamente animado de solicitude maternal. Com sua experiência é precursora das instituições que hoje encontraram expressão nos institutos seculares e na participação dos leigos na missão da Igreja.

São muitas as Congregações Religiosas que também hoje se dedicam à educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas, bem como de jovens ameaçados na sociedade. Pensemos em Dom Bosco, com os Salesianos, pensemos aqui no Brasil na Congregação das Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, dedicada à educação das crianças desvalidas.

O cuidado pela educação exercido por esses grupos com carisma especial deve ser preocupação de toda a Igreja e de cada cristão e cristã. O carinho de Cristo pelas crianças, sobretudo as mais pobres e abandonadas, nunca se pode extinguir. Santa Ângela dedicou todas as suas energias e todo o seu amor à causa das crianças e jovens necessitados de acolhida e cuidado.

A Igreja, em sua oração, pede que a santa Virgem Ângela nos recomende a Deus em seu amor de Pai, para que, seguindo seus exemplos de caridade e prudência, sejamos fiéis aos ensinamentos de Deus, proclamando-os em nossa vida.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!

Para mais terços, novenas e orações de vários santos, baixe o aplicativo Pocket Terço em seu Android ou iPhone.